}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Feijão Paulista








                                                                                 BOM DIA!!!
A TODOS UM EXCELENTE DIA


















Olá Pessoal!
Quem é que não gosta de comer um feijão bem fresquinho, temperadinho e com um sabor diferente?
Eu sou fã de saborearmos nosso feijão sempre com uma novidade para diferencia-lo e não acabar por ter sempre o mesmo sabor. 
Hoje resolvi fazer o meu com uma carne chamada Miolo de Acém e Abobora Paulista, e por isso dei o nome a esse prato de Feijão Paulista.
Simples, mas ficou muito bom.
Nada de tão especial que seja preciso dar dicas, a não ser a de sempre sobre o feijão 
Vamos então à receita?








O feijão você pode até escolher o que mais gosta porém eu fiz o meu com o que uso mais em casa, que é o feijão conhecido como carioca ou carioquinha.
Muitas pessoas gostam de colocar o feijão um dia antes de cozinhá-lo de molho em um recipiente com água, após tê-lo escolhido (retirada de algum torrãozinho de terra, ou rebo como alguns conhecem, etc que hoje em dia já é bem mais difícil de ser encontrado) e lavado em água corrente, para que com esse processo venha a ficar mais macio e seu cozimento feito em menos tempo. 
Geralmente as panelas de pressão já tem uma marquinha por dentro (nível) que é onde deve chegar o que se vai cozinhar, neste caso o feijão mais o líquido (água). Ou tente dividir sua panela ao olhar para ela em 3 partes iguais, sendo que 2 partes irão no caso seu feijão e sua água, e aquela 1 parte que sobra até em cima é a parte livre necessária para quando o alimento estiver cozinhando e essa ebulição , não seja um obstáculo no caminho que leva esse vapor até a válvula impedindo que ele saia.
Aproveito o tempo que espero o restante do cozimento do feijão após desligar a chama, para cozinhar outras coisas que irão completar o prato do dia, ou pendurar uma roupa, ou qualquer outra coisa que precise resolver pelo momento, ou mesmo para descansar um pouco dependendo da hora em que estou cozinhando esse feijão. O importante é que você dê esse tempo naturalmente.
Dependendo da chama de seu queimador, ou até do modelo de seu fogão poderá cozinhar até por menos tempo, uns 10 minutinhos somente já serão suficientes , assim como quando forem  colocados de molho no dia anterior.
Este processo do descanso para o restante do cozimento do feijão, é uma maneira de você economizar principalmente o gás de seu botijão de cozinha. (o gás de botijão de cozinha já tinha seu aumento garantido e considerável uma vez por mês quando postada esta receita no ano de 2017, e hoje passando para atualizar o Blog, ano de 2021, por conta de uma terrível pandemia mundial que ainda estamos sofrendo e já completando 1 ano, esse mesmo gás hoje tem aumentado ainda mais que o dobro e com aumento de até duas vezes em um mesmo mês.)Só abra a panela quando, ao tocar o pino, este não esteja mais soltando a pressão. 
Sempre utilize para levantar o pino da panela algum utensilio de cozinha, e o ideal é que seja uma colher pois ela sustenta super bem o levantamento desse pino facilitando que você perceba se ainda há algum sinal de vapor ou chiado e te dando mais segurança na hora de abrir essa panela que deverá sempre ser aberta quando não há mais esse sinal para evitar desperdício de alimentos que poderão ser lançados fora dela, ou pior, você acabar se queimando com o líquido lançado e neste caso os bagos de feijão também.
O feijão cozido dessa maneira , após apagada a chama, continuará com o seu cozimento dentro dessa panela por algum tempo ainda. Ficará cozido sem problemas. 
Se você bobear no tempo do cozimento anterior, poderá ficar nesse espaço de tempo em repouso até se desfazendo, e acabar por virar quando for temperá-lo quase que num ponto de purê. Há quem goste do feijão dessa fôrma sem os seus bagos inteiros, que costumam inclusive amassa-los com o socador de feijão ainda dentro da panelinha que o esta temperando. Ficará um caldo bem grosso.
Mas você poderá fazê-lo também como esta acostumada, deixando cozinhar por um pouco mais de tempo e após desligar a chama, colocar a panela pouco depois embaixo da água corrente  da torneira mexendo juntamente no pino da panela como mencionado acima para que saia toda a pressão e só depois também abri-la. Faça somente dessa maneira se você já tem alguma experiência na cozinha, caso você seja iniciante na aventura de cozinhar procure fazê-lo com todo cuidado possível, e só abra se você tiver absoluta certeza de que realmente não há mais excesso de vapor.
O ideal é sempre esperar que a pressão saia naturalmente por isso a dica é  cozinhar  todas as vezes na panela de pressão sem pressa do alimento que se necessita para que você depois tenha esse tempinho de espera e com isso evitar acidentes bem feios com esses tipos de quebra-galho.
Outra dica é ter sempre feijão cozido congelado porque assim também terá tempo de cozer mais sem pressa, com mais tranquilidade. Tipo quando se diz "deixar adiantado". 
Pequenas porções de feijão congelado adianta muito a vida de uma dona de casa, até mesmo para aquela horinha que bate uma preguicinha para esperar o processo de todo seu preparo, mas principalmente se chegar uma visita inesperada porque aquela historia de "mais água no feijão" não é verdade pois com certeza seu feijão não ficará tão saboroso. Deixe congelado sem tempero, assim não ficará tão acentuado. Se tiver com tempinho deixe descongelar naturalmente ou se tiver micro ondas, leve-o ao micro. 
Daqui para frente tudo é muito mais rápido para se fazer qualquer tipo de feijão ou mesmo pratos que entre esse legume, porque o feijão é um legume. Você sabia? Mas isso é um papo para outro dia.
 Divirta-se!














