}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Deu tchutcho no sinal da INTERNET e WIFI ?

BOM DIA!

QUE VOSSA SEMANA SEJA ILUMINADA E QUE NELA VOCÊ CONSIGA COLHER SOMENTE FRUTOS ABENÇOADOS.




Oiii!!!

Olha eu aqui passando por mais uma raiva com essa Internet que do nada resolve me deixar na mão justamente quando estou fazendo algo de maior importância.
Quem já não passou por isso? Eu já perdi as contas, e de tanto passar por isso e me estressar com ligações para a operadora ou técnicos e eles sempre fazerem as mesmas perguntas depois de horas de tentativas com ligações, passar de um ramal para outro, se já despluguei isso e aquilo, marcar números e números de protocolos que até agora não sei para que realmente servem, e que certa vez chegaram a mais de quinze (e não é mentira), de aguardar um minutinho para que possam tentar arrumar por lá mesmo verificando se é problema na rede e os cambaus, e não dar em nada todas as vezes dizendo que será necessário um técnico nem sei do que, nem pra que, no local da residência onde esta acontecendo o problema, e ainda por cima de tudo aguardar tantas horas para saber se vai voltar ou não o sinal da bendita Internet, e quando dias depois volta, se encontra cada vez mais reduzida.
Gente! CANSEI!



Foi então que resolvi eu mesma antes de fazer uma ligação para verificar o que esta acontecendo com o sinal da bendita, testar de todas as maneiras, tudo que pode acontecer dentro de casa primeiramente e só então se não conseguir resolver o problema, ai sim, fazer as cansativas e estressantes ligações porque ao menos estarei ciente de que não tem jeito mesmo, tenho que ligar.
Já faz algum tempo que gosto eu mesma de estar fazendo certos reparos ao invés de ficar esperando alguém que faça um favor. Nada pior do que ficar sempre a espera e dependendo de pessoas para fazê-los, e esse é um deles que a muito tempo resolvo sozinha, dentre outros.

Na sexta-feira, (hoje domingo) altas horas da madruga estava eu de boa a relaxar um pouco num aplicativo quando de repente...pif!
Pifou a Internet mais uma vez e a essa hora, cinco e meia da madruga, marido dormindo no ambiente onde esta localizado os tão conhecidos aparelhinhos com aquelas luzinhas brilhantes apagadas. Nada podia fazer, a não ser, continuar acordada num joguinho no estado off ou dormir. 

Optei por alguns minutos ficar jogando no estado off mesmo, porque a minha companheira insônia insiste em não me deixar, e dali a algumas horas, assim que ele acordasse já poderia ver o que tinha acontecido. 
Foi então que em pleno sábado, entre as arrumações da casa, o almoço, e tudo mais, intercalei o reparo na fiação para ver se o tal problema seria interno, e qual foi a minha surpresa e satisfação ao olhar um desgramado fiozinho que se partiu bem no meio da minha madrugada de relaxamento e passa tempo. Menos mal!. 



Foi então que pensando em tantas pessoas que passam por isso, principalmente pensando na mulherada que gosta de se virar sozinha sem ficar esperando a ajuda do marido que por sua vez não é muito fã de pequenos reparos, (o que não é o meu caso, mas mesmo assim faço eu mesma rs), para aquela mulherada que mora sozinha por vários motivos, e não gostam de estar incomodando parentes ou amigos e ter que esperar quando estiverem disponíveis, ou o pior, de incomodar um vizinho que como eu digo nem se quer é parente, com coisas banais que ela mesma poderia resolver, e que muitas com certeza concordam comigo de que querendo ou não sempre estará sendo inconveniente, pois todos têm os seus afazeres. 




Graça a Deus até o dia de hoje, nunca passei por isso porque sempre aprendi a me virar nos 30 rs, assim como sei que muitas também o fazem. Além dos pequenos reparos na casa como pintura, encanamento, etc, ainda tem os outros afazeres domésticos além de cuidar das crianças.


Acredito que com um pouquinho de boa vontade e sem preguiça todas nós mulheres podemos fazer com certeza muitas coisas nesse sentido em casa, pois todas temos a capacidade de aprender, e podem ter certeza que não será nenhum bicho de sete cabeças e muito menos vai morder rs.  Foi pensando nessa mulherada que fez com que eu resolvesse passar para vocês essa dica antes de ter dor de cabeça com a sua operadora. 
Disse mulherada porque elas são um número maior, mas também a dica serve para os homens que não estão acostumados a esse tipo de serviço, como aquele rapaz que resolveu morar sozinho, ou se encontra sozinho no momento sem ter um profissional por perto ou a pessoa que costumava fazer esses serviços corriqueiros dentro de casa não se encontra mais ou não esta no momento. Ou aquele que nunca fez e hoje esta casado precisando de uma ajuda em certas coisas dentro de casa, e a mulher esta como tantas a falar e falar e você sem coragem para fazê-los e nem se quer ter ideia por onde começar.
Já escuto muitas a falarem após me expressar dessa maneira... 

