}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

domingo, 5 de junho de 2016

RESTAURAÇÃO DE UM CONJUNTO DE MESA E CADEIRAS PARA A SALA DE ALMOÇO - 1ª parte

BOA NOITE

QUE TODOS TENHAM UMA NOITE ESPECIAL REPLETA DE MUITO CALOR HUMANO PARA QUE TODOS POSSAM USUFRUIR DELA COM VOSSOS CORAÇÕES LEVES E AQUECIDOS.


RESTAURAÇÃO DE CONJUNTO DE MESA E CADEIRAS PARA A SALA DE ALMOÇO. 


                           

                                               (1ª Parte)


Olá pessoal!

Olha eu chegando com mais uma restauração, daquela salinha que pretendo transformar em uma salinha de almoço. Lembram?
Só que desta vez de algumas cadeiras. Na verdade é um conjunto de mesa e cadeiras, mas irei fazer esta restauração em três etapas.
Nesta irei restaurar primeiro os assentos dessas cadeiras. Na segunda etapa irei pintá-las e na terceira restaurarei a mesa.
Como já disse quando restaurei a cristaleira, eu gosto dos móveis brancos, porque acho mais pratico depois para se decorar o ambiente. Pode-se mudá-lo por várias vezes só jogando cores sobre ele, mas você poderá caso goste e pretenda restaurar também seus móveis, pintá-los da cor que mais lhe agrada. 
Os materiais que utilizarei estarão anotados na pagina de materiais, logo ali do ladinho do Blog.
Agora vamos se concentrar nos assentos das cadeiras.
Como eu já tenho a ideia mais ou menos de como desejo que fique esse ambiente, sai a procura de um tecido parecido com o que tinha em mente. Procurei, procurei, entrei em várias lojas que encontrava pela frente e nada. Encontrei um bem próximo do meu desejo, mas o tecido era meio fino para ser colocar em um assento onde tantas pessoas se sentam com uma certa frequência, e fiquei com medo de logo estragar, e começar a desfiar.  Era tipo uma seda, e ficaria lindo para umas almofadas. Então continuei minha procura e digo que não foi nada fácil. Até na 25 de Março em todas as lojas de tecido eu estive e nada me agradava. Mas enfim, passando pelo bairro de Mogi encontrei por um acaso uma lojinha numa das suas travessas, e um dos tecido me chamou a atenção. Não que fosse a estampa que eu estava procurando, mas ao imaginar as cadeiras já restauradas com essa estampa e o ambiente meio que montado em minha cabeça, achei que daria certo também. Ao mesmo tempo já tive outra ideia caso encontra-se o tecido na estampa desejada, mas ficará para depois. Esse nem pestanejei, já fui logo perguntando preço e pedindo a medida pois já se encontrava com ela na mão, apesar do preço ser um pouco salgadinho, mas valeu comparando-o com os que já tinha visto e especulado, e além disso o tecido tinha a grossura que eu desejava para um assento.
Graças a Deus consegui porque já estava cansada de procurar algo que desse certo com o ambiente imaginado por mim. Cansada! Mas nunca desistiria de procurar, porque sou uma pessoa persistente. Mas a tal estampa exatamente como eu desejo com certeza também irei encontrar mais adiante , e ela que me aguarde, rs.  Por hora esta mesmo serve.
Então vamos colocar a mão na massa ? Aliás...na cadeira neste caso. 
Algumas dicas antes para que não fique no meio do caminho depois pensando ou na dúvida. Pare e pense no que deseja fazer, e anote todo o material necessário que irá precisar, além de tirar as devidas medidas de onde pretende ou de onde são necessárias, para a forração. 
Assim tudo anotado, vamos começar medindo o assento de uma das cadeiras, e depois multiplicá-lo pela quantidade que pretende restaurar. Não se esqueça de aumentar alguns centímetros nessa metragem para depois poder fazer um bom acabamento e não ficar soltando o tecido quando se assentar na cadeira. No meu caso a medição foi até a parte debaixo do assento e depois acrescentei os centímetros desejado para o acabamento. Dependendo do modelo da cadeira não será necessário deixar tanto tecido na parte debaixo, apenas uma pequena dobra é suficiente, porém sempre será obrigatório você acrescentar pelo menos mais dois centímetros para o acabamento.
Caso suas cadeiras tenham encosto e precisará também restaurá-lo, não se esqueça de medir uma delas e também multiplicar pelo mesmo numero a ser restaurado e da mesma forma medir com o acréscimo dos centímetros. No meu caso não tem estofamento no encosto, mas se eu resolver fazer o tecido dará porque comprei uma boa metragem à mais com receio de precisar depois e não encontrá-lo, porque só havia nessa loja, e como acontece, dificilmente eles irão repor um outro exatamente igual pela necessidade de renovação e atualidade dos tecidos. 
Como gosto de ser prevenida, me preveni.
Todo material necessário, e já com o tecido comprado, vamos ao trabalho, apesar que quando se faz as coisas com prazer, a meu ver não deve ser chamado de trabalho, e sim de Lazer ou Hobby.