O feijão como digo não o deixo de molho, faço na hora todo esse processo da limpeza, tirando qualquer coisinha inconveniente, a seguir a lavagem em água corrente e já vai para dentro da panela para ser cozido só com água suficiente para o seu cozimento. (na minha panela mais ou menos 3 dedos acima dos bagos de feijão de água ).
Tampo a panela de pressão e assim que estiver bem fechada, sobre a chama do queimador maior, deixo até que levante fervura e o pino de pressão (neste caso panela de pressão comum) comece a se movimentar rapidamente e dizemos a "chiar" (a sair vapor e fazer o tradicional barulhinho quando o processo é o antigo )abaixo a chama e já vou marcando somente a partir desse momento num relógio ou no timer do fogão (um marcador de tempo nos fogões atuais)  uns 15 min (minutos). Desligo a chama e deixo a panela no mesmo lugar e ainda tampada. Não faço mais nada por esse momento com ela.
Observe que após desligar a chama não abri mais a panela e tão somente abrirei esta panela de pressão após verificar que ao tocar seu pino(sempre com a ajuda de algum utensilio, ideal uma colher para  facilitar você levantar esse pino) ele não mais solte o vapor ou faça o chiado como quando estava cozinhando sobre a chama. Isso acontecerá após alguns minutos quando essa pressão toda dentro da panela já não estará tão concentrada dentro dela.
A Cebola, o Alho, o Pimentão, eu piquei em pedaços grandes, mas você poderá picá-los pequeninos caso não goste de senti-los na finalização.
A Carne corte em pedaços mais para grandes porque assim aparecerão depois de cozidos.
A Abobora descasquei-a com o descascador de legumes (muito mais pratico), cortei-a ao meio, retirei as sementes raspando-as com uma colher, e depois essas metades corte-as no meio, e por fim em pedaços grandes. Se quiser e gostar, corte cada pedaço deles na metade somente.


Os Tabletes de Caldo de Carne esfarele-os entre os dedos , ou se utilize do pó ou dos mais macios e saudáveis,(menos sódio) ou os líquidos. 






MODO DE PREPARAR:

Numa panela à parte que deve estar no fogo, acrescente um fio de óleo e a cebola picada em pedaços grandes, deixando que murche um pouco.



 A seguir junte o alho picado também em pedaços grandes, e deixe que frite, porém, ainda mantendo a sua cor clara.


Logo depois acrescente a tirinha de pimentão 



e o tomate picado em pedaços maiores, assim como a cebola, e sem as sementes.



Deixe murchar tudo nesse refogadinho e junte os pedaços de carne. (não a corte em pedaços pequenos porque irão ficar bem menores quando já cozidos).



Vá revirando-a dentro da panela vez ou outra para que possa dar uma seladinha por todos os lados. (mudará de cor). 



Quando estiverem todos os pedaços já igualados em sua cor, (devem perder toda aquela cor avermelhada). 




Agora é a vez de acrescentar os pedaços da Abobora Paulista,



misturar bem todos os ingredientes,



e logo a seguir coloque a Água (na medida de pelo menos 3 ou 4 dedos acima de todos os ingredientes), 



os cubos de Caldo de Picanha já amassadinho se não tiver o em pó



Tempere com Orégano e a Salsinha picadinhos 



e os bagos de Feijão já lavados e ainda cru. (obs: não os deixei de molho)



Misture tudo muito bem e tampe a panela de pressão. 
Assim que o pino da panela começar a chiar deixe cozinhar por uns 20 minutos. Desligue deixando ai reservado e ainda com a panela tampada. Acabara desse modo ficando mais macio porque estará terminando sua faze de cozimento. 
Obs: É bom lembrar que nunca se deve abrir a panela sem antes verificar o pino. Quando toca-lo não mais deverá fazer o chiadinho, o vapor deverá ter cessado.  Sinal de que você já poderá abrir a tampa sem medo porque já saiu toda a pressão.



Caso tenha pressa porque tem de servi-lo logo, assim que desligar a panela, cuidadosamente leve-a até embaixo da torneira da pia e deixe que corra sobre ela e o pino bastante água corrente, enquanto pouco a pouco você deverá ir tocando  no pino para verificar se já saiu toda a pressão (ele não mais fará barulho algum). Só então abra-a e com ajuda de uma colher prove se esta bom de tempero, principalmente de sal (foram só os cubos mas se necessário acrescente para corrigir no final pouco de sal), e se os bagos e a carne estão macios. (obs: Se resolver não dar o tempo de descanso do feijão com a panela tampada depois de ter desligado a chama do fogão, então deixe que cozinhe um pouco mais e depois faça o processo da água corrente.)

Prontinho!



Agora é só servi-lo com arroz branco e se desejar um refogadinho de abobrinha ou chuchu, não esquecendo do suco de laranja natural pouco antes de sua refeição ou pouco depois. ( o ideal é sempre um copo de suco ) 








E ai ? O que você esta esperando para fazer esse delicioso Feijão Paulista.



















Assinado


.

.