}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

sábado, 23 de julho de 2016

Moela com Quiabo









BOM DIA

AQUELE QUE AMANHECE SORRINDO, LEVA O DIA CANTANDO























Olá Pessoal!
Espero que tenham todos um final de semana maravilhoso.
E então vamos mudar um pouquinho o tal frango com quiabo para moela com quiabo ?
Fica tão gostosa quanto a do frango.
Moela podemos fazer de várias maneiras e esta é uma delas.
Faça e você vai se surpreender.
É um pouco estranho sim esta preparação, mas garanto que fica muito gostosa. Lógico para as pessoas que gostam de moela e de quiabo, dois ingredientes não muito apreciados pela grande maioria.
Não é nada complicada e vamos fazê-la na panela de pressão para maior rapidez pois a moela costuma demorar um pouco para ficar macia e como estou com um pouquinho de pressa, não farei como de costume numa panela comum, mas se você quiser poderá fazer sem problema nenhum.
                                   



 





DICAS


Faça o processo ensinado na moela para limpá-la. (esta na receita aqui no Blog em MOELA REFOGADA).

A cenoura é raspada sua casca depois de bem lavada e cortada em cubos mais ou menos grandes.
A cebola assim como os dentes de alho, são descascados e picados em pedaços grandes.
Os tomates são cortados ao meio depois de bem lavados, tirado as suas sementes e cortados também em cubos grandes.
Prepare o quiabo como foi ensinado no outro post e não se esquecendo de limpar com papel toalha a faca toda vez que cortar um quiabo em rodelas. Evita que se forme muita baba na preparação, assim como não se deve mexer muito no momento em que já esta na panela.


A receitinha segue abaixo e é bem facinha.
O legal é que o quiabo não fica com aquela baba toda que tanta gente detesta e por isso deixa de come-lo. Faça e verifique você mesma.






MODO DE PREPARAR:




Tudo separadinho, já podemos levar a panela de pressão ao fogo com o óleo, e as moelas.
Deixe que tudo frite bem, revirando-as por várias vezes com a colher para que fiquem por igual. 
Após já terem perdido a cor avermelhada já vá acrescentando, a cebola, o alho, e os cubos de cenoura. Misture tudo muito bem, deixando mais um pouco no fogo até que a cebola murche bem.



Na verdade elas vão mudando de cor por causa do cozimento e não por fritarem porque soltarão bastante líquido caso tenham sido descongeladas como as minhas.


A seguir acrescente os cubos de tomate,


os cubos de caldo de carne esfarelados,



O orégano e a salsinha



Misture tudo muito bem e deixe ai mais uns cinco minutinhos.



Logo após acrescente a água que neste meu caso foram apenas 1 litro 



No caso de sua moela não estar com tanto líquido assim (já quase cobrindo as moelas) no começo da preparação então coloque mais uns 400 ml . (1 litro e 400 ml no total). Mas só se ela não estiver com todo esse líquido antes de colocar a água da receita, porque se acrescentar a mais sem necessidade ficará no final da preparação com excesso de molhinho.



Misture tudo e feche a panela de pressão.



Pode deixar no fogo alto por mais ou menos  30' após começar a chiar o pino da tampa.

Enquanto isso vá preparando o quiabo. 
Reserve.
Passado o tempo de cozimento das moelas, retire a panela de pressão do fogo, leve com cuidado para baixo da água corrente da torneira da pia e vá aos poucos levantando o pino até que não saia mais chiado, nenhum tipo de vapor. Então com certeza você poderá abrir a panela sem perigo. 
Leve-a aberta ao fogo novamente e junte o quiabo já todo fatiado.



 Após misturar delicadamente somente por uma vez, (não misture mais para evitar a baba) , deixe que cozinhe toda essa preparação mais ou menos 15'. 
Ficará tudo muito macio.



Apague o fogo e passe essa preparação para uma travessa que levará à mesa.



Verifique como esta sem a baba







Sirva com um arroz branco



E um suco de laranja








Você que gosta de moela e de quiabo, não perca esse refogadinho por nada porque fica muiiito bom realmente.













segunda-feira, 18 de julho de 2016

Sopa de Legumes, Tubérculo e Couve









                                                       BOA TARDE!
















