}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

FRUTO ou FRUTA? EXISTE DIFERENÇA?

BOM DIA!
QUE SEU DIA RENASÇA A CADA AMANHECER E TRAGA COM ELE SOMENTE O BRILHO DO SOL E DAS ESTRELAS PARA ILUMINAR TEU CAMINHO E TE LEVAR À FELICIDADE.





Olá!
Vocês sabem tanto quanto eu que falar de plantas, flores, frutas, verduras, legumes, vegetais, minerais, etc, é muito complicado e que realmente quem sabe tudo a respeito são os estudiosos que se aprofundam em cada um deles. Nós apenas os conhecemos pelo nome, as vezes até confundimos achando que um é outro quando na verdade não é. A confusão mais comum que fazemos é a do tomate, que muitas pessoas acham que é um legume quando na verdade é um fruto. Ou será uma fruta? 
Mas não precisamos estudar minuciosamente cada coisa que levamos à nossa mesa, ou que provamos ou consumimos, com respeito aos alimentos, apenas saber o que estamos comendo. 
É bacana saber ao menos do que se trata o alimento quando formos comprá-lo, se é uma fruta, um fruto, um legume, um vegetal, uma verdura, etc. 
Não é preciso estudar, se especializar nesse assunto, só se você realmente adora e curti, e pretende seguir a carreira de um biólogo ou de um botânico, caso contrário já basta você saber ao certo de como é qualificado o alimento que você irá comprar, as dicas de como comprá-lo, e quais os benefícios que nos oferece. Seja ele o tipo que for, deverá estar em perfeito estado para o seu consumo, evitando assim problemas à sua saúde.
Aqui a minha pretensão não é a de ensinar nada profundamente, mas que ao menos você saiba ao olhar o alimento, do que se trata. Não que eu seja uma expert nesse assunto, mas gosto muito de pesquisar a respeito principalmente quando surge uma dúvida, e gosto de passar para as pessoas aquilo que aprendo. O importante é sabermos o básico e o restante deixemos com os especialistas. rs
Mas voltando ao nosso assunto de hoje, vocês 
sabiam que fruta é um termo vulgar que utilizamos para dar nome aos frutos comestíveis de sabor adocicado ? E que toda fruta é um fruto?
Pra vocês entenderem vamos começar bem do início. 
O que é Biologia? É o estudo da vida.
O que é Botância? É um grupo do estudo da vida que se preocupa em estudar os vegetais, classificando-os, observando como reagem e quais benefícios causam em nosso organismo.
Ah! Não podemos esquecer de que as flores também têm ovário e óvulos. Dá só uma olhadinha em alguns exemplos abaixo.
























Pronto! Sabendo disso fica mais fácil de você entender algumas coisas a seguir.
Fruta não tem significado botânico. É um nome popular que damos aos frutos
Entendemos que toda fruta é tudo aquilo que tem sabor agradável as vezes doce, outras vezes azedo. Agradável de acordo com o paladar de cada um, porque muitas pessoas só gostam das coisas mais doces e outras das coisas mais azedinhas.
Os frutos começam a se formar a partir do ovário  fecundado das flores. Esse ovário começa a crescer passando por várias modificações, por causa dos hormônios vegetais, dando formato, consistência, cor, textura, sabor, até surgir o produto final chamado fruto. 
Esses frutos contêm sementes dentro de si, que são protegidas por eles até chegarem ao ponto de poderem germinar. É nessa hora que o fruto fica maduro, que acontece a primeira forma de germinação das sementes, porque alguns podem até se abrir quando caem e tocam o solo, de tão maduros, espalhando as sementes, e assim dando inicio a sua germinação, 





Outra forma de germinarem são através dos animais e das aves.


Alguns animais como os esquilos, e os passarinhos, pegam esse fruto, e enterram-no para depois come-lo, mas acabam se esquecendo de onde foram enterrados alguns deles, e esses acabam sobrevivendo e germinando.




Existe até um vídeo na internet a respeito disso, rs . Que gracinha!!! rs e que dózinha! Tadinho querendo esconder seu alimento e nunca irá conseguir. Imagina a sua cabecinha rs

https://youtu.be/HTPOSdyA7Uo


 Outros animais, ao contrário, come o fruto, e as sementes serão depositadas depois de passarem pelo seu aparelho digestivo, dando vez a mais um modo de germinação.



 A casos em que os frutos têm em sua parte externa ganchos ou substância pegajosa que acabam grudando no pelo de um animal, como os carrapichos, e são carregadas pelo caminho que o animal percorrer, algumas caindo nesse trajeto e alí começando sua germinação.





Outras sementes são tão leves que são levadas pelo vento e acabam sendo acomodadas em solos distantes e germinando. 


Assim como alguns insetos, tipo a abelha que carrega o polem da planta, acaba depositando em outra e inicia-se mais um 


processo de fecundação e novos frutos e sementes serão germinados. 








