}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 13 de outubro de 2015

PUDIM DE LEITE CONDENSADO TRADICIONAL



CULINÁRIA

Olá pessoal!

Estou aqui hoje para passar para vocês uma receita de sobremesa muito comum, e muito conhecida que é o Pudim de Leite Condensado. Antiquíssimo na vida de nossas bisavós, avós, mães, filhas e filhas, netas e por ai vai...rs. 
Muito fácil de ser preparada e pode ser feito de algumas maneiras diferentes.

Uma delas é o tradicionalíssimo que vai em banho-maria em cima do fogão numa panela já própria para pudim, e outro que vai em banho-maria no forno, dentro de uma assadeira com água. 

Podemos também faze-lo de forma individual, o que não é tão comum, em forminhas tipo de empadas, e estas também irão ao forno dentro de uma assadeira com água.

Faça da maneira que desejar porque os dois ficarão saborosos da mesma forma. 

Apesar de bem fácil você deverá tomar cuidado quando for fazer a calda caramelizada do pudim, para evitar que sofra queimadura caso por um descuido esta caia sobre sua pele. A tendência é grudar e poderá inclusive causar uma queimadura de terceiro grau. Imagine então a dor. 

Então o que fazer ? Não fazer a calda caramelizada tão gostosa ? Nada disso!

Você pode e deve sim fazer a calda caramelizada a não ser que prefira outro tipo de calda para servir juntamente com ele. 

O que você deve fazer é tomar o máximo de cuidado quando for prepara-la evitando estar na correria como a maioria das mulheres fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Dedique-se somente a ela nesse momento. Outra dica faça em caçarola porque é mais seguro e se for usar uma panela verifique se o cabo não esta frouxo. Alguns cuidados como esses sempre evitarão futuros e indesejáveis contratempos. 

Ainda a respeito da calda ela poderá ser feita numa panelinha a parte e depois derramada sobre a fôrma que irá a mistura da preparação do pudim. Ela deverá ser derramada no centro do cone para que escorra por igual por toda lateral dele, e só então com luvas adequadas e se desejar poderá espalhar pelas laterais da forma. 

Outra maneira é fazer a calda diretamente na forma que irá se fazer o pudim, e no momento que estiver dado o ponto deixa que endureça um pouco e ai sim despeje a mistura já batida.
O ponto da calda é quando ela esta da cor de guaraná. Retire a panela do fogo ou apague o fogo porque ela rapidamente poderá poderá mudar o ponto e ficar com um gosto amargo.

Temos duas maneiras de se fazer a calda. Uma delas é com açúcar e água e a outra é somente com o açúcar. Porem qualquer uma delas deverá chegar no ponto correto citado acima.

Se você não gosta dessa calda, não quer colocar essa caramelizada ou tem medo de fazê-la, terá a opção de não fazer calda alguma, basta somente untar a fôrma e despejar o liquido já batido. Ou então faça uma de sua preferencia. 

Bom eu costumo sempre fazer a calda com água e numa panelinha a parte, mas minha filha mais Vanessa já prefere faze-la sem água e diretamente na forma do pudim. Foi ela quem fez e dessa maneira, ontem para podermos saboreá-lo após nosso almoço de hoje. E olha ficou muiiiito bom e de um lindo visual onde resolvi até bater uma foto e agora postá-la aqui onde ela ficara muito doida da vida comigo rsrs. Mas já foi né Vanessa ? O importante é que além do visual ele ficou delicioso! 

Adoramos!

           PUDIM DE LEITE CONDENSADO

INGREDIENTES:

1 lata de Leite Condensado

2 latas de Leite Integral

3 ovos inteiros

Calda
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água


MODO DE PREPARAR:
Coloque na panela que irá levar a forma dentro, água atá a metade e deixe-a ai até terminar a preparação do pudim.

Primeiro de tudo comece pela calda, porque ela deverá já estar firme para receber o liquido da receita do pudim porque se for colocado logo a seguir de espalha-la e ainda estiver mole ela penetrará e se misturará a esse liquido já batido.

Numa panela coloque a água e o açúcar, misturando bem com a colher, e a seguir acenda o fogo e não misture mais. Deixe que ela por si só derreta o açúcar e depois comece a pegar cor. Quando estiver naquela cor que costumamos dizer cor de guaraná você ja poderá utilizá-la despejando-a como disse anteriormente por toda a forma de pudim. Reserve.

No liquidificador coloque o leite integral, o leite condensado e os ovos. Bata bem. 

Coloque a forma caramelizada dentro da panela com a água fervente e dentro dela o líquido batido. 

Tampe essa forma e deixe no fogo por mais ou menos uma hora. 

Desligue o fogo. 

Quando retirar a tampa ele deverá estar cozido. Sua parte superior ficará bem firme.

Deixe ai ate que esfrie.

Depois leve-o ainda na forma para a geladeira por algumas horas.

Passado umas três horas ou mais, retire-o da geladeira e com uma travessa redonda que caiba na borda da panela, de preferencia pouco maior, procure segurar bem firme as duas juntas e vire ao contrario, de ponta cabeça, com cuidado. 

O pudim se desprenderá. 

Retire a forma que estará nesta hora na posição contrária, por cima.




Escorrerá o restante da calda e já poderá ser servido.







Uma sobremesa deliciosa onde poucos torcem o nariz.

Beijos no 



Finalizando com a frase de Josiah G. Holland

"Deus dá a cada ave a sua comida, mas não a lança no ninho"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.