Esta é uma das cadeiras em questão.
Com o auxilio de uma chave de fenda retirei todos os parafusos existente embaixo dela que seguravam esse assento. No meu caso foram quatro e já os coloquei dentro de um potinho porque na finalização poderá faltar alguns deles, o que é muito comum acontecer se não fizer dessa forma. Parece que nascem perninhas nos parafusos. rs
São cadeiras antigas forradas com um material tipo uma napa não muito grossa e numa estampa neutra, que ainda era preservado com o plastico transparente que costuma vir das lojas para proteção do mesmo.
Retire da estrutura da cadeira e coloque esse assento sobre a mesa que irá trabalhar.


Reserve num canto a outra parte da cadeira, enquanto ira trabalhar no assento, assim não ficará atrapalhando a passagem de ninguém, nem mesmo a sua caso não esteja com todo o material do seu ladinho


O ideal é que você faça esse processo uma a uma, ao invés de tirar todos os parafusos e assentos, porque quando retornar com o assento e os parafusos, geralmente estes ficam mais difíceis de serem rosqueados e apertados novamente,


 porque poderão como acontece na maioria das vezes não encaixar direito se não for na sua própria furação.
Algumas ainda existem chapinhas por onde passam os parafusos para fixar o assento. Nesse caso não retire-as do local, porque não há necessidade. Apenas retire os parafusos que prendem o assento. 
Há cadeiras que não têm essas plaquinhas, os parafusos são direto da base para o assento.



Este foi o tecido que comprei para trocar e forrar todos os assentos das cadeiras e ficar de acordo com a decoração que pretendo fazer. 
Não gosto de estampas escuras, mas esta é bem bonita porque ainda tem um brilho no tecido, onde a foto não faz juz a ele, mas quando for finalizada as cadeiras todas na cor branca, com certeza ficará bem em destaque e irá lembrar o tema que escolhi para essa salinha.














Separe tudo material a ser utilizado e somente depois comece a dar incio ao seu serviço.  Facilitará bastante essa organização, para que não fique para lá e para cá a procura de algum deles.

















Este é um grampeador próprio para este tipo de serviço. Ele vem com poucos grampos e em três modelos, e você deverá comprar uma ou mais caixinhas de grampos, porque colocar um aqui e outro ali, não ficará um bom serviço e mais para frente com certeza começará a soltar tudo, e não adianta se lamentar depois. Por isso o ideal é que você faça um trabalho bem feito logo no começo.













A embalagem já vem com o desenho dos três modelos de grampos e você deverá escolher um de acordo com a necessidade do momento.

No meu caso a escolha foi para esse modelo abaixo por verificar que seria mais útil e melhor para a fixação que eu desejava.

















Retirei o plastico de proteção que envolvia todo o assento. Virei-o ao contrário deixando sua parte forrada e almofadada ficasse em
contato com a mesa.
Verifiquei que eram poucos os grampos que prendiam esse tecido, já existe, e como fiz a opção de não retirá-lo para que ficasse mais protegida a parte almofadada do assento, tive que reforçar grampeando mais alguns em toda sua volta.











Feito isso deixei-0 num canto e passei para a parte do tecido que iria recobri-lo.
















Neste momento para quem não esta acostumada com tecidos, deve pega-lo e observar sua aureola (urdume ) que é nada mais que aquela bordinha fina da lateral com uma trama diferente do restante do tecido, alguns parecendo até furinhos.



É importante para que de repente não forre o assento de sua cadeira com o lado avesso dele, o que acontece muito com tecidos de uma unica cor, que vocês verão quando eu utilizar o forro na cor preta. As vezes encontramos tecidos que o seu avesso também é tão bonito quanto o seu direito. ( o direito quer dizer o lado certo da estampa do tecido) . Mas não é o caso. 
Existem outros tecidos que o avesso é bem aparente facilitando o seu conhecimento e não precisando verificar sua aureola, como foi neste meu tecido estampado.















Veja bem a diferente abaixo o lado avesso deste meu tecido.
















O lado direito do tecido você deve deixar virado para baixo, em contato com a sua mesa, e por cima coloque o assento com a parte almofadada em contato com ele. Ficará assim o assento em cima do avesso do tecido, porque quando for forrá-lo, o tecido ficará após virado para cima, do lado correto, e não do avesso.
















