}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

sábado, 26 de setembro de 2015

TORTA KITUTE DE FILÉ DE MERLUZA

QUE A VOSSA SEMANA COMECE E TERMINE NA MAIS RADIANTE PAZ.






CULINÁRIA
                           

Olá Pessoal! 
Que tal fazer uma torta daquelas bem rápidas. Aquela, de liquidificador mesmo, que você não precisa nem colocar a mão na massa.
Aquela que você nem precisa se preocupar em preparar o recheio porque ele esta logo ali, bem guardado em sua geladeira e que você não vai desperdiça-lo porque os alimentos estão pela hora da morte.
Além do mais é domingo! Horas bolas! Não vou passar o dia todo na cozinha...
Faço uma macarrona e pronto! Dê sobremesa, faço uma gelatina. Só misturar o pozinho na água e já era. Quer coisa mais rápida que isso para sair logo da cozinha? 
Ah! tem sim! Tem o sorvete que já vem pronto. Pra que esquentar a cabeça.
Hummm!!! Mas ouvi um comentário na tv, que iria cair a temperatura mais que ontem. Então é bom fazer a gelatina mesmo. O sorvete fica para um segundo plano. Já esta feito mesmo. Qualquer coisa é só pegar no freezer.
Vou colocar a água na panela para aguardar que ferva, e cozinhar o macarrão. Aproveito e faço a gelatina. Simples assim. Em pouco tempo estará tudo pronto e eu terei um tempinho a mais, pra passar a tarde descansando, vendo tv, continuar a minha leitura que ainda não consegui terminar por falta de tempo, dar um pouco mais de atenção aos pimpolhos e ao maridão, porque amanhã começa a correria. Tenho que levantar cedo novamente para ir trabalhar e gostaria que minha tarde de domingo fosse mais ligth.
Acredito que muitas de vocês ao se levantar, já estavam pensando dessa forma. Algumas já pensaram assim, ou até já passaram por essa situação outras vezes.
Se hoje, nesta manhã que já esta quase acabando porque resolveu dormir algumas horinhas a mais, e essa é a sua situação, não se esqueça de que mais tarde vai bater aquela vontade de fazer um lanchinho e tomar um café. Sem contar com uma visita inesperada. E ai?
É onde entra esta torta!
Simples, facil,que você prepara em quanto aguarda a água do macarrão ferver, intercalando com o preparo da gelatina. Sem problemas!
Começo da semana aconteceu algo mais ou menos parecido. 
Fui para São Paulo logo cedo. Andei o dia todo, e só retornei bem tarde da noite já muito cansada, com dores pelo corpo e nos pés. Mas uma hora eu conto o porque. 
Só queria minha cama e dia seguinte acordei detonada e tarde. 
Foi quando eu soube que teríamos visitas, pessoas da família e uma conhecida. Então o que fazer? Já passava da uma hora da tarde e lá pelas três poderiam chegar para um bate papo e café da tarde e eu teria que ser rápida para fazer um almoço em meia hora, servi-lo ao meu marido, e ainda algo para o lanche da tarde.
Não pensei duas vezes. Lembrei-me dessa torta que fiz muitas vezes para o lanche da tarde quando meus filhos eram pequenos com o recheio de um refogado de sardinha em lata, e que todos gostavam,inclusive as visitas, e do Sanduíche de Verão.
Acreditem, deu tudo certo e a tempo. 
Só que resolvi fazer a torta com o que tinha na geladeira e aproveitei os filés de merluza que haviam sobrado do ensopado de merluza do dia anterior.
Preparei todos os recheios ao mesmo tempo, e em quanto a torta estava no forno assando, montei o Sanduíche de Verão, com aquele processo de acelerar com a misturinha e o freezer.
A torta ficou pronta, e enquanto o sanduíche aguardava no freezer ainda tive tempo de preparar jarras de bebidas geladas, sucos, chá e chocolate gelado, porque estava um calor imenso.
Ah! E ainda fiz a gelatina rsrsr a qual preparei entre o almoço, a torta e o sanduíche. O maridão não fica um dia sem gelatina.
As visitas chegaram, terminei de passar a maionese por todo sanduíche já montado, e decorei com as batatas palha. 
Tive tempo ainda de bater bastante papo com eles, antes, durante e depois do café, e receber muitos elogios com respeito as duas receitas preparadas, principalmente a da torta por ser de um recheio não tão usado nessa preparação, e que as pessoas geralmente não estão acostumadas a comer. O recheio foi aproveitando o Merluza (peixe), que havia feito dias antes um Ensopado de Merluza.
Ficou excelente o resultado, e todos aprovaram.

Então pela praticidade e resultado da receita estou aqui hoje passando para vocês os poucos ingredientes e o modo de fazer desta torta, para que possa prepará-la enquanto aguarda a água do macarrão ferver. Dá tempo inclusive de fazer a gelatina ou uma Mousse de Limão rápida,que você também encontra aqui no Blog, juntamente com o Ensopado de Filé de Merluza.


DICA:
Bata os ingredientes da massa apenas para misturá-la no liquidificador pois fica bem compacta e grudenta.
Não force o liquidificador para não queimá-lo.
Se preferir bata no processador com o batedor de massa.
Esta torta fica super gostosa também, com um recheio feito de refogado de sardinha em lata.
O recheio poderá ser substituído por um refogado de sua preferência.

     TORTA KITUTE DE FILÉ DE MERLUZA
                   


                       


INGREDIENTES

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Recheio
sobras de filé de merluza (feito anteriormente um ensopado com todos os temperos)

brócollis cozido com cubo de legumes

MODO DE PREPARAR:

Coloque no liquidificador todos os ingredientes da massa começando pelos líquidos. Bata um pouco apenas para misturar os ingredientes.
Coloque um pouco da massa numa assadeira, levemente untada com manteiga e farinha de trigo ( muito pouco mesmo) e acrescente uma pequena parte da massa (menos da metade dela), espalhando com as costas de uma colher levemente untada com óleo. Espalhe bem cobrindo todo o fundo. 
A seguir coloque o recheio de filé de merluza com o auxílio de uma colher apenas jogando-o por sobre toda a massa. Não tente espalhá-lo com ela porque gruda na massa e se tornará mais difícil espalhá-lo.
Sobre este recheio coloque os pedacinhos picados de brócolis.
Por ultimo pegue porcões da massa restante com a colher e sobre todo o recheio posicione-as uma bem perto da outra e só depois espalhe da mesma forma com as costas da colher untada com pouco de óleo.
Leve ao forno médio até que perceba que sua superfície esteja bem dourada.
Retire do forno e depois que já estiver morna corte em quadradinhos do tamanho desejado.

                         

Coloque-os todos numa travessa e quando chegar a hora do cafézinhoda tarde, sirva-se, juntamente com sua família ou se aparecer  uma visita, está também poderá sirvir-se dessa torta.


Ainda fiz um charminho na hora de servir.
                       











  


E esse foi só o começo.
Aqui agradou a todos que nos visitaram e não sobrou nada.


Espero que tenham gostado de mais esta receitinha. Se não gostar de peixe substitua pelo recheio do refogado que mais lhe agrada.
Depois me conta como ficou.


Beijos no 






Finalizando com a frase de Esopo

" UM PÃO COMIDO EM PAZ, É MELHOR DO QUE UM BANQUETE COMIDO COM ANSIEDADE"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.