A EU NÃO! DEIXA ISSO PRA QUEM ENTENDE. PRA QUE TANTO TRABALHO ? É SÓ CHAMAR O CARA E PRONTO! ETC, ETC, ETC. 
Com certeza é mais comodo mesmo, mas o tempo que eles levarão para chegar você já terá terminado o serviço e estará com sua Internet (neste caso) no mesmo dia (se for um problema interno) funcionando perfeitamente e entrando novamente em contato com o mundo virtual rs.
Muitas até falam dessa maneira porque nem se quer sabem, muitas vezes o que é ficar horas num telefone tentando resolver o problema, e como é estressante principalmente com essa operadora. 
Outras com certeza fazem essas ligações por não terem outras opções, ou o marido esta trabalhando, ou o filho saiu, etc, e se estressam como milhares de nós que já estamos acostumados com esse tipo de coisa chata, mas, também preferem que venham até o local da residência resolver esse problema tão comum nos dias de hoje.

Eu prefiro fazer! rs . É menos estresse.
Bem...para quem quiser e esta como eu, neste caso, vira e mexe sem o bendito sinal da bendita Internet.
Vamos lá então para essas dicas que foram passadas por tantas e tantas vezes pelos atendentes dessa operadora e que hoje pratico antes da loucura do telefonema a eles.



Primeiro de tudo quando sumir o sinal de sua Internet, esteja certa ou certo de que não é um problema interno, dentro de sua casa, verificando antes todas as possibilidades que possam prejudicar o sinal.
No meu caso eu tenho um modem da operadora (aparelho branco), e um modem roteador (aparelho preto) que por sinal foi presente de meu irmão Zé ao casal já a algum tempo, e que nos possibilita a termos o sinal Wifi.
Ressaltei estes aparelhos pois hoje já existem aparelhos que são os dois juntos, modem roteador e modem Wifi 


Antes de tentar corrigir o problema de sua Internet, esteja com todas as ferramentas que poderão ser necessárias para um melhor desempenho no conserto do que estiver por vir à frente, tipo alicate de bico, alicate próprio para cortar fio ou desencapá-lo e caso não o tenha poderá substituir por um estilete. É preciso também uma chave de fenda correta para o tipo de parafuso que irá desparafusar que geralmente é de 4 mm e uma outra menor, as caixinhas de terminal, por isso sempre é bom você ter algumas de reserva, e até alguns parafusinhos que resolvem as vezes desaparecerem quando você menos espera ( mas estes não são tão importantes).

HORA DE COMEÇAR...

1- Verifique como esta o contato do plug em sua tomada. No meu caso são dois plugs e duas tomadas pois uma é para a extensão que necessito. 
Caso estejam como nesse exemplo você poderá sim ter um contato não satisfatório entre a fiação e seu aparelho de Internet, até mesmo com outros aparelhos.


Cuide para que fiquem conectados perfeitamente, fazendo com que o plug esteja bem encostado na tomada.



Se o sinal do aparelho que representa a Internet ainda continua apagado, então vamos para o próximo passo.



2- O seu aparelho tem um botão de liga (on) e desliga (off). No meu caso se encontra atras do mesmo. 
Desligue esse botão por alguns minutinhos e torne a ligá-lo.



Verifique então se continua apagda após aguardar alguns segundos, o sinal da Internet no aparelho.




Caso não tenha retornado desligue-o novamente.
Retire o segundo cabo simplesmente puxando-o





A seguir recoloque-o novamente no lugar indicado.



Certifique-se de que esteja bem conectado.



Vamos aproveitar e verificar todos os outros, e no momento será a vez do cabo amarelo.



Com cuidado, antes de retirá-lo aperte uma espécie de alavanca que se encontra embaixo da ponta transparente, para que saia com mais facilidade pois não sairá se não apertá-la antes e continuar com ela precionada até o momento de retirá-la, e se forçar ao invés de tomar esse cuidado, poderá danifica-lo.



Volte com ele novamente ao lugar de onde foi retirado e da mesma forma tome o cuidado de deixar a alavanquinha pressionada. As vezes dá até um clic quando o colocamos mostrando que esta bem encaixado.



Agora é a vez de verificar o fio do telefone se esta perfeito o seu contato com o aparelho de Internet e o aparelho de telefone,



retirando com cuidado também sua ponta pois assim como a do cabo amarelo tem uma alavanquinha quase sempre transparente que logo você sentirá quando encostar o dedo para retirá-lo. 
Pressione até sua retirada 



Recoloque-o novamente com o mesmo cuidado no seu devido lugar.



