Um maravilhoso e abençoado sábado a todos
Olá pessoal!
Espero que estejam todos maravilhosamente aproveitando bem este sábado cada qual a sua maneira, ou como podem, ou como desejam, mas que com certeza ele seja aproveitado com muita tranquilidade sem dúvidas.
Hoje venho com uma receita demorada não para ser preparada mas sim para ficar pronta.
Muitos não gostam de fazê-la dessa forma por causa desse fator demora, então muitas vezes a fazem na panela de pressão principalmente se estão com muita pressa.
Não há problema em fazê-la de uma maneira ou de outra. Apenas acho que fica mais saborosa quando feita na panela, cozida aos poucos porque assim poderá todo tempero adicionado se impregnar na carne muito mais.
Estamos falando de uma carne feita na panela comum, sem pressão.
Hoje a receita será de uma carne chamada LAGARTO, que muitas pessoas ao pronunciarem seu nome, falam errado LARGATO, ou pensam ao escutá-lo que se trata de um outro bicho, o LAGARTO, um réptil, sendo na verdade uma carne é de boi, tirada da parte traseira do animal e que recebe esse nome pela maneira que é feito o seu corte.
É uma carne bovina, popular, e não está entre as mais caras.
Rica em vitaminas, proteínas e ferro, que consumida da maneira certa, regra para todas as carnes vermelhas, só traz benefícios ao nosso organismo gerando fonte de energia, cuidando do nosso coração e do nosso sistema nervoso, além de tantos outros para o bom funcionamento do nosso corpo principalmente por encontrarmos na carne vermelha a quantidade de vitamina B necessária ao nosso organismo que não encontramos nos vegetais.
Difícil sua maciez quando pronta, mas não impossível de se tornar macia quando usamos alguns truques caseiros para que isso aconteça, antes de sua preparação.
Uma carne que pode ser preparada de várias maneiras como uma peça inteira recheada ou não, ou desfiada, ou em cubos pequenos, ou em tipo medalhões que foi o meu caso.
A maneira que a preparei é muito simples, mas existem muitas outras que no decorrer dos nossos encontros irei passando para vocês.
A quantidade de carne que preparei não é tão pequena e caso você for prepará-la e achar que é uma quantidade grande para as pessoas que irá servir ou somente para você, porque sei que muitas pessoas moram sozinhas, o que não quer dizer que vivem sozinhas, então faça uma quantidade menor, diminuindo assim também os outro ingredientes de acordo com a sua quantidade de carne.
Vamos a eles então?
Bora preparar essa carne, e tenha paciência enquanto ela cozinha, porque demora algumas horas.
Antes de tudo limpe a peça de carne tirando toda a gordura que geralmente vem junto e a envolve.
Depois corte em medalhões mais ou menos grossos e reserve.
A seguir separe os outros ingredientes.
Corte as cebolas em rodelas grossas
Corte os tomates em rodelas grossas e sem sementes
Os dentes de alho corte ao meio todos eles
Esfarele os cubos de caldo de costela
O óleo poderá utilizar o que você tiver em casa de acordo com suas condições, mas se puder, utilize o de Canola ou Girassol que são melhores para a saúde.
O orégano e a salsinha poderão ser frescos ou secos. Lógico se tiver os frescos melhor ainda, e picadinhos. Assim também poderão ser as folhas de louro, porém não é preciso picá-las, porque serão mais fáceis de serem retiradas na finalização do prato.
Coloque o minimo necessário de água para começar a cozinhar e depois vá acrescentando aos poucos no decorrer do cozimento se houver necessidade, porque a carne, e como no meu caso ainda era uma carne descongelada no momento, solta água, assim como a cebola e principalmente o tomate.
Eu não utilizei amaciante de carnes porque não aprecio muito, mas se assim você desejar poderá acrescentar à carne para que ajude a carne a ficar mais macia. Não vejo necessidade porque basta apenas deixar por mais tempo cozinhando.
Eu também não utilizei nenhum processo para amaciamento da carne dos já conhecidos, apenas fiz o processo de selar a carne, o mais simples, para que seu suco permaneça quase que totalmente ainda nela, e este fará com que ela fique mais saborosa e não tão seca, automaticamente não deixando que fique tão dura, dando uma maciez natural juntamente com o tempo de cozimento.
Outra dica muito importante é que sempre utilize um pegador grande para virar a carne e não um garfo que precise espetá-la porque assim você estará fazendo com que o suco que você esta evitando perder selando a carne, se perca saindo todo por esses orifícios da perfuração do garfo.
Seu trabalho de selagem dos medalhões neste caso, não valerá de nada.
Se não tiver uma panela tão grande vá fazendo o mesmo processo, porém revirando os pedaços, passando para cima os que estavam embaixo e sempre virando dos dois lados.
