Uma tarde maravilhosa para todos vocês. Que ela tenha o brilho do sol e a tranquilidade da lua.
![]() |
CULINÁRIA |
REFOGADINHO DE REPOLHO COM SALSICHA
Olá pessoal!
Sabe aqueles dias onde você já esta com as compras praticamente acabando, e quando chega perto da geladeira já esta pensando no que irá preparar hoje ? Foi assim...
Abri a geladeira é lá estava ele...o repolho
Filho único. Nada de legumes, nem mais vegetais, etc. Era somente ele.
Aquele pobre coitado, odiado por muitos,
mas, amado por tão poucos.
Não! Não torça o seu nariz, essa será a preparação de hoje, e se você soubesse quantos benefícios ele nos trás com certeza pensaria duas vezes.
A unica restrição é para quem tem hipertiroidismo, que gosta e consome repolho demais. Dê uma maneirada e prefira esse alimento cozido já que ele pode impedir a absorção do iodo pela tireoide. O ideal é conversar com sua nutricionista.
DICA:
Para quem não aprecia muito seu sabor exótico, acrescente a ele algo que disfarce pelo menos um pouco esse sabor e engane o seu paladar, para não deixar de consumi-lo. Aqui eu utilizei as salsichas.
O repolho poderá ser cozido antes sem nada, mas eu prefiro uma preparação mais rápida cozinhando-o juntamente com os demais ingredientes, para que fique mais saboroso, e não vá embora suas propriedades nutritivas.
Deve ser cortado dependendo do seu tamanho em 4 partes para facilitar depois seu corte em tirinhas finas.Outra maneira é tirando suas folhas e colocando-as uma sobre as outras, enrolar e cortar da mesma forma, tirinhas fininhas. Ou ainda se tiver receio de se cortar ou não conseguir fazer dessas duas formas, utilize o aparelhinho cortador de legumes, ou mesmo o cortador de repolho que é igual ao de legumes porém em tamanho maior, e apos cortar o repolho no meio vá raspando sobre ele na parte onde fez o corte.
Se quiser ainda, poderá, caso tenha um processador, colocar pedaços de repolho no lugar indicado, ligar o aparelho e deixar que ele o corte.
Tudo dependerá da forma que achar melhor ou estiver acostumada.
Como eu prefiro que fiquem tiras mais ou menos inteiras e pouco mais grossas que os outros processos eu corto com a faca mesmo. Sentirá mais as tiras de repolho. Com os outros processos ficará como se fosse ralado, parecido com aquele temperinho de repolho que se come com pastel e que vocês com certeza já viram por ai a fora nas pastelarias e feiras livres.
Depois lave bem e deixe um pouco de molho na solução a base de cloro, não em vinagre porque este não é suficiente para matar os microorganismos. Poderá ser o hipoclorito de sódio que você encontra em farmácias, postos de saúde e supermercados. O ideal que deixe uns 15 minutos.
As salsichas podem ser cortadas em rodelas mais grossas, mas dessa forma mais fininhas dará mais delicadeza na preparação e no visual, e quem deverá se sobressair é o sabor do repolho e não o da salsicha. Ela entra aqui apenas para disfarçar como já disse o sabor dele.
Ela também poderá ser feita da mesma forma que o repolho. Ou você as cozinha primeiro inteira e depois corta as rodelinhas, ou faça como eu, colocando-as junto ainda cruas na preparação, para serem cozidas juntamente com todos os ingredientes.
Pode-se usar manteiga ou margarina. Utilize a que tiver em casa.
Aqui não foi utilizado óleo, porque a manteiga já esta no lugar dele. Não é necessário mais do que essa quantidade. Poderá inclusive ser um pouco menos mas fica a seu gosto.
Não utilizei sal, somente o cubo de caldo de galinha, e as salsichas já foram suficientes para ficar no ponto certo. Se provar e achar necessário corrija com o minimo de sal.
INGREDIENTES
300 gr. de repolho cru (ou 3 xícaras de chá)
200 gr. de salsichas cortadas em rodelas fininhas
(ou 3 salsichas)
1 cebola pequena picada ou ralada
2 dentes de alho picado ou espremido
1 tomate picadinho sem as sementes
1 cubinho de caldo galinha (ou cubinho de caldo de legumes)
pouco de orégano
pouco de salsinha
1 colher de sopa de manteiga ou margarina.
água para cobrir o repolho e os demais ingredientes.
MODO DE PREPARAR:
Após o repolho ter ficado de molho na solução, jogue fora essa água e lave-o novamente em água corrente. Coloque-o numa panela com água suficiente para quase cobri-lo, e já leve ao fogo.
A seguir acrescente as salsichas cruas e em rodelas.
Misture bem.

Deixe que continue fervendo para que esse liquido
reduza bem.
Com o líquido já reduzido, apague o fogo
Sirva a seguir

Obs: Na preparação deste prato também não coloquei sal, apenas o cubo de caldo de galinha como já havia dito anteriormente.
Uma dica: Faça e prove! Você vai gostar.
Logo estarei passando para vocês toda a importância do repolho em nossa alimentação.
Beijos no
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.