Faça o mesmo com a outra ponta desse fio que se encontra no aparelho telefônico.



Sempre com o mesmo cuidado, precionando a alavanquinha até o momento de total retirada. Nunca forçando 



E assim como os outros anteriores, recoloque-o também pressionando novamente essa alavanca. Como eu disse as vezes se escuta o barulho de um clic , sinal de quando bem posicionado.



Ainda não acabou... 
Devemos agora verificar também os filtros e sempre da mesma forma que as verificações anteriores, pressionando a alavanca, retirando, pressionando-a novamente e recolocando-o no devido lugar.




Faça o mesmo na tomada de entrada para o fio de telefone que fica na parede.
Feito tudo isso, volte ao seu aparelho de Internet e ligue-o aguardando alguns segundos acenderem-se as devidas luzinhas e o sinal de Internet aparecer.
Geralmente se não tiver problemas maiores se acenderão, mas se no seu caso e como foi o meu não derem sinal de vida, temos mais duas opções de verificação. 

4-  Sabe aquele cabo amarelo atras de seu aparelho de Internet ? Pois então, ele esta ligado também ao seu roteador. E o que eles pedem?
Para que desligue o aparelho de Internet outra vez e inverta esse cabo retirando com cuidado como sempre digo para não danificá-lo porque agora você já sabe como é esse processo. 
Retire o que se encontra no aparelho de Internet (aparelho branco) e coloque-o no lugar do outro que se encontra no aparelho roteador (aparelho preto), e este do roteador (aparelho preto) no lugar de onde você retirou o que estava no aparelho de Internet(aparelho branco).




Tome sempre o cuidado para colocar cada cabo e cada fio no seu devido lugar 


porque alguns aparelhos assim como o meu têm várias entradas e que são para ser conectados outros cabos de outros aparelhos ou linhas.


Aproveite e certifique-se de que o outro ao lado esteja também bem conectado, retirando-0 e colocando-o na mesma entrada 



Tudo pronto, volte ao aparelho de sua Internet e ligue novamente, como sempre aguardando alguns segundo para se acenderem as luzinhas.
Nada feito ? Ainda não voltou seu sinal ?
Então só nos resta agora verificarmos a tão famosa caixinha de terminal, que geralmente é preta e com certeza estará ai o problema.
E reze como eu para estar, porque é melhor do que entrar em contato com sua operadora rsrs. Menos estresse!

E ai esta! Como eu previa depois de tudo verificado...um fio quebrado!



Esse é o modelo da ultima caixinha deixada por aqui, mas tem outros que você talvez se for como eu, deverá ter em casa porque cada vez que vêm verificar alguma coisa eles trocam e eu vou guardando caso precise para fazer extensões rs. Mas se for comprá-las são acessíveis. 
Gosto de ter as coisas para uma hora que precise e meu marido é igualzinho, assim não é preciso parar o que se esta fazendo e sair correndo atras para comprar. Tem certas coisas que são necessárias reservas. Neste caso eu gosto de ter quando posso esses materiais.

Antes de partir para o concerto, desligue o seu aparelho de Internet.
O ideal que desplug sempre quando mexer com aparelhos que tem ligação com a rede elétrica . Morro de medo de tomar choque apesar que neste caso não tem nada haver porque você irá retirar a caixinha de terminal.
Verificou que não estava quebrado e sim solto. Melhor ainda! 



Se for como neste caso você apenas deverá desparafusar um pouco com uma chave de fenda esse parafuso 



Ela deverá ser do tamanho ideal para que você consiga fazer esse serviço com mais facilidade e perfeito, e não danificar essa fenda, ou estragar sua rosca, como dizemos, espaná-lo.
Basta apenas uma rosqueadinha para que se solte o outro lado também.



Neste caso você apenas irá encaixar novamente os fios na parte indicada (como estavam antes, nos dois furinhos), 



deixando-os bem encostados em sua profundidade até sentir que estão em contato, 



Segure-os bem firme e simplesmente de uma pequena rosqueada no parafuso novamente, fazendo com que prenda os dois fios. (cabos)
Os fios (cabos) devem estar sempre iguais, do mesmo tamanho e um pouco de sua parte metalizada à mostra para melhor contato.
Caso necessite descasque-o um pouco mais, ou com um alicate próprio que já existe no mercado caso você já o tenha em suas ferramentas, ou com um estilete ou mesmo uma faca. Obs: Nestes dois últimos casos tome muito cuidado para não se cortar.
Neste meu caso não é necessário pois esta correto, as parte metalizadas estão para fora da parte plastica que as envolve (plastico branco e azul)


Caso o seu não esteja assim, basta com cuidado, caso não tenha o alicate próprio, girar em torno desse plastico, na distância desejada, com o estilete ou faca, que esta envolvendo a parte metalizada, suavemente, apenas para corta-lo, sem atingir a parte metalizada que é bem sensível e poderá se partir com muita facilidade perdendo assim o seu serviço. Logo após, puxar, até mesmo com os dedos esse plastico, para que ele saia e deixe o serviço de acordo.

