}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Espinafre Refogado








BOM DIA























Olá Pessoal!
Hoje vamos fazer uma verdura que escutamos muito quando eramos pequenos, porque era só falar em espinafre e logo nos lembrávamos do desenho do marinheiro Popeye que ficava forte quando comia seu espinafre em lata pelo seu cachimbo e que amava a Olivia Palito. Quem não se lembra disso ? As pessoas de minha idade com certeza se lembram muito bem. rs. Hoje não sei se ainda existe esse desenho nos outros canais porque nunca mais o vi. 
Vamos fazer um refogado de espinafre, uma verdura que muitas pessoas não a coloca em seu cardápio semanal, por não gostar.
Geralmente as mães fazem muito para seus filhos quando começam a comer as papinhas por incentivo médico, mas elas mesmas não o fazem para elas comerem.
O espinafre não é uma folha verde que só se refoga, mas também é colocado em sopas, em massas tipo para tortas, recheios, massas de macarrão, e também a quem o coma cru ,etc.
O espinafre almé de conter vários nutrientes, vitamina A e B, ainda contém o ferro essencial para combater uma anemia, a desnutrição, o cansaço, fortalece o sangue, os ossos, os dentes, os músculos, é bom para a visão, aparelho digestivo, e muito, muito mais são os seus benefícios, e entre eles também esta o combate com a hipertensão, hemofilia, pedras nos rins, artrites, diarreia, prisão de ventre, além de aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir as cólicas nos dias de menstruação das mulheradas. 
Tem muito mais benefícios do que possamos imaginar, mas não só nos traz benefícios, porque como tudo que exageramos já se diz que não é bom, ele também é assim. Caso você exagere demais na alimentação introduzindo sempre o espinafre, saiba que ele pode ser tóxico para o nosso organismo. A um componente chamado acido oxálico que em grande quantidade no nosso sangue contribui para a formação de pedras nos rins, além de outros distúrbios, e por isso que recomenda-se pessoas que tem problemas nos rins, ou atrite reumatoide,  não utilizarem tanto o espinafre em sua alimentação.
Outra dica apesar de sabermos que toda verdura cozida devemos aproveitar seu caldo porque é ali que ficam todos os nutrientes, este deve ser eliminado.
Por causa desse acido devemos tomar muito cuidado com a quantidade que vamos ingerir, apesar de não ter muitos estudos a respeito, nem informações, dizem que nós consumimos cerca de 150 mg de acido oxálico por dia, e isso pode aumentar ou diminuir de acordo com nossa alimentação porque há quem diga que existam outros vegetais com esse mesmo ácido. A unica coisa que se sabe nessas pesquisa e na divulgação de alguns sites, uma quantidade preocupante, fatal é cerca de 1500 mg.
Existe muita preocupação a respeito desse acido, e muitos comentários são feitos apavorando as pessoas, mas o que se sabe mesmo é que tudo que é exagerado com certeza faz mal. Mas pelo sim e pelo não, é melhor consumi-lo com moderação.







DICA
Ao comprar o espinafre ele deverá estar com aparência de fresco, com a coloração verde-escura, suas folhas bem consistentes, e sem manchas ou sinal de insetos.
É aconselhável que não deixe sobras de espinafre para ser consumido no dia seguinte, e que o ideal era ser consumido cru, porém muitos não gostam. 
Estarei me aprofundando mais a respeito e logo estarei postando mais informações para vocês, por hora vamos a nossa receitinha.



PRÉ-PREPARO


Retire as folhas do espinafre e lave-as bem. O ideal que as deixe um pouco repousando na solução, depois lava-la bem em agua corrente e ai sim utilizá-las.
Para que vocês conheçam melhor são assim as folhas do espinafre, em tamanhos maiores e menores, mas sempre desse formato.




Enquanto isso já separe os outros ingredientes devidamente picados, sendo os tomates sem as sementes.








modo de preparar







Primeiro após sua higienização vamos cozinhá-lo, apenas deixá-las murchar um pouco.
Leve uma panela ao fogo e coloque a água, uma quantidade suficiente para o tanto que você vai fazer.




Acrescente o cubo de caldo de legumes esfarelado 






e por fim as folhas de espinafre.


Deixe que aferventem um pouco.






Logo após desligue a chama do queimador 



Elas deverão estar somente murchas, não muito cozidas.



Retire as folhas com ajuda de uma escumadeira ou poderá utilizar um escorredor de macarrão, e despreze essa água, pois não deverá ser aproveitada.
Junte ao restante dos ingredientes para fazer o refogado.


Leve uma panela ao fogo e coloque a manteiga deixando que aqueça e derreta.
Logo a seguir acrescente os pedacinhos de bacon 
e deixe que frite revolvendo-os de vez em quando para que fritem por igual.


Deverão ficar bem fritos, e 
assim que estiverem no ponto certo,


junte a cebola picada,







o alho picadinho,




o tomate picado sem as sementes, 



o cubo de caldo de legumes esfarelado para facilitar quando começar a dissolver e não ficar pedacinhos indesejáveis mais tarde ao comer a preparação, como as vezes acontece quando usamos esse tipo de tempero prensado em cubo, porque alguns ainda continuam mais firmes. Se tiver os mais atuais que já têm uma consistência mais macia porém são um pouco mais caros , assim como o que já vem em pozinho, também poderá utiliza-los e esses com certeza não precisarão do processo de esfarela-los antes entre os dedos pois quando utilizados como tempero facilmente se dissolverão no meio da preparação. Agora se você tem acesso fácil ou tem em casa o caldo industrializado já líquido produto que geralmente é encontrado mais na Europa e USA, poderá coloca-lo sem problema algum pois ele é um produto super  pratico para a dona de casa. Pena que por aqui ainda é um produto muito escarço e caro.



Misture tudo muito bem 




e adicione a água que irá apenas dar uma umidade maior ao refogado ficando inclusive um caldinho no fundo.

Por fim acrescente as folhas cozidas de espinafre.



Misture tudo e deixe que fique cozinhando um nesse molhinho, assim o espinafre ficará mais saboroso.


Desligue logo após a chama do queimador e já coloque esse refogado num recipiente que levará à mesa para ser servido com os demais pratos prontos.










Esta prontinho o nosso espinafre refogado.
Muito saboroso e ideal para a nossa alimentação, mas sempre com muita moderação como já disse anteriormente. Não exagere pelo sim ou pelo não.














 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.