QUE O SOL IRRADIE EM TEU DIA INTEIRO, MUITA LUZ E MUITA PAZ.
Olá Pessoal!
Olha que receita super gostosa e muito fácil de ser preparada que eu trouxe hoje para vocês.
Fugindo um pouco daqueles molhos vermelhos, apresento a vocês hoje um molho branco que leva o Requeijão como um dos ingredientes para essa preparação.
Então vamos começar porque hoje de tão fácil não haverá tantas explicações. a não ser mesmo a do macarrão e da panela pois acho muito chato ter que ir procurar toda vez que se é iniciante em outra pagina o que é necessário pelo momento saber e entender muitas vezes o porque. Agora quando se quer saber mais ou tiver curiosidade e principalmente um tempinho, ai sim passa aqui mesmo no Blog em outra pagina que você poderá encontrar maiores explicações a respeito do que possa ter encontrado e se interessado em saber, nesta. pagina ou em outras que você vier a dar uma olhadinha, e até de repente fazer as receitinhas.
Olha que receita super gostosa e muito fácil de ser preparada que eu trouxe hoje para vocês.
Fugindo um pouco daqueles molhos vermelhos, apresento a vocês hoje um molho branco que leva o Requeijão como um dos ingredientes para essa preparação.
Então vamos começar porque hoje de tão fácil não haverá tantas explicações. a não ser mesmo a do macarrão e da panela pois acho muito chato ter que ir procurar toda vez que se é iniciante em outra pagina o que é necessário pelo momento saber e entender muitas vezes o porque. Agora quando se quer saber mais ou tiver curiosidade e principalmente um tempinho, ai sim passa aqui mesmo no Blog em outra pagina que você poderá encontrar maiores explicações a respeito do que possa ter encontrado e se interessado em saber, nesta. pagina ou em outras que você vier a dar uma olhadinha, e até de repente fazer as receitinhas.
Esta é mais uma daquelas facinhas que você conseguirá fazer num instante. Só seguir as explicações e mandar ver, caso seja uma aventureira ou uma recem chegada à Culinária.
As dicas são sempre muito importantes, mas se já conhece, ou esta acostumada com a cozinha, é só pular e ir ao que te interessa
Hoje também não tem historinha nem da Fadinha e nem da Bruxinha.. rsrs



Leve uma panela ao fogo com os 2 litros de água e deixe que esse liquido ferva. Nesta água será feito o cozimento do macarrão.
Enquanto isso para adiantar a nossa preparação vamos fazer o refogadinho de abobrinha e o molho.
Comecemos pela Abobrinha Italiana que deve ser retirada toda a sua casca e cortada em cubinhos.
Numa panela que deverá ir ao fogo, coloque a manteiga (1 colher de sopa) e deixe que derreta um pouco ( não deixe que escureça, é somente para derreter),
A seguir acrescente a cebola picada em pedaços grandes ( se não gostar rale ou pique bem)
Deixe que murche um pouco e junte o alho picado grosseiramente ( se não gostar poderá espreme-lo ou deixar bem picadinho)
Misture bem e deixe que esses dois ingredientes fiquem fritinhos, porém ainda mantendo seu brilho.
A seguir o tomate picado também grosseiramente se gostar.
Mais uma misturadinha com a colher para que tudo fique bem agregado e o tomate se desfaça um pouco. Nesta hora já poderá juntar o cubo de Caldo de Legumes desfeito e misturando-o bem nesse temperinho todo.
Logo após a Abobrinha picada em pedaços mais ou menos grandes. (não pique-os pequenos porque quase não aparecerão, só se você não gostar muito de abobrinha então poderá picá-los no tamanho pequeno.).
Misture tudo muito bem
e acrescente um pouco de água apenas para cobrir os pedaços de abobrinha (não se esqueça que a água é sempre filtrada ou fervida, e poderá ser quente ou em temperatura ambiente. Eu utilizo sempre em temperatura natural).
Deixe que cozinhe até ficar macia.