Aproveite e já tire a medica da altura e da largura do assento, sempre deixando alguns centímetros maior em toda a volta para depois poder fazer o acabamento mais perfeito.Você deve deixar os mesmos centímetro de quando fez a medição antes de ir comprar o tecido, porque se colocar à mais e você não comprou metragem à mais de tecido, no final ele irá faltar para forar talvez uma ou duas cadeiras. Lembre-se como eu disse la no comecinho quando você foi comprar o tecido. Não esqueça de anotar as medidas num papel e deixe-o ao lado para que possa ir se orientando.

















Como no meu caso a parte debaixo do assento tinha um plastico como acabamento e não eu não gostei dessa forma, achei muito feio e mal acabado, resolvi então cortá-lo em toda a sua volta e retirá-lo, porque mesmo que o deixasse ai e colocasse um outro forro por cima, continuaria mal acabado com um aspecto afofado e não é legal.

O serviço deve ser bem feito, se não for assim é melhor nem fazê-lo.


















Veja como ficou bem melhor. Agora sim poderei colocar o meu forro para um correto acabamento.


















Peguei o giz próprio para tecido e risquei as medidas que havia anotado, e a seguir fiz o corte sobre todo ele. Faça da mesma forma. Observação mais uma vez em deixar alguns centímetros a mais para depois poder fazer a dobra.                                                      
















Observe que o assento desta minha cadeira não é exatamente um quadrado com medidas


exatas. A parte da frente tem uma saliência, é meio que arredondada e maior do que as outras laterais, e a parte de traz é menor dando um aspecto de mais estreito. Se a sua for um quadrado exato será mais fácil medir e cortar.
Se você tiver que forrar mais cadeiras como eu, e todas são do mesmo modelo, com o mesmo assento, coloque sobre o tecido esticado esse molde já cortado de tecido, e corte outros tantos que sejam necessários. Uma observação: Todas as vezes que for cortar coloque o tecido com o direito voltado para cima, tanto o que ficar sobre a mesa quanto o do molde. 
Reserve-os todos num cantinho de sua mesa.
















Como eu já sabia que iria forrá-lo por 
baixo, também comprei um tecido não tão caro, e fino, apenas para dar acabamento e escolhi a cor preta para ficar mais harmoniosa a sua aparência quando olhar e ver as duas partes.

















Aqui você verá como não é tão fácil identificar qual o direito e o avesso do tecido





Geralmente acontece com tecidos de uma unica cor como já havia dito lá em cima, imagina ainda na cor preta, e com mais frequência tem de se olhar a aureola. 



Caso eu não quisesse poderia colocar qualquer lado porque estaria por baixo mesmo e ninguém veria, mas eu saber já me basta, sou meia que perfeccionista e isso as vezes acaba se tornando um problema rs.
Verificando o lado correto do tecido (o direito), caso você ache necessário poderá marcá-lo de alguma maneira, com um risquinho do giz de tecido, com um alfinetinho, et. ou simplesmente deixando-o sobre a mesa do mesmo lado até cortar todos que precisar como eu fiz.

















Deixe o tecido sobre a mesa com o lado avesso em contato com ela e ai você poderá tirar as medidas e prosseguir como eu fiz.
Antes de tudo, como é um tecido mais fino, passei-o para ficar bem esticado porque isso facilita bastante.
A seguir depois de ter colocado na posição certa, coloquei o assento da cadeira sobre ele,
a parte almofadada para baixo, e tirei as devidas medidas, 



afastando um pouco da borda do assento, porque como estará com outro tecido, não será necessário a medição até a sua borda.
Verifique que eu deixei três centímetro à mais de tecido para quando eu for colocá-lo poder dobrar dando um acabamento.



Fiz a medição de um lado ao outro deixando os dois com o mesmo centímetro de afastamento das laterais e o mesmo acréscimo.



Marquei a medida total tanto de um lado quanto do outro, porque como eu disse a medida do meu assento não é exatamente igual na frente e atras do assento. Como é somente um forro para acabamento, não tem os detalhes do corte do tecido estampado que irá forrar o assento.



Marquei toda as medidas que neste caso foi bem mais fácil porque é um quadrado, e após retirar o assento de cima do tecido já fui marcando-o. 
Você pode marcar com o tecido todo aberto formando assim o desenho do quadrado ou dobrar o tecido para facilitar e assim que riscar o quadrado e cortar, sairá ao invés de um, dois quadrados prontos.


















