}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

domingo, 4 de outubro de 2015

ESCOLHA O SEU CHÁ DE BEBE ou FRALDA, APRENDENDO A DIFERENÇA, E VEJA O QUE É O DIA DA REVELAÇÃO (3ª parte)

                                 BOM DIA


A TODOS VOCÊS MEUS AMIGOS UM DOMINGO MULTIPLICADO EM FELICIDADE


CHÁ DE FRALDAS 

CHÁ DE BEBE





          


 CHÁ DE BEBE 


APRENDA A DIFERENÇA- CHÁ DE BEBE OU CHÁ DE FRALDA

(3ªparte)




Oi pessoal!
Vamos tentar explicar para que não haja mais dúvidas, entre fazer o CHÁ DE BEBE ou o CHÁ DE FRALDAS.


Na verdade este é um encontro organizado geralmente pela irmã, mãe, uma amiga mais próxima, uma cunhada, etc, da gravidinha.
São raras as vezes em que ninguém toma a frente de fazer esse evento, mas quando isso acontece a própria gravida toma a decisão de organizá-lo quando tem condições, ou quando não é tímida, porque além das condições financeiras a timidez também impede muitas coisas como o contato dela com as outras pessoas mesmo que colegas ou amigas.



Mas antes de tudo, você precisa saber algumas coisas a respeito desses Chás, para então resolver o que vai fazer ou qual deles mais se adequada a suas necessidades.
    
         O CHÁ DE BEBE ou CHÁ DE FRALDA 


Surgiu na verdade da necessidade da grande maioria das mulheres grávidas não terem condições de arcar com todas as despejas do enxovalzinho do bebe,






principalmente as gravidinhas           solteiras e as mais jovenzinhas 










Como eu disse anteriormente na primeira parte do nosso tema, o encontro, acredito eu pelo óbvio, começou da seguinte forma...


Quando alguma mulher engravidava e não tinha condições de comprar o enxoval do bebe, assim como acontecem ainda nos dias de hoje, e esse é um fato até bem comum, as mulheres vizinhas comentavam umas com as outras da necessidade de roupinhas para a criança que iria nascer.
Até mesmo as mulheres da família percebiam e combinavam de levar a ela algumas peças também que fossem de uso mais urgente e de maior necessidade.
Com esse ato de generosidade ajudavam trazendo algumas peças do vestuário para bebes, tipo fraldas, pagãozinhos, casaquinhos, etc. 
As vezes uma convidava a outra para acompanha-la, e acabavam encontrando outra ou outras mulheres na casa da gravidinha, também vizinha ou parente, e assim acabavam se conhecendo e conversando, passavam algum tempo nesse local.



Como o tempo foi ficando maior a cada encontro, a gravidinha até mesmo por educação oferecia-lhes um copo d'água, um Chá porque era o que mais se usava nessa época.
Uma bebida simples e mais em conta. Servido com uma bolachinha, ou geralmente com um pedaço de bolo




  E então com o passar do tempo e as mesmas coisas acontecendo as necessidades aumentando, e mais o numero de mulheres gravidas nessa mesma situação, surgiu então esse encontro, cada vez mais frequentes, inclusive por irmãs de caridade.




Como eu já disse de uma pequena        reunião, passou a ser nos dias de hoje um evento, que se tornou tradição aqui no Brasil e em outros lugares do mundo apenas mudando o seu nome como Chá de Cegonha, Chá de Berço, Baby Shower , e os mais comuns aqui em nosso pais o Chá de Bebe e o Chá de Fralda. Continuando com a mesma essência e o mesmo objetivo de ajudar a quem precisa, acabou crescendo, se transformando e se sofisticando cada vez mais.







Os encontros passaram a ser marcados com dia, hora e lugar. 


O tempo também ficou maior para as conversas, entrega das roupinhas, e brincadeiras descontraídas com algumas piadinhas sem muita malícia. 



Com isso começou-se a necessidade de beliscar ou beber alguma coisa, e com esse evento crescendo foram crescendo também os comes e bebes, e dai para o que vemos hoje nos Chás de Bebe, foi um pulo.

