BOM DIA
TENHAM TODOS UM DIA ESPECIAL RADIANTE DE MUITA LUZ E SABEDORIA.
Olá pessoa!
Esta é super rápida mesmo, por isso dei o nome de zás e sem o traz . rs
É um aproveitamento de tudo que eu já tinha pronto.
DICAS
Neste caso só o macarrão e as batatas não estavam cozidos, porque se estivessem seria mais rápida ainda.
Se você não fizer esta, vá até a sua geladeira e vá pegando o que encontrar pois um pouquinho de cada coisa dará com certeza uma bela sopa quentinha para este finalzinho de tarde.
Não se esqueça que, como eu sempre digo, hoje é segunda feira dia de SOROBO , rs
Sorobo para quem não sabe ainda, é tudo que sobrou do domingo e se aproveita na segunda feira que é dia de preguicinha para ficar na cozinha, ainda mais para quem trabalha fora e acaba de chegar
Aqui apesar de tudo já estar pronto, esta sopa esta cheia de nutrientes , proteínas, e tudo mais porque inclusive o caldo utilizado é o de cozimento de legumes e frango (poderia ser de carne) que guardo cada vez que faço o cozimento dos mesmo. (O caldinho de carne a mesma coisa.)
Em tempos como os de hoje é até um pecado jogar comida fora com tanta gente passando fome. Devemos ter mais consciência e fazer sempre um reaproveitamento principalmente dos alimentos.
Opinião minha é que sendo ou não tempos difíceis comida nunca se deveria jogar fora porque é sagrada e abençoada, pelo fato de podermos te-la. e devemos sim ter respeito com esses alimentos que podemos colocar em nossas mesas.
Mas deixando um pouco de lado a conversa...
Vamos então a receita que neste caso não foi de reaproveitamento, mas poderia ser. Eu já tinha na geladeira tudo pronto.
Se quiser fazer exatamente igual os refogados estão em outra pagina aqui no Blog. Poderá faze-los durante a semana, guardar uma porção de cada um deles no freezer e no dia que tiver vontade faça a sopa. Com certeza ficará diferente caso você venha a fazer colocando todos os legumes como fazemos tradicionalmente, mas não menos gostosa. Aqui apenas uma dica para fazer uma sopa com o que se tem sem precisar ficar descascando, cortando ou picando absolutamente nada dos legumes, aqui somente a batata e a couve porque não as tinha pronta. É para ser feita naquele dia que esta muito frio e você quer passar o menos possível fora dos cobertores.
Outra dica é que você não congele o chuchu cozido, ou seu refogado, porque ele acumula água e não ficará muito bom por ficar murcho demais. Poderá fazer com um outro refogado que você tenha no freezer para substituí-lo, ou fazer quando o tiver na geladeira como uma sobrinha.
A batata também não pode ser congelada cozida, só se ela estiver picada crua o que você poderá num dia da semana fazê-lo para ficar pronta para quando precisar para uma preparação como esta de hoje, ou se ela estiver semi frita. Caso contrário só se for uma preparação tipo um purê, etc. Mas qualquer hora destas falaremos sobre isso.
Eu usei a congelada, a palito, que se compra para fritar. Acho pratica porque é só cortá-la um pouco menor, o que se pode fazer deixando-a fora do freezer uma meia hora antes de preparar a sua sopa.
Os pedaços de frango já os tinha na geladeira, foram do dia anterior. Esse frango é aquele que faço cozido na panela com todos os temperos. (Também esta na outra pagina aqui no Blog a receita). Também poderia estar congelado, bastando acrescentá-lo logo no começo juntamente com o caldo. Iria descongelando e já aquecendo. Não precisaria ser levado ao micro, assim como os legumes congelados
A couve poderia ser um refogado de couve-manteiga, que havia feito ontem, mas como terminou e tinha ainda algumas folhas na geladeira, aproveitei-as hoje.
O macarrão utilizei o concha, e também poderia estar cozido sem molho e congelado, tirando-o pouco antes ou descongelando-o no micro e depois apenas jogado dentro da panela no caso de peças pequenas tipo um macarrão parafuso, etc., ou até um espaguete ( este era só dar depois uns cortes com a faca para deixá-lo menorzinho). No caso das peças pequenas de macarrão congelado também poderia ser adicionados à sopa no momento exato, poucos minutos antes de sua finalização e ali mesmo ir descongelando com a quentura e aquecendo-o. Não o coloque no começo como fiz com o cru, pois estará todo desfeito ao final da preparação. Se esta não for a sua intensão, melhor seguir esta dica de colocá-lo mas para o final.
O que quero mostrar aqui é como poderia ser inclusive mais rápido e com pouquíssimo trabalho, o fazer uma sopa.
Com certeza tudo vai depender do que você já tem pronto.
PRÉ- PREPARO
Separei todos os ingredientes e logo após levei uma panela ao fogo com o caldo de legumes e frango (costumo congelar quando faço o cozimento) que já estava pronto. Deixei ferver juntamente com o cubo de caldo. Eu coloquei apenas um por causa de que todos os refogados já estavam temperados e a quantidade que fiz foi muita. Também coloquei foi cubo de caldo de galinha ao invés de cubo de legumes, você pode optar por um ou outro.
MODO DE PREPARAR
A seguir acrescentei o macarrão que estava cru. Misturei e aguardei mais ou menos uns 3 minutos
e só então juntei as batatas que estavam cruas e congeladas, já picadas
Deixei mais alguns minutos para que macarrão e batata cozinhassem, porém sem que ficassem desfeitos.
Nesse meio tempo fui cortando as folhas de couve. Reservei até o momento de colocá-las.
A couve você deve lava-las bem, enrola-las e com as pontas dos dedos posicionadas para traz, segurar bem firme e cortá-las bem fininha. Dessa forma você evita se cortar.
Assim que ficaram macios juntei o refogado de chuchu
Os pedaços de frango refogado
e o refogado de abobora,
o refogado de abobrinha, e a cada adição fui misturando tudo muito bem
e por fim coloquei a couve.
Esta deve ser acrescentada somente no final.
Misturei e deixei apenas que perdesse a crocancia
e que os demais ingredientes esquentassem bem e passassem seu sabor ao caldo dessa deliciosa sopa.
Caso faça como eu com os refogados já prontos, assim que terminar prove como esta de sal.
Não se esqueça de que os refogados já estavam com seus devidos temperos, então tome cuidado com o sal.
Você nem imagina como ficou deliciosa essa mistura.