Ligue novamente o seu aparelho de Internet e aguarde. Com certeza seu sinal retornará. Era apenas um má contato para minha e sua felicidade rs.
Obs: No caso de seu parafuso estar espanado, (ele não rosqueia mais e por isso não da aperto), basta apenas trocar por outro e fazer o mesmo processo dos fios para prende-los e ter novamente seu sinal. Mas se continuar a não rosquear direito, deverá então trocar a caixinha de terminal como eu fiz porque o local onde o parafuso é encaixado já esta danificado.


Se acontecer como o meu que o fio quebrou, então teremos mais um pouquinho de trabalho, pois deverá ser reparado, e como não bastando só isso, ainda tive que trocar a caixinha de terminal. Mas aproveitando o ocorrido, apresento um outro modelo mais antigo, como eu havia dito acima. Estava guardada e será ela que quebrará o meu galho neste instante porque o modelo da atual não tenho no momento e assim vocês também poderão aprender a utilizar outros modelos, caso tenham ai em sua casa já instalada. 
Esta é composta por duas partes, a superior



 onde será encaixado o fio que vem de seu telefone,


e o inferior onde iremos colocar o cabo que irá dar o sinal de sua linha telefônica e por consequência o sinal de sua Internet.


As duas partes juntas com seu devidos fios e cabos, e conectadas finalizará o serviço.



As caixinhas têm seus modelos praticamente iguais





porém o que as diferenciam são as formas que se apresentam seus contatos para as conexões, onde devemos colocar cabos e fios, 





neste caso externo, a mais moderna, sem que haja necessidade de abri-la,






ou neste interno, com 
a necessidade de abertura da mesma.







Ou ainda em outro modelo parecido com o anterior, como este, também dos mais antigos e os contatos internos

Seja qual for o modelo, todos exercem a mesma função, mas com certeza a mais atual é a mais fácil de se trabalhar e terminar o serviço mais rapidamente, e que não requer tanta pratica e habilidade como costumamos dizer rs. Apesar de não ser necessária nenhuma delas para se fazer este tipo de serviço, só força de vontade mesmo.


SUBSTITUINDO A CAIXINHA DO TERMINAL E O PROCESSO DE COLOCAÇÃO DO CABO.
5- Substitua se necessário a caixinha de terminal. 
Neste momento eu optei por este modelo que aparecerá abaixo, e no seu caso se for igual a este bastará seguir tranquilamente os mesmos passos, até mesmo com o outro modelo de 4 pontos que foi mencionado na foto acima. 
Sempre desligue primeiramente o botão de seu aparelho de Internet (no meu caso o branco). Eu prefiro até desligar tudo, inclusive tiro o plug da tomada



Neste modelo de caixinha a parte superior fica o fio do telefone encaixado nessa entrada própria para a linha telefônica, e sem ela também não é possível se ter Internet. Em outros modelos poderão aparecer em lugares diferentes



Retire-o com cuidado como sempre pressionando a alavanquinha até o momento de sua retirada.




Como havia dito ao colocar o fio ele se partiu, e se isso também aconteceu com você, retire-o totalmente da caixinha (os dois).


Com o alicate de corte próprio, ou um como este meu pode fazer o mesmo serviço, corte essa parte danificada. Como sempre os dois deverão estar do mesmo tamanho, por isso não adianta querer só consertar um lado porque o serviço não ficará tão perfeito.
Ficará como se diz "meia boca", e isso até pode, mas não é legal. Tudo que fazemos devemos ao menos tentar fazer o melhor que podemos, mesmo que seja um simples serviço.



Depois com muito cuidado vamos cortar o cabo, primeiramente a parte preta que envolve todo ele, (preta no meu caso porque existem outros tipos com tons de cinza). 
Você poderá fazê-lo também com o alicate próprio ou como este meu, ou ainda com muito cuidado utilizando o estilete, porém sempre apoiando-o sobre uma superfície plana e girando o fio para o corte ficar em toda volta. Se já tem alguma experiência poderá fazê-lo tomando cuidado também apenas segurando o cabo bem firme e girando em torno dele o estilete fazendo o devido corte. 


O passo seguinte é o de retirar esse pedaço que foi cortado com o bico do alicate, mas caso o seu seja mais fino e maleável poderá apenas parti-lo dando uma pequena torção, e puxar com