Além do tradicional chá com bolo, ainda encontramos variedades de outros petiscos como lanchinhos, docinhos, salgadinhos, sucos, etc. Tudo de acordo
com as condições da pessoa que esta organizando esse Chá e nas condições também da futura mamãe quando ela mesma monta o seu Chá de Bebe.



A cada passar do tempo a criatividade foi tanta que hoje encontramos Chá de Bebe de todos os temas,











ou com variedades de cores, quase sempre tons pastéis, e que nos são servidos de todas as maneiras possíveis e imaginárias com lindas decorações.

Adicionar legenda

Hoje a maioria dos Chá de Bebe são realizados com o mesmo objetivo, de ajudar a mamãe e o papai a diminuir pelo menos nesse começo as despesas com o enxoval do bebe, e outros, com prazer, simplesmente de um encontro formal para uma descontração entre as amigas, as vizinhas e os familiares.





Atualmente, apesar de ainda não ser tão comum, já estão se realizando esses tipos de Chás com a presença masculina,
inclusive participando juntamente com o papai do bebe que esta chegando, de algumas brincadeiras quando realizadas nesse evento.




As crianças já até faziam parte porque muitas amigas ou familiares, não tinham com quem deixá-las e hoje a sua participação é ainda maior já que pode-se convidar a família
das participantes , marido e filhos 




e quando solteiras, um amigo, namorado ou noivo. 

Enfim as portas desses eventos estão se abrindo cada vez mais para essa presença masculina. 


Cada mulher que fica gravida, no geral, o sonho em primeiro lugar é o de fazer o Chá de Bebe ou o Chá de Fralda.





E cada uma deseja que o seu Chá seja mais bonito do que os que  já viu, ou participou.
Deixando um pouco a conversa de lado, vamos explicar cada um deles e o mais recente agora que é o "Dia da Revelação", que você já deve ter                         ouvido falar.      



                          CHÁ DE BEBE




O Chá de Bebe tem como objetivo a descontração do encontro das mulheradas amigas, conhecidas, vizinhas e da família, assim como a entrega de presentinhos de preços variados, e que o bebe necessita ou esta faltando, além de fraldas que não são necessariamente obrigatórias neste caso, mas que já estão sendo acrescentadas à listas de coisas para o bebe.



É elaborado um convite ou comprado. Ou como nos dias de hoje ele poderá ser virtual também.




Neste Chá se coloca no convite de cada pessoa, um item que poderá ser uma peça do vestuário do bebe, um utensílios que ele precisará durante alguns meses, ou um produto de higiene para o bebe. Ajudando assim a montar o enxoval do bebe com as coisas de maior necessidade e de maior urgência.
Os itens são distribuídos geralmente de acordo com as condições das pessoas, quando quem faz as conhece. 


A fralda tempos atrás eram colocadas para algumas pessoas como um item a ser entregue, mas hoje já vemos em algumas situações colocadas como um segundo item nesse mesmo convitinho. Primeiro o presentinho e depois um pacote de fralda



Então ao invés de se dar um presentinho, damos dois. Neste caso a gravidinha ganha os dois, tendo assim uma ajuda muito maior financeiramente pelo menos por alguns meses pela frente.
Neste Chá de Bebe o objetivo maior é o de realmente poder ajudar a mamãe e o papai, aliviando as despesas do enxovalzinho do bebe que esta para chegar. 
Praticamente as convidadas montam esse enxoval com suas variedades de presentes entregues.
Desde roupinhas como já lhes disse para o bebe, roupas de berço, carrinho, banho, produtos de higiene e de mesa tipo pratinho, colherzinhas, alem de chupeta, babador ,etc, e fraldas não obrigatoriamente.






O papai completara com o que faltar, e com os móveis, ou alguém mais próximo tipo os padrinhos, ou avós, ou um amigo ou amiga mais íntimo do casal, que deseje dar um desses presentes ao bebe. 


Neste Chá a descontração é feita por brincadeiras com os próprios presentes, onde o mais comum é o da mamãe gravida abrir um por um tentando antes adivinhar do que se trata, e se errar lhe é dado um castigo. 

Entre outras brincadeiras que mencionarei em outro post, a gravidinha acaba por se tornar uma vítima desse encontro que a transformará no final do Chá, quase que deixando-a irreconhecível por causa de tantos castigos sofridos e pagos. Nada que machuque com certeza.
O seu visual geralmente fica muito feio rsrs.