Dada as dicas vamos para os ingredientes que são aqueles que você tem em casa. Nada de tão diferente ou especial. Os mesmos temperinhos de sempre mas que dão um paladar incrível.
PRE-PREPARO
MODO DE PREPARAR

coloque os medalhões de carne um a um
quantos couberem no fundo da panela, e se caso a panela for pequena coloque por cima também
A carne que esta em contato com o óleo, a manteiga e o fundo da panela, esta sendo selada,
que é nada mais que tirar a cor da carne fechando também suas fibras e não deixando sair o suco da carne.
Deverá fazer dessa forma dos dois lados da carne.
Quando estiver "bem frita", ai sim poderá colocar o restante dos ingredientes. As rodelas
de cebola,
as rodelas de pimentão,
os dentes de alho cortados ao meio.
Vá colocando assim em camadas, não importando a ordem, o importante que coloque todos os ingredientes.
A seguir os cubos de caldo de costela já esfarelados para que se dissolvam mais rápido,
e o molho de tomate.
Este é industrializado,
Se você costuma fazer o seu em casa, ficará muito melhor e
mais leve o sabor.
Agora os tomates em rodelas em rodelas grossas.
Aqui minha panela se encontra quase cheia. Costumo fazer em uma panela mais alta, mas para que você pudessem visualizar melhor optei por uma mais baixa.
Em sua casa faça numa panela correta para que o seu fogão não acabe tendo surpresas. rs
Por fim chegou o momento do orégano e da salsinha.
Observe que até agora não coloquei um pingo de água porque não foi necessário, ainda contém bastante água que foi retirada com o cozimento, da carne e de outros ingredientes já citados acima.
Chegou o momento de você misturar tudo envolvendo totalmente os pedaços de carne com todos esses ingredientes adicionados.Deixe que eles fiquem por baixo e por cima dos medalhões. No meu caso como ainda coloquei uma outra camada de carne por cima das outras, tive que levantar com a ajuda do pegador as da parte e as de baixo para que ficassem todo tempero sob elas e no meio delas, além da parte superior.
É necessário que todas peguem o sabor de todos eles.
Pronto agora é somente deixar que cozinhe por algumas horas, até que você verifique passado umas três horas mais ou menos se elas já estão macias.
Caso não estejam deixe mais um tempo.
No meu caso foram três horas e meia, mas isso vai depender como sempre digo, de fogão para fogão, sendo as vezes necessário mais ou menos tempo que o meu.
Quanto a água só acrescentei quase no final desse tempo, uma xícara, foi o suficiente. As vezes vai um pouco mais, só que você é quem vai verificar isso, colocando-a aos poucos e não deixando que seque todo o líquido , que agora já se transformou em um delicioso molho.
Você acrescenta de acordo também se deseja que fique com mais ou menos molho.
Estando macia já poderá passá-la para travessa que irá à mesa.
Regue com o molhinho o quanto desejar,
Após regar a carne com o molho ainda sobrará na panela.

O molhinho que sobrar coloque numa cumbuca à parte para quem desejar se servir de mais molho.
Caso sobre guarde esse molhinho porque servirá para várias outros pratos que poderão ser preparados, utilizando-o inclusive no lugar do caldo de carne industrializado. Ele sempre dará aquele tempero especial.
Caso sobre medalhões dessa carne, poderá ficar na geladeira e todas as vezes que for esquentá-la para servi-la, o ideal é que coloque umas colheradas desse molho numa panelinha, acrescente pouco de água, misture bem e junte os medalhões que resolver esquentar e deixe que ai ferva, até que a carne esteja aquecida de acordo com seu gosto. Há quem goste morna e há quem goste dela bem quente. Existe também quem a aprecie geladinha.
Quando faço dessa maneira costumo ainda picá-la em pedaços menores para que esquente mais rapidamente. Eu coloco para dois medalhões picados em pedaços grandes 3 colheres de sopa bem cheias desse molhinho que já estará bem encorpado mesmo principalmente por estar na geladeira, e acrescento 1/2 xícara de água, misturando bem e levando ao fogo com os pedaços que já havia cortado da carne. Ficam perfeitos e bem saborosos. Não é necessário acrescentar nada mais de tempero e muito menos sal, porque é um molho bem apurado nos sabores que foram adicionados quando foi feita a preparação da carne.
Espero que tenham gostado e vale a pena esse tempo todo cozinhando a carne devagarinho, porque ela fica muito mais saborosa. O tempo passa logo se procurarmos fazer outra coisa, só não esquecendo de olhar vez ou outra a carne para que não queime.
Se quiserem saber mais sobre a carne, seus benefícios, e outras coisas bem importantes, procure aqui mesmo no Blog na pagina que diz sobre o este assunto e de tantos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.