A essa altura a água da outra panela já estará fervendo. Coloque o sal e junte o Macarrão Pene
Misture bem durante alguns segundos e deixe que continue o processo de cozimento até que sinta que esta al dente ( quando prova-lo deverá sentir ainda um pouco de sua rigidez) . Não deixe que cozinhe demais até ficar molinho porque depois ele irá se desfazer todo.
MOLHO DE REQUEIJÃO
Novamente, para que adiante o processo dessa preparação, enquanto o macarrão chega no ponto certo e o refogadinho também, faça o molho. Não esqueça enquanto o prepara de dar de vez em quando uma olhadinha nessas outras panelas porque os cozimentos não são demorados.
Vamos ao molho...

Coloque no fogo uma outra panela com a outra manteiga restante da receita ( 2 colheres de sopa), deixando que derreta um pouquinho.
A seguir acrescente a Farinha de Trigo
e vá misturando muito bem com a colher. Ela vai escurecendo porque a farinha deve cozinhar um pouco.
Não deverá torrar demais e muito menos queimar.

Quando o ponto exato junte o leite frio (deverá estar em temperatura ambiente ou mais para frio, nunca quente)
Vá colocando-o tipo em fio e mexendo ao mesmo tempo a misturinha da panela para que ela não comece a empelotar.
Vá sempre mexendo até terminar todo o leite e pare somente quando verificar que ficou um creme bem liso e mais consistente. Tipo um mingau ralinho.
Mais ou menos por aqui o seu refogado já deverá estar pronto porque a Abobrinha cozinha rápido. (mais ou menos uns dez minutinhos porque tudo depende da chama do fogão que poderá varear de fogão para fogão) Se já estiver acomode-o num refratário e deixe-o reservado, enquanto termina de dar o ponto no creme.
Caso aconteça de empelotar esse creme e não ficar um creme bonito, proceda como foi explicado na Dica acima, voltando com ele à panela para fazer o restante dessa preparação. Isso é difícil acontecer se o leite estiver na temperatura certa, nunca quente.
Após uns três ou quatro minutinhos, já estando no ponto certo, junte o Requeijão.
Misture bem e delicadamente.
Quando tudo bem homogenizado, é a vez de acrescentar o refogado de Abobrinha que já se encontra prontinho.
Uma boa misturada, também delicadamente.
Prove se o caldo de Legumes foi suficiente para deixar tudo temperado, e caso necessite coloque um pouco de sal para corrigir de acordo com o seu paladar ( dependendo da marca do Caldo de Legumes, uns deixarão o molho ideal e outros faltará um pouquinho de sal ). Desligue o fogo e deixe-o aguardando na panela até você preparar o macarrão.
Veja como ficou bonito o molho de Requeijão com o refogado. Como eu disse no começo se gostar faça com cubos maiores de Abobrinha, porque aparecerão muito mais. Aqui ficou mais delicado por tê-los feito pequenos, porém não menos gostoso.
A essa altura do campeonato seu macarrão já esta cozido ( leva mais ou menos uns 14 minutos, e como eu sempre falo pode varear de fogão para fogão a intensidade das chamas. A de meu fogão esta mais lerdinha )
Coloque-o para escorrer
Estando completamente escorrido já acomode-o num refratário ao qual você levará à mesa para servi-lo.
Pegue a panela do molho que esta bem quente, e vá regando o seu macarrão.
em pequenas quantidades com a ajuda de uma concha.
Se desejar poderá deixar o restante num molheira para depois quem optar por mais, sirva-se dele em seu próprio prato ( a quem não goste de massa com muito molho, seja ele de tomate ou molho branco)
Hhummmm!!!
Ficou uma delicia!
Faça você também e depois me conta como ficou.


Você poderá utilizar o macarrão tipo pene colorido ou o comum.
Para se cozinhar macarrão o ideal é que tenha bastante água na panela , geralmente 1 litro de água para cada 100 gr de massa. (não importa o tipo de massa ).
