BOM DIA!
QUE TODOS TENHAM UM DOMINGO ABENÇOADO JUNTO AOS SEUS FAMILIARES OU AMIGOS QUERIDOS.
QUE VOSSA SEMANA COMECE REPLETA DE REALIZAÇÕES.

Chegando com mais uma receitinha e desta vez com aquela que classificamos do grupo de folhas verdes, a couve.
Existe outros tipos de couve, mas a que faremos hoje será a couve-manteiga, a mais conhecida aqui no Brasil por acompanhar a tão tradicional feijoada, e é encontrada o ano inteiro.
Não são todos que gostam mas com certeza é essencial em nossa alimentação e principalmente para o nosso aparelho digestivo,contra prisão de ventre, e ainda mulherada alivia as dores naquelas que têm menstruação dolorosa, e para os homens principalmente, evita a ressaca.
É indicada para as pessoas que fazem dieta para emagrecer porque é pobre em calorias e reduz o inchaço
As folhas verdes são ricas em nutrientes para a nossa saúde. Neste caso da couve, ela é rica em cálcio, fósforo e ferro, e minerais, vitamina A, B, além das fibras. Cada qual ajudando numa função específica, tipo manutenção de nossos ossos, dentes, sangue, para a visão, a pele, o sistema nervoso, o figado, a asma, bronquite, icterísia, artrite, úlceras estomacais, cálculos renais e biliares, e ainda retira do organismo as toxinas.
É excelente paras as pessoas que tem bócio ou papeira, problemas da glândula da tireoide, por causa da riqueza de iodo.
Ah! ia me esquecendo!
ELA É IDEAL TAMBÉM , e nos dias de hoje principalmente, PARA O BOM HUMOR.
Gente! Vamos comer mais couve porque parece que a grande maioria das pessoas já levanta e vive por ai o dia todo de nariz torto e pior ainda, entortando o nariz de tantas outras com seu mau humor. rsrs.
Bom...tirando as gracinhas vamos ao que interessa, receita com seus devidos ingredientes, e para quem deseja saber mais sobre a couve, dá uma passadinha na outra pagina aqui mesmo no Blog, e você encontrará um post com mais informações e dicas.
DICAS
Compre sempre a couve bem fresquinhas, com as folhas tenras, bem verdes, sem manchas amareladas ou escuras, e talos firmes.
Utilize após comprá-la dentro de alguns dias pois sua durabilidade nesse aspecto é pouca.
Não compre uma quantidade muito pequena pois ela reduzirá muito quando refogada. A não ser que seja somente para uma pessoa, ou duas se comer bem pouquinha. O ideal se gostar e for para mais pessoas, compre um maço grande.
Lave bem as folhas uma a uma esfregando de um lado e de outro com a mão e em água corrente, ou deixe-as na solução própria para higiene das verduras ( é a mesma de frutas, legumes etc, caseira ou industrializada), lavando-as bem a seguir.
Você poderá ao invés de comprar as folhas e corta-las em tirinhas, já comprar a couve-manteiga cortada dessa forma em embalagens prontas nos supermercados, ou algumas vezes e mais raro, nas feiras.
São mais praticas e a preparação caso você tenha pressa se torna mais rápida.
Mas para quem deseja curtir a preparação do começo ao fim, e prefere, e tem tempo, verá a explicação abaixo de como cortá-la de acordo.
Caso corte a couve em casa, não jogue fora os talos. Guarde-os para uma nova preparação dentro de um pote tampado e não demore a utilizá-lo pois poderá ficar murcho. Se não quiser fazer este refogado com ele faça aproveite-o em uma sopa que com este tempinho frio cairá muito bem.
Há quem de uma aferventada na couve já cortada colocando em água fervente rapidamente apenas para murchar um pouco, mas eu coloco-a após cortada em tirinhas, diretamente na panela já com o molhinho. Faça quando puder de uma e de outra maneira e verifique depois qual modo prefere. Tudo tem de ser de sua preferência e de sua família.
O tomate é picado com a pele mas sem sementes
Depois das folhas todas já devidamente lavadas , tire os talos dobrando-as ao meio. Faça dessa forma uma a uma, e rasgando-o do começo da folha até o final. Ou utilizar a ponta de uma faca e cortá-los ainda com elas dobradas ou aberta como a foto, passando toda volta. O importante que retire o talo.
Guarde os talos para serem aproveitados em outra preparação.
Após todas iguais, coloque-as uma sobre as outras, e corte o pedacinho que ainda continua unindo as duas metades para que fiquem duas partes separadas.
Faça rolinhos com algumas dessas folhas que estão pela metade, bem apertadinhos mesmo e segure bem firme sobre uma tábua de corte.
Uma dica para que não se corte:
Quando for cortar a couve, segure firme com a ponta de seus dedos encolhidas, voltadas para dentro e sobre o rolinho de couve, sempre firme, e vá cortando.
Mesmo que corte próximo, estará protegida
Corte o mais fininho que puder, como as que são feitas para acompanhar uma feijoada,
ou se preferir poderá deixar tiras um pouco mais largas, porém não muito.
Reserve e vamos acrescentar os outros ingredientes.
O tomate foi picado em cubos médios, o cubo de caldo de legume foi esfarelado para melhor se misturar nos demais ingredientes quando for à panela, e o alho foi cortado em fatias bem fininhas.
MODO DE PREPARAR
a seguir junte o alho
Quando estiver com um dourado a seu gosto, acrescente
os demais ingredientes. Eu gosto de deixar bem douradinho.
Misture o cubinho de caldo de legumes
Dependendo da quantidade de couve, poderá acrescentar um quarto dele, ou corrigir no final com sal.
Para a minha quantidade um foi essencial.
Bem misturado
acrescente os cubos
de tomate
Misture bem
Veja como fica essa misturinha.
Aqui e nesta hora se você desejar colocar um pouquinho de água, poderá fazê-lo, tipo 3/4 de xícara, e misture bem.

Por fim acrescente agora a couve-manteiga já toda em tirinhas e completamente crua. Não foi aferventada, apenas lavada devidamente e cortada.
Misture bem para que esse temperinho se fixe na nas tirinhas de couve.
Ela irá murchar e reduzir bem a sua quantidade em comparação com a quantidade de quando estava completamente crua.
Não deixe que refogue muito é apenas para pegar o saborzinho do tempero e ficar bem quentinha.
Passe para uma travessa onde será servida e leve à mesa ainda quente.
E tenha um bom apetite com todas essas propriedades e benefícios que a couve fornece ao nosso organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.