Este Chá de Bebe poderá ser montado com a decoração escolhida de um personagem ou não.
Caso faça a opção somente pelas cores  e decoração aleatória, como a que segue abaixo, deverá ao menos vir à mente de quem a olha, a lembrança de um bebe.









e com muitos comes e bebes.











                           CHÁ DE FRALDAS



O Chá de Fraldas o nome já diz, Fralda. 
Este visa o mesmo objetivo o de aliviar os bolsos dos papais. 
É feito obrigatoriamente com a entrega de fraldas como item principal para o bebe.



A quem ainda acrescente um outro item, mas este deverá ser somente produtos de higiene, 




apesar de ter pessoas convidadas que aproveitam para trazer um presente junto como roupinhas, sapatinhos,etc.






Aqui a preocupação da mamãe não é com o enxoval pois ela o estará fazendo de acordo com seu gosto.
Este é um Chá onde a maioria das gravidinhas fazem esta opção porque as fraldas são realmente um produto muito caro. 




É elaborado um convite ou comprado. Ou se optar pelo virtual 
também é muito aceito nos dias de                                                     hoje.
Poderá optar pelos dois sem problemas 
No convitinho é colocado, data, hora, e se virtual 
o endereço fica oculto e somente as convidadas serão informadas. 



Se virtual mantenha informações atualizadas




Estipule o tamanho da fralda que a amiga deverá levar. A quem organize muito bem para que não fiquem somente fraldas de um mesmo tamanho.




As brincadeiras são um pouco diferenciadas porque a parte da entrega de presentes á mamãe para que acerte o seu conteúdo ou erre, não existe. Existem várias para serem feitas inclusive caso seja um Chá de Fraldas onde homens também foram convidados.
No Chá de Fraldas, a descontração é a mesma durante toda a festa como a do Chá de Bebe, e a decoração poderá ser também desenvolvida sobre um tema ou  poderá ser desenvolvida sobre cores e decoração aleatória, bastando para isso que  à observarmos, nos venha a lembrança de um bebe, inclusive o seu sexo, como segue abaixo este Chá de Fraldas,













e com muito comes e
bebes.






No Chá de Fralda, o papai e a mamãe já são responsáveis pelo enxoval do bebe, no que diz respeito à roupinhas, e produtos necessários, e com respeito aos móveis, comprando-os todos ou apenas completará com o que faltar caso ganhe um item ou mais, de algum parente, ou padrinhos, ou avós, ou um amigo ou amiga mais próximos, mais íntimos.







                  










                        DIA da REVELAÇÃO.


Este é o dia em que a mamãe sozinha ou juntamente com o papai, contam qual é o sexo de seu bebe. É o dia em que ela ou eles revelam, por isso o nome REVELAÇÃO.  
Digo a mamãe e o papai, porque muitas das vezes nesse encontro, o papai participa, principalmente quando este é feito o convite a casais, umas das característica frequente deste tipo de encontro. 
Se a mamãe optar em fazer desse dia somente como o Dia da Revelação, sem nenhum dos outros Chás junto, ela deverá para dar início, ou quem a ajudar nesse encontro, fazer um convite à pessoas mais íntimas da família e algumas amigas mais chegadas, que também poderão participar. Aqui os maridos, noivos, e até namorados vêm juntos com suas devidas companheiras. 
O convite não é estendido a pessoas fora do convívio familiar por ser um encontro mais íntimo, e poderá ser como os demais porém quando enviados o seu visual deverá lembrar sempre dos dois sexos, seja somente nas cores, ou quando representados por desenhos ou fotos.
Tem-se nesse dia também os comes e bebes, e é um encontro formal porém super descontraído.
As brincadeiras são dentro do próprio tema, a descoberta do sexo, e é onde os convidados têm uma participação maior.
A uma certa altura desse encontro é revelado pela gravidinha juntamente com o papai, se é menino ou menina, o que geralmente acontece na sua grande maioria no final com algo ou alguma coisa que represente o SEGREDO. Aqui geralmente é um bolo, e o segredo a ser revelado, se menino ou menina, é o recheio dele, que ao ser cortado revelará representado pela cor escolhida pela mamãe, o sexo desse bebe. Muitas das vezes a tradicional, rosa ou azul.
Este encontro, é realizado antes da festa do  Chá de Bebe ou do Chá de Fraldas, se a mamãe fez essa opção de realizá-lo sozinho, porque já há quem o faça juntamente com um dos outros Chás.
As brincadeiras giram em torno do sexo do bebe, e quem em algum momento das brincadeiras, ou no momento da revelação, errou o sexo, receberá, tipo um castigo da gravidinha. Isso sempre dependerá das brincadeiras que foram formuladas e realizadas.
A decoração, sempre é feita, lembrando dos dois sexos, mas não necessariamente nas duas tonalidades mais conhecidas que são o rosa e o azul. Apesar de muitas optarem por elas, há gravidinhas que escolhem cores que mais lhes agradam e diferenciadas como um verde e um lilas, um amarelo e um vermelho e assim por diante. Todas lembrando sempre um menininho e a outra uma menininha. 

