}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 17 de novembro de 2015

DICIONÁRIO CULINÁRIO.

DICIONÁRIO CULINÁRIO

                      







Olá pessoal!
Estou aqui para poder esclarecer a vocês certas palavras que acompanham algumas receitas postadas neste Blog. Algumas delas meio que complicadas quando mencionadas, por não serem palavras do dia a dia de nosso vocabulário, porém quando verificamos qual o seu significado, tornam-se simples e fáceis de serem melhor entendidas.
                     Abaixo segue algumas delas




Tubérculos : Tubérculo é como chamamos o caule que sustenta o vegetal. Arredondado e modificado, que algumas plantas verdes, desenvolvem debaixo da terra, e que para sua sobrevivência e crescimento, esses caules fornecem nutrientes e energia em meses de seca e inverno, além de ser um meio de reprodução para novas plantas, onde esse alimento é fornecido até que se formem as próprias raízes e folhas. 
A sua função básica é o armazenamento de amido.
São diferentes de raízes tuberosas e bulbos. Em seu órgão (caule) se sobressaem as ramificações.
Um tipo de caule bem conhecido é a batata-inglesa ou também conhecida como batata comum, além do cará. Então podemos dizer que batata-inglesa é um caule, portanto um tubérculo, assim como o cará.




Raízes Tuberosas : Raiz é o órgão das plantas, muito mais desenvolvida do que os tubérculos, que fica debaixo da terra, fixa a planta ao solo, absorve e armazena água, substâncias e nutrientes. A raiz tem sua terminação pontuda com um revestimento como proteção para facilitar sua perfuração na terra e ramificações peludas para aumentar o poder de absorção dos alimentos. Como exemplo temos a beterraba, a batata-doce, a cenoura, o nabo e a mandioca que são plantas com raiz principal mais desenvolvida.



Bulbos : São raízes também que se desenvolve debaixo da terra que usam parte de seu caule e mais as folhas modificadas, que ficam ao redor desse caule, para armazenarem nutrientes. 
                      O órgão é cônico e nascem no talo do caule.
                      A cebola e o alho são exemplos de bulbos.





Para que você possa entender melhor deixo abaixo uma ilustração
onde a primeira é a beterraba qualificada como raiz tuberosa, a do centro a batata como um tubérculo e por ultimo a esquerda a cebola qualificada como bulbo.

(ilustração de Sandro Castelli retirada do site: htpp//revistaeescola.abril.com.br)










Simplificando esses três 
grupos de vegetais, tubérculo, raiz tuberosa e bulbo, são muito semelhantes na questão raiz, armazenamento de alimento e água em seus órgãos, diferenciando-os apenas quanto ao tamanho desses órgãos, que aumentam em lugares diferentes, em cada um desses grupos. Basta observar a figura acima.





Existem outros tipos de raízes e caules que são chamados de aéreos, porque se desenvolvem acima do solo. Mas isso é assunto para uma outra hora. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.