Como dificilmente a gente em casa não faz a porção individual como nos restaurantes para cada pessoa quando lhes é solicitado, a não ser uma ou outra que mora sozinha e assim mesmo ainda faz a mais para uma outra refeição por conta do tempo escarço dividido entre trabalho e outros afazeres, certeza não fazemos menos que a metade ou um pacote inteiro, ainda mais com família.
Então se você for fazer...
1º- metade de um pacote de 500 gr. de massa que serão 250 gr, você colocará 2 litros e meio de água.
2º- um pacote inteiro de 500 gr, você irá colocar 5 litros de água.
(só para exemplificar melhor para quem esta começando)
IMPORTANTÍSSIMO !!! Somente colocar a massa quando essa água estiver fervendo e já com sal. Fervendo mesmo!
Essa temperatura é que faz com que a massa hidrate e que a água não pare de ferver.
Além da água deve-se colocar o sal, e muitos especialistas indicam o sal grosso, que vai ser acrescentado somente quando essa água ferver misturando bem com uma colher ou garfo de cabo maior (por conta da altura da panela e você não se queimar) e somente quando ela tornar a ferver que você poderá colocar a massa escolhida.
O sal geralmente se utiliza 1 colher de sopa (de 12gr a 15 gr) a cada 1 litro de água.
Então seguindo o pensamento acima...
1º- Se você colocou 2 litros e meio de água, colocará 2 colheres e meia de sopa de sal.
2º- Se você colocou 5 litros de água , colocará 5 colheres de sopa de sal.
(Dei essas medidas porque geralmente são as quantidades de massa mais utilizadas em nossos Lares no dia a dia, fora quando temos visitas que ai serão aumentadas as quantidades e acabando por se fazer em duas panelas próprias ou se tiver, num panelão bem maior que a Caçarola comum) .
Sobre as panelas utilizadas para cozinha-las o ideal é que sejam mais altas, por conta da água e do espaço para remexer essa massa quando necessário, tornando assim um cozimento mais perfeito, e evitando que tudo se derrame podendo inclusive causar alguns acidentes, além da sujeirama toda no fogão.
Hoje já encontramos à venda outros modelos mais práticos de panelas com altura ideal e recebem o nome de Espagueteiras (chic né? rsrs). Alguns modelos sua tampa vem com orifícios fazendo a vez do escorredor de massa e outras são vendidas até em conjunto onde o escorredor de massa já vem acoplado a ela, para fazermos o cozimento de nossas massas mais adequadamente e inclusive nos dando até um pouco mais de segurança na hora de separarmos essa massa dessa água toda.
As panelas para esse tipo de cozimento deverão sempre ser mais altas do que as comuns que usamos no dia a dia para fazermos outras preparações, (dependendo da quantidade de massa a se cozinhar porque também já existem as menorzinhas para menos quantidade) e antigamente eram conhecidas, e acredito que até hoje, não como Espagueteiras, mas sim como Caçarolas.
Essas panelas, tanto umas quanto as outras têm a mesma finalidade, de levarem maior quantidade de água e massa, pela sua altura, porém diferente da Caçarola, elas atualmente facilitam na hora de retirar sua massa, umas escoando toda a água pelos orifícios da sua tampa, outra apenas retirando seu escorredor de massa que vem acoplado a ela onde dessa forma cozinhamos nossa massa e estando pronta apenas retiramos esse escorredor deixando para traz toda água nessa panela de cozimento (a meu ver a mais prática), ao contrário do outro método da Caçarola que precisamos levar essa água e essa massa para que a água desse cozimento seja escoada por um escorredor de massa à parte e que esteja dentro de uma panela maior ou o que geralmente acontece, dentro de uma pia de cozinha. Uma maneira muito mais perigosa por conta de queimaduras com a água fervente, porém ainda o método mais utilizado.
Tome muito cuidado você iniciante e aventureira nessa hora, não só com essa água e a panela quente, mas também com o vapor que sairá atingindo como sempre primeiramente seu rosto. Procure sempre deixa-lo afastado.