E por fim frutos que crescem de plantas próximas aos rios e mares, que quando maduros caem nessas águas que os carregam para outras praias, dando mais uma vez, a capacidade e a chance de germinarem.


ou ainda poderão germinar através das mãos do homem, que as separam ou a separa porque algumas espécies têm apenas uma semente como no caso do abacate, enquanto comem apenas seu fruto, e depois mais tarde as plantam para que se desenvolvam e surjam novos frutos.


Os primeiros vestígios de frutos encontrados na natureza e que vieram sendo estudados pelo homem, foram folhas fechadas, que envolviam as sementes, formando folículos, que nada mais são do que frutos secos que surgem através de uma fenda, causada no sentido do comprimento de uma espécie de folha modificada e isolada, que chamamos de carpelo.
Encontramos na natureza várias espécies de frutos, de diferentes formas, cores, sabores. Uns mais conhecidos e outros menos. 
São classificados de diversas maneiras através de vários critérios. Entre eles, se são secos e carnudos; se são carnudos e suculentos; quantas fendas têm; se são frutos verdadeiros ou se são pseudofrutos nome que se dá aos falsos frutos quando a parte comestível da planta não é formada pelo ovário tendo como exemplo o caju e a maçã, 

FLOR DO CAJU






A FLOR DA MAÇÃ




Esses pseudofrutos ainda podem ser classificados como frutos simples, quando os carpelos são unidos entre si, nem que seja no começo de seu desenvolvimento, como o limão, pera, maracujá, mamão, pepino e goiaba; fruto composto quando o carpelo são desenvolvidos desde a flor separadamente, como morango e magnólia; e frutos múltiplos que se originam de vários carpelos de várias flores e vivem agrupados por nascerem uns bem pertinhos dos outros, como exemplo abacaxi, amora e figo.
Se têm várias sementes ou apenas uma, como se dá a sua abertura quando maduros porque há frutos que só podem ser abertos com a ajuda de alguém e podem ser secos, lenhosos e carnudos, assim como a maçã, o melão, a laranja, e outros ao contrário, abrem-se sozinhos quando caem no solo e estão bem maduros, e outros quando maduros porém bem secos , tipo as castanhas, e a maior parte das leguminosas que se rompem pela secura que representa seu amadurecimento.



fruto maduro inteiro do Inajá e cortado







FLOR DA LARANJA






















Muitas pessoas pensam que o abacaxi é apenas um fruto, mas na verdade são vários frutos, porque cada gomo é um fruto, que tem origem de um óvulo da mesma flor. Essas flores são agrupadas bem juntinhas num mesmo eixo, acabando por se unirem umas as outras de forma que fiquem tão unidas que não se veja espaço algum entre elas.


Para quem não conhece esta é a flor do maracujá





FLOR DO MORANGO













FLOR DA CARAMBOLA




Através de plantas com flores e frutos, de acordo com sua evolução, surgiram novos tipos de frutos.
Uns como realmente nos foram enviados ao mundo pelo Criador, e outros já modificados pela natureza e pelas mãos dos homens.  




Então...vocês conseguiram entender de que não há diferença entre fruta e fruto?  As duas palavras significam a mesma coisa, porém só uma é correta, FRUTONós é que dizemos fruta porque nos ensinaram assim e já estamos acostumados.

E que na verdade não existe fruta e sim fruto.
E que também o que pensávamos ser fruto não é fruto verdadeiro, e sim um fruto falso chamados de pseudofruto, porque na verdade como no caso da maçã, não comemos a parte realmente do fruto que é a casquinha que envolve a semente, e sim a parte do receptáculo da flor. No caso do caju a castanha é o fruto verdadeiro, mas comemos como fruto o pedúnculo floral que é suculento. Assim também ocorre com o morango que pensamos comer o fruto falso, pseudofruto, como verdadeiro, mas que o fruto verdadeiro são os frutos secos que são as sementinhas do morango.
Nossa! Vocês viram quanta coisa aprendemos hoje e quantas coisas ainda temos que aprender no decorrer de nossas vidas.
Como eu sempre digo, todos os dias estamos aprendendo alguma coisa nova e que não sabíamos. Nunca deixamos de aprender.
Tem até um frase que diz, VIVENDO E APRENDENDO. Já ouviram falar? E é a mais pura verdade!
Bom por hoje é só. rs
Existem tantas outras coisas a respeito desses frutos, e de tantos outros que até nos são desconhecidos, e tantos outros que ainda não sabemos se os conhecemos como realmente são ou os comemos como frutos e não são. rs
Mas voltarei para que possamos falar dos outros frutos que confundimos como legumes, para aprendermos um pouquinho sobre eles também, pelo menos os mais comuns do nosso dia a dia.







Espero que tenham gostado e acredito que deu pelo menos pra se ter uma ideia desses frutos que comemos e que tanto gostamos. Já sabemos mais um pouquinho sobre esses frutos que levamos para a nossa mesa e oferecemos à nossa família. Caso você queira saber mais a respeito, ou saber sobre os benefícios de cada um, dá uma passadinha no outro post aqui mesmo no Blog, referente a esse assunto.




Beijos no 





























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.