}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

domingo, 3 de julho de 2016

Sopa Creme com Mandioquinha, Bife de Fígado e Pedaços de Filé mignon.
















BOM DIA

TENHAM UM DIA ENCANTADOR E UMA SEMANA ABENÇOADA 
















Olá pessoal!
Voltando com o mês das sopas estou aqui novamente com outra delicia de sopa e com a nossa amiga mandioquinha. Teremos outros legumes juntos porem ela que faz a sua presença marcante . 
Você poderá fazer esta sopa de duas maneiras, sendo uma delas o creme com os legumes depois picados, e somente com o creme. Tudo eu procurarei explicar logo abaixo no modo de preparo da receita.
Eu fiz os dois modos porque como acontece aqui, o meu maridão gosta mais aparecendo os legumes e eu gosto de variar. rs. Como neste caso dá para fazer dos dois modos sem problemas e sem sair do caminho percorrido para fazê-la, resolvi agradar aos dois. rs
Você poderá também fazer esta sopa para seu bebe, apenas não coloque os cubos de caldo de carne, nem o bacon, e dependendo de sua idade poderá bater as carnes juntamente com os demais ingredientes quando for fazer o creme, ou picar bem pequeninas as carnes para que ele não se engasgue.
É uma sopa que agrada com certeza a toda a família. 
Tem gente que vai torcer o nariz por causa do bife de figado, mas foi um aproveitamento porque eu o tinha na geladeira, assim como foi um aproveitamento dos pedaços de carne de filé mignon. Caso não gosto do figado poderá com certeza não colocá-lo. As carnes na verdade poderiam ate ser outras, mas as que eu tinha no momento foram essas e quis aproveitá-las fazendo uma sopa. Outra dica é bater esse bife de figado ou as duas carnes juntamente com os demais ingredientes que irão ao liquidificador.
Como eu sempre digo, eu gosto muito de fazer na panela comum, mesmo que demore um pouco mais, mas quem estiver com pressa ou como eu ainda digo, não curte muito uma cozinha, faça na panela de pressão, economizará tempo e o gás. 
Eu resolvi curtir de novo cada momento do cozimento e da preparação desta sopa neste sabado à tarde juntamente com uma boa conversa com a minha nora agregada do coração Adriana, que na verdade é ao contrário, porque eu cheguei depois nesta família casando-se com o sogro dela. rs. Mas pessoal isto é assunto para uma outra hora não é mesmo ? O nosso assunto aqui é a sopa e não a minha prosa com ela enquanto cozinhava. Mas foi só para registrar o momento e de como podemos unir o útil ao agradável. rs
Bom, voltando à sopa, só me resta passar a receitinha para vocês, porque tudo é muito fácil e muito simples para a preparação desta delícia.
Uma observação muito importante, esta receita toda serve a umas 10 pessoas dependendo como eu digo sempre, da quantidade que cada pessoa come, porque uns comem menos e outros mais. 
Faça-a em menor quantidade caso você não tenha tanta gente para comer nesse dia em seu Lar, ou se não aprecia tanto sopa assim como nós apreciamos aqui. rs













Após todos os legumes estarem bem lavados e descascados, corte-os em pedaços grandes. Os tomates corte ao meio tire as sementes e também corte-o em pedaços grandes. Assim como a cebola. O alho apenas descasque-os porque poderão ir inteiros juntar-se aos demais ingredientes. 
Os cubos deverão ser esmagados para dissolverem mais rapidamente, e as carnes picadas em cubos mais para grandes do que para pequenos porque depois irão encolher como sempre e se quizer ve-los juntamente com os legumes quando pronta a sopa, deverão ser dessa forma, caso contrário ficarão meio que impercepitíveis.
O bacon também deverá ser picado em pedaços maiores. 



MODO DE PREPARAR:
























Leve ao fogo uma panela com o óleo e a manteiga e deixe que ela derreta.


A seguir acrescente o bacon.




e deixe-o fritar muito bem.





Passado esse tempo, junte os pedaços de figado ( o bife que você cortou)



e os pedaços de filé mignon





Misture e já acrescente o alho,




a cebola em pedaços grandes,


os temperos, orégano e salsinha, sempre misturando a cada adição tudo muito bem, e os tomates.

Dê uma boa misturada em tudo e deixe que frite esses pedaços de carne fazendo com que os temperos penetrem neles lhes dando mais sabor.


A seguir junte os pedaços de mandioquinha,



os de cenoura, 





a água, pelo menos 1 litro. Deverá cobrir os legumes




Misture tudo muito bem e 




junte os cubos de caldo de legumes, 





as batatas, 





misturando tudo novamente e deixando que cozinhe até principalmente a cenoura estar macia.
Isso levará cerca de mais ou menos 30' A 40' 
Após esse tempo com a ajuda de uma escumadeira vamos retirar os ingredientes que irão ser batidos no liquidificador para formar um creme.