Caso não tenha nenhuma das Espagueteiras , nada impede de você fazer em sua casa da forma tradicional, com a Caçarola e o escorredor à parte. Para ambos os modos, de qualquer forma serão sempre necessários os devidos cuidados.
Todo esse cuidado com a água e a panela são importantes para um preparo correto de sua massa além de verificar na embalagem de seu produto o tempo de preparo porque ele é o indicador correto do ponto dessa massa. Para cada massa há um tempo especifico, e não esquecermos de no início, após colocarmos a massa nessa agua fervente e já salgada, mexermos por alguns minutinhos para que seu macarrão não fiquem unidos venceremos (todos grudados uns aos outros) formando uma "massaroca", que apesar de existir pessoas que gostam desses "unidos", não é conveniente oferecermos dessa maneira à nossa família, e principalmente à nossa visita(s) ou convidado(s), porque não será nada agradável. Mas gosto não se descute! Melhor realmente fazer à parte para quem gosta. (rsrs.)
Seu ponto é realmente o tempo indicado na embalagem e não aquele que você esta acostumada a ouvir ou já ouviu de testar uma unidade (principalmente com o espaguete) na parede e ver se gruda. (rsrs). Geralmente é o ponto AL'DENT.
(é o correto porém aqui em casa tenho que deixar um tempinho à mais porque maridão e filhos não gostam, desse ponto, assim como algumas visitas, e assim como muitos que conheço. A grande maioria das pessoas seguem o paladar e os nossos costumes de tudo mais cozido, e alguns restaurantes também, a não ser os mais sofisticados que seguem à risca a culinária e não fazem adaptações para o paladar da maioria dos que vivem em nosso pais e não só dos brasileiros).
Eu sou daquelas que come o que me oferecem, mas faço e gosto de fazer e oferecer, apesar de saber o ponto correto de cada preparação, do modo que minha família gosta, e meus convidados, porque o que me satisfaz mesmo é ver todo mundo comendo com vontade e até repetindo muitas das vezes.
O Macarrão tipo Pene, para quem não sabe é este na foto abaixo. Será o que estarei utilizando nesta preparação.
Este tipo de macarrão deverá ficar no ponto certo após o seu cozimento que é Al dente. (ele fica assim que prová-lo, ainda com uma pequena resistência em sua massa. Não fica nem duro e nem mole, mesmo porque se estiver muito cozido corre-se o risco de o macarrão de desfazer todo, não só de grudar mas virar também uma papa.
Se gostar de mais molho faça um pouco mais apenas colocando em cada ingrediente a medida dada mais a metade dela, ou seja uma receita e meia , ou se preferir dobre a receita colocando todos os ingredientes em dobro logo no começo.
Nunca utilize o leite que irá fazer o molho branco, gelado, porque poderá empelotar e não ficará um creme lisinho. Caso isso aconteça passe-o ainda quente por uma peneira e volte com ele ao fogo mexendo um pouco mais.
Se você ainda não tem pratica na cozinha e não consegue fazer as preparações ao mesmo tempo, poderá preparar cada uma por vez, tipo faça o refogado e reserve, faça o molho e reserve, e faça o macarrão. Dessa forma deverá assim que a massa (macarrão tipo Pene) estiver pronta, enquanto escorre no escorredor, esquentar o refogado e o molho para que possa servir tudo bem quentinho.
Caso tenha um pouco mais de experiência na cozinha, basta seguir a receita como esta.
O Requeijão utilizado é o Requeijão de copo mesmo, e utilize um de sua preferencia, apesar de como digo sempre, as vezes a uma pequena mudança no sabor do prato pronto quando utilizamos ingredientes de marca diferentes.