O objetivo deste dia quando não junto com um dos outros dois Chás, não é o de receber nada, e sim de comemorar a noticia tão esperada a respeito do principezinho ou da princesinha que esta a caminho dentro de poucos meses de seu nascimento.

A quem já esteja fazendo este Dia da Revelação juntamente com o Chá de Bebe, ou com o Chá de Fraldas, mantendo em segredo e no seu devido sigilo o sexo do bebe até o dia do Chá, onde só é revelado no meio da festa ou no final dela como no encontro do Dia da Revelação, no momento em que a gravidinha escolheu para representar o SEGREDO, assim como também o encontro do Dia da Revelação umas escolhem o bolo, outras, uma bexiga a ser estourada, uma caixa de surpresa, etc. São várias as maneiras de representar esse segredo. 
Quando escolhido o Dia da Revelação juntamente com um dos Chás, tudo vai ser decorado de acordo com o Chá de Bebe, ou o Chá de Fraldas, mas sempre com duas decorações, uma lembrando menino e outra lembrando menina. 
As brincadeiras, os comes e bebes, tudo é igualzinho, diferenciando-o exatamente e tão somente nas cores e na revelação, porque neste caso ninguém saberá até o momento decisivo qual será o sexo porque a decoração e as cores não revelará somente em olhá-las.
Se for o Dia da Revelação com um Chá de Fraldas, não haverá tanto problema assim porque os presentes serão fraldas. Mesmo naqueles casos em que a gravidinha ganhou fraldas para menina e será um menino, ou vice-versa, hoje ela tem a opção de trocá-la na loja, se não na mesma em outras que já estão aceitando esse tipo de troca, desde que é obvio a embalagem da mesma ainda intacta.
Quanto aos produtos de higiene geralmente não haverá tanto problema, desde que não tenham cores específica. Vai do bom senso de quem os der e saber escolher não pela cor e nem pela embalagem específica, porque alguns podemos já de cara identificar se são para meninos ou meninas, as vezes um formato de carrinho, outra com estampa de uma princesa,etc.
No caso do Dia da Revelação junto com o Chá de Bebe, os presentes já deverão ser mais unissex, ideais tanto para menino quanto para menina, tipo cores neutras e quem deverá organizar o Chá deve lembrar de colocar nos convitinhos ou à parte deles, o presentinho e a observação cor neutra. 

Obs: O ideal é se colocar um lembrete tanto num Chá, quanto no outro que são feitos juntos com o Dia da Revelação, porque muitas ainda não sabem muito bem como funciona esse tipo de Chá em que o sexo do Bebe ainda não foi revelado, que deverão ser cores neutras e coisinhas unissex, de acordo com o Chá, pois ainda não se sabe o sexo do Bebe, não se esquecendo no final de um muito Obrigada.

Em momento algum em qualquer um desses três eventos onde havera a revelação do sexo,  deverá ser mencionado ou insinuado o que poderá ser, se menino ou menina, nem nas brincadeiras, nem nas prendas quando oferecidas a quem ganha-las, etc. O sigilo deve ser absoluto por isso muito cuidado a quem irá revelar quando souber, para que não saia espalhando por ai e estragar toda essa brincadeira tão gostosa. 





                         


                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.