Olá Pessoal!
O friozinho voltou ? Então vamos de sopa ?
Nossa! Realmente não estamos acostumados a esse friozinho que esta fazendo nestes dois últimos dias. A quem adore e a quem deteste.
Mas enfim não mandamos no tempo e o que podemos fazer para amenizá-lo em nossa casa é nos aquecermos com roupas mais quentinhas, quando não embaixo dos cobertores, e tomarmos líquidos e comidinhas mais quentes. Coisinhas que nos aqueçam interiormente, como neste caso, uma deliciosa sopinha. Caí bem não é mesmo?
Eu aproveitei que havia feito uma sopinha para o meu netinho Benício, de quase seis meses, porque completará dia vinte deste mês. Lindo e fofo! 
Ontem, domingo, quando recebemos a visita dele, de minhas duas filhas e genro, como 
sempre fiz uma panela grande de sopa e separei metade desta para bater no liquidificador para o Benício e a outra metade eu resolvi reservá-la para depois no dia seguinte, no caso hoje, saboreá-la mais meu marido, pois já sabíamos que estaria muito frio e gostamos muito de sopa nesses dias. Neste caso hoje a comemos no almoço, nem sobrou para a janta de tão boa que ficou. Foi uma preparação bem rápida pois a sopa já estava praticamente pronta. Aliás, estava pronta, mas eu resolvi incrementá-la um pouco mais acrescentando a ela macarrão, couve, um temperinho a mais que Benícinho ou qualquer bebe não poderia ter em sua sopinha que é o cubo de galinha.
Gente! Ficou perfeita! Uma delícia.
Vá para a cozinha e faça agora mesmo para servi-la daqui a pouquinho, à noite, para sua família ou para você mesma, porque apesar de você não tê-la adiantada como eu já há tinha, ela é super fácil e rápida de ser feita.
Você poderá fazer a primeira parte dela, levando assim menos tempo, na panela de pressão, como eu já a havia feito anteriormente.
Vamos então à receitinha para não perdermos mais tempo?













MODO DE PREPARAR:



Caso você não tenha a parte da sopa anterior pronta, basta fazê-la colocando numa panela de pressão ou em uma panela comum, pedaços de frango (4 sobre-coxas) e fritá-los em pouco de óleo, acrescentar 1 cebola pequena picadona, 1 cenoura pequena ralada e cortada em pedaços grandes, 1 abobrinha pequenina cortada em pedaços grandes, 2 a 3 mandioquinhas pequeninas raladas e cortadas em pedaços grandes, 3 dentes de alho pequenos e umas 3 batatas médias descascadas e cortadas em pedaços grandes e pouco de sal. Cubra tudo com água deixando que fiquem submersos todos os ingredientes. ( mais ou menos uns cinco dedos de água para cima). O suficiente que de para cozinhar tudo. Se panela de pressão não esqueça de quando desligar o fogo aguardar até que o pino da panela não saia mais o vapor da mesma. Não tente abri-la antes disso pois poderá explodir. A um truque que você poderá usar que é colocando-a assim que desligar embaixo da torneira com água corrente e ir puxando o pininho para o vapor ir saindo, e assim que não tiver mais vapor, então poderá abri-la sem perigo. Daqui para frente é só acrescentar os demais ingredientes da receita, neste caso pouco mais de água quente, o cubo de caldo mas verificando antes como esta o sal de sua sopa, as vezes será só necessário meio cubo, e assim que ferver acrescente o macarrão, quando quase cozido junte a couve deixando apenas um pouco mais para que ela não fiquem tão cozida e sim pouco mais crocante e o macarrão chegue no ponto de cozimento. Sirva a seguir.
No caso de já estar com a sopa anterior pronta como eu tinha a minha, siga abaixo a receita.
Após separar os ingredientes, leve uma panela ao fogo com a água, 


o cubo de caldo de galinha e deixe ferver. 




Assim que levantou fervura junte a ela o macarrão tipo parafuso





e quando verificar que já esta al dente (cozido porém com uma certa rigidez), 


junte a couve 


misturando bem. 


A seguir a sopa que já esta praticamente pronta, 


e mais uma vez misture tudo delicadamente.



Deixe que tudo ferva.


Neste momento o macarrão chegará ao ponto certo e tudo o mais estará bem quentinho.



Assim que ferver, retire e coloque numa travessa funda 



que levará à mesa para ser servida.







Sirva sempre bem quentinha e se desejar com umas fatias de pão. Engorda sim, mas ficará ainda mais deliciosa para quem gosta de comer umas fatias de pão juntamente com uma sopa bem quente. Só não exagere!











Espero que tenham apreciado essa nossa sopa e que a façam para aquecerem ainda mais a vossa noite.

















Assinado


.

.