Corte sobre todo o risco
















Pronto mais uma etapa pronta.
Todos os tecidos cortados.
















Reserve todos os tecidos cortados 
















Lembra que eu deixei os três centímetros à mais no tecido preto já cortado ? Pois bem...
Marquei todo ele nas bordas seguindo esses centímetros à mais. 
















Passei bem para marcar essa dobra.
















 Toda a volta do tecido. Não cortei essa parte da borda porque ela irá ficar voltada para dentro.
















Pronto! Agora sim podemos iniciar a restauração do assento.
Pegue um tecido estampado, coloque o lado avesso voltado para cima. Sempre nestes casos o lado direito que é o certo da estampa do tecido ficará em contato com a mesa.
















Logo após eu coloquei o assento sobre ele com a parte almofadada voltada para baixo
















Aqui vou dar uma paradinha para colocar mais grampos no grampeador e ao mesmo tempo ensinar como se faz. Verá que é bem simples caso você não saiba. 
Como sempre digo todos os dias tem alguém aprendendo uma coisa nova. Nunca e nunca mesmo poderemos dizer que sabemos tudo, porque estamos sempre aprendendo em quanto estivermos vivos.
Bora lá!

Você deve abrir a parte traseira do grampeador.
















Toda ela puxando para traz até que saia toda sua extensão fora e já coloque em sua frente a carreira de grampos que já vem um grudadinho no outro.





e colocar os grampos logo na entrada de onde você retirou essa extensão.















Chegue perto novamente com o extensor dessa carreirinha de grampos 
Observe que os grampos devem estar com suas garrinhas voltadas para baixo para poderem grampear corretamente.
















Com o extensor empurre-a 
















e aperte bem para que chegue até o final
















até escutar um clique. Esta pronto para o uso novamente.
















Agora então podemos voltar ao assento para começar realmente a transformá-lo.
Em um dos lados faça uma dobra sobre ele, até atingir uma parte do fundo.
















Coloque o grampeador na posição correta, sua alça deve estar voltada para cima e o local a ser grampeado coloque a ponta dele por onde sairá o grampo, bastando para isso apenas apertar bem sem movimenta-lo, até que o grampo prenda o tecido. 
Eu coloquei apenas um grampo nesse local
















Fui para a outra lateral e fiz a mesma coisa
















Grampeei também com apenas um grampo.
















E nas outras duas laterais o mesmo processo foi feito.





































ficando assim os quatro lados iguais.
















Todas as laterais presas o próximo passo foi acertar bem as pontinhas dando o melhor acabamento. 
Comecei por abri-la bem 
















Junto as duas partes laterais fazendo um bico e embaixo próximo à madeira seguro bem essas duas parte 
















e sem largar abri esse bico feito ao meio com a ajuda dos outros dois dedos.
















Abaixei bem formando o bico certinho e bem acabado.










e fui grampeando de um lado e do outro 
















fazendo com que fique um canto perfeito.
















Faça os demais cantos seguindo o mesmo processo.
















Terminando os cantos reforcei todo o tecido acrescentando mais dois grampos do lado do que estava no centro distribuindo-os mais ou menos na mesma distância.





























A seguir acertei todas as bordas do tecido com a tesoura porque ele desfiou um pouco. Coisa mínima. 
Se você tiver a tesoura que faz bicos dependendo do tecido que você for usar, será melhor o acabamento, porque alguns tecidos desfiam mais, e os bicos evitam que isso aconteça. O meu como é um tecido grosso e pouco desfia não cortei com a tesoura de bico.


Sabe aquele forro preto que estão com as bordas dobradas e passadas ? Peguei um deles e já ajeitei sobre o fundo do assento cobrindo a dobra do tecido estampado.















Deixe de forma que da borda do assento até o forro estejam todos os lados com a mesma medida de afastamento. É necessário para que possa colocar os grampos sem que apareçam depois.
















Grampeei esse canto, e todos os demais, deixando bem esticado o tecido.
















Outro grampo foi colocado no meio de todas as laterais , entre uma e outra, 
































reforçando com mais um de cada lado desse grampo do meio, verificando sempre mais ou menos as mesmas distância para ficar um visual harmonioso.


Não é porque fica embaixo da cadeira que você não vai caprichar, não é mesmo ?















Esta é a parte cima do assento, o lado almofadado. Também ficou perfeito.



Veja agora como ficou depois de ter restaurado o assento dessa cadeira 















Este ainda é só o começo porque tenho mais cinco assentos para fazer rs
Esta foi a primeira etapa e espero que tenham gostado. 
Logo estarei de volta com todos os assentos restaurados, e a pintura de cada uma delas.
Me aguardem!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.