Eu resolvi deixar as carnes ao invés de bate-las juntamente com os legumes.

Retirei então somente a mandioquinha, a cenoura, a batata, os pedaços de cebola que ficaram mais inteiros porque alguns se desfazem, assim como o tomate e os dentes de alhos que estavam já cozidos também devem ser retirados.


Vá passando tudo para um recipiente.




Vejam como ficaram os pedaços de carne


O bacon também ficou com os pedaços cortados inteiros e não foram batidos.

Essas carnes após o prato pronto aparecerão juntamente com os legumes, ou não, dependendo do que você resolvera no final, e com o macarrão.

Aproveite que retirou tudo que queria e acrescente à esse líquido da panela mais 2
litros de água. Mexa e deixe que ferva, 

mas antes com a ajuda de uma concha, retire 1 litro dela para que possa levar ao liquidificador e bater os outros ingredientes que foram reservados.


Na panela deixe esse caldo ferver enquanto faz o creme com os legumes.


Separe já os ingredientes que irá utilizar e o liquidificador






Dos legumes cozidos e separados, se for fazer como eu fiz, os dois modos da sopa, separe pelo menos um prato fundo bem cheio deles, e o restante reserve. Eu reservei para bater e fazer o creme esse recipiente cheio porque com ele fiz a sopa creme somente com o macarrão e as carnes, e também a sopa creme aparecendo todos os legumes e as carnes. 


No líquidificador já coloque o caldo reservado que você retirou da panela quando acrescento a água pela segunda vez.



Sempre que formos bater algo no liquidificador que leve algum líquido, ele será o primeiro a ser colocado, para facilitar as pás da batedeira a girarem sem muito esforço. Neste caso foi o líquido da panela reservado


Logo depois os legumes e os temperos.









Tampe-o muito bem e bata até ficar tudo completamente como um creme liso, sem grumos.




O ponto é exatamente este. Um creme grossinho, tipo papinha de nenem. Inclusive aqui neste ponto poderia ate ser desde que não tivesse colocado os cubos de caldo de legumes. 



Neste momento já ferveu seu caldo na panela, 



junte então a ele o macarrão cru escolhido




Misture bem e deixe que cozinhe até ficar macio. 
Mais ou menos uns 20', tudo depende do seu fogo e do tipo de macarrão porque uns cozinham mais rápido que outros.


Enquanto ficar cozinhando aproveite e pique todos os legumes que reservou no prato. Apenas picotando com a faca mesmo, em tamanhos aleatórios. Estarão bem macios. Reserve-os novamente até o momento de serem adicionados à sopa.

Tudo já preparado creme e legumes picados é só aguardar o momento certo de acrescentá-los que é bem quando o macarrão já esta cozido.

Você logo perceberá quando esta cozido porque ele muda completamente de cor. 
Você poderá testar provando um, e se ele já se encontrar macio, estará no ponto. Não deixe que fique muito mole pois desmanchará todo. 

Poderá, caso pretenda fazer dos dois modos essa sopa, pegar uma outra panela menorzinha, assim como eu fiz, e  colocar nessa panela menor com a ajuda de uma concha esse caldo com o macarrão e a carne, e colocá-la em outra chama do fogão. Dá para fazer ao mesmo tempo. A quantidade é você quem decidi, dependendo do tanto de sopa creme que você deseja sem os legumes. Poderá inclusive fazê-la somente dessa forma com o creme toda ela, ou somente com o creme e os legumes.

Vamos então começar com a panela menor, onde foi colocado o caldo só com a carne e o macarrão cozido. 
Acrescente somente o creme feito no liquidificador, a quantidade de acordo com o que você separou de caldo. 
Misture bem e deixa que ferva um pouco somente para ficar bem aquecida.
Nesta sopa somente será visto o creme, as carnes e o macarrão.  
Esta já esta prontinha. Desligue as chamas do fogão e deixe ai mesmo para continuar quentinha enquanto você faz a outra reservado de um outro modo.



Na outra panela continua o caldo com o macarrão e as carnes.


Acrescente a ela os legumes picados que estavam reservados no prato fundo.

Misture bem, e junte o creme do liquidificador onde os legumes foram todos batidos.
Misture bem novamente e deixe que ferva um pouco.
Esta aparecerá os legumes e as carnes.

Desligue também as chamas do fogão.



Passe esta sopa cremosa com os legumes para um recipiente que levará à mesa para ser servida.




Faça o mesmo com a outra sopa creme só com os legumes batidos. 









Viu como foi bem fácil e rápido.
Você poderá prepará-la como eu, batendo um papo bem gostoso e nem verá a hora passar, além do que ainda terá esta delicia prontinha para ser servida bem quente e aquecer ainda mais nossos corações.
Dê uma maneira ou de outra, seja qual for a sua escolha, ela ficará bem saborosa.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.