Se você não gosta de cebola, alho e tomate , faça como esta acostumada. A quem utilize cebola e alho batidos no liquidificador, e até tomates, ou já utilize os já comprados prontos, apesar que gosto do cheirinho das coisas frescas e principalmente o sabor que os temperos frescos dão. Ou se preferir pique-os bem picadinhos se apenas não gosta de senti-los muito ou que apareçam. Tudo fica sempre mais desfeito depois. Aqui em casa como nós gostamos procuro fazer tudo picado em pedaços maiores para aparecerem na preparação quando pronta porque dá um colorido bem especial.
Leve uma panela ao fogo com os 2 litros de água e deixe que esse liquido ferva. Nesta água será feito o cozimento do macarrão.
Enquanto isso para adiantar a nossa preparação vamos fazer o refogadinho de abobrinha e o molho.
Comecemos pela Abobrinha Italiana que deve ser retirada toda a sua casca e cortada em cubinhos.
Numa panela que deverá ir ao fogo, coloque a manteiga (1 colher de sopa) e deixe que derreta um pouco ( não deixe que escureça, é somente para derreter),
A seguir acrescente a cebola picada em pedaços grandes ( se não gostar rale ou pique bem)
Deixe que murche um pouco e junte o alho picado grosseiramente ( se não gostar poderá espreme-lo ou deixar bem picadinho)
Misture bem e deixe que esses dois ingredientes fiquem fritinhos, porém ainda mantendo seu brilho.
Logo após a Abobrinha picada em pedaços mais ou menos grandes. (não pique-os pequenos porque quase não aparecerão, só se você não gostar muito de abobrinha então poderá picá-los no tamanho pequeno.).
Misture tudo muito bem
e acrescente um pouco de água apenas para cobrir os pedaços de abobrinha (não se esqueça que a água é sempre filtrada ou fervida, e poderá ser quente ou em temperatura ambiente. Eu utilizo sempre em temperatura natural).
Deixe que cozinhe até ficar macia.
A essa altura a água da outra panela já estará fervendo. Coloque o sal e junte o Macarrão Pene
MOLHO DE REQUEIJÃO
Novamente, para que adiante o processo dessa preparação, enquanto o macarrão chega no ponto certo e o refogadinho também, faça o molho. Não esqueça enquanto o prepara de dar de vez em quando uma olhadinha nessas outras panelas porque os cozimentos não são demorados.
Vamos ao molho...

Coloque no fogo uma outra panela com a outra manteiga restante da receita ( 2 colheres de sopa), deixando que derreta um pouquinho.
A seguir acrescente a Farinha de Trigo
e vá misturando muito bem com a colher. Ela vai escurecendo porque a farinha deve cozinhar um pouco.

Quando o ponto exato junte o leite frio (deverá estar em temperatura ambiente ou mais para frio, nunca quente)
Vá colocando-o tipo em fio e mexendo ao mesmo tempo a misturinha da panela para que ela não comece a empelotar.
Vá sempre mexendo até terminar todo o leite e pare somente quando verificar que ficou um creme bem liso e mais consistente. Tipo um mingau ralinho.

Após uns três ou quatro minutinhos, já estando no ponto certo, junte o Requeijão.
Misture bem e delicadamente.
Quando tudo bem homogenizado, é a vez de acrescentar o refogado de Abobrinha que já se encontra prontinho.
Uma boa misturada, também delicadamente.
Veja como ficou bonito o molho de Requeijão com o refogado. Como eu disse no começo se gostar faça com cubos maiores de Abobrinha, porque aparecerão muito mais. Aqui ficou mais delicado por tê-los feito pequenos, porém não menos gostoso.
A essa altura do campeonato seu macarrão já esta cozido ( leva mais ou menos uns 14 minutos, e como eu sempre falo pode varear de fogão para fogão a intensidade das chamas. A de meu fogão esta mais lerdinha )
Coloque-o para escorrer
Estando completamente escorrido já acomode-o num refratário ao qual você levará à mesa para servi-lo.
Pegue a panela do molho que esta bem quente, e vá regando o seu macarrão.
em pequenas quantidades com a ajuda de uma concha.
Hhummmm!!!
Ficou uma delicia!
Faça você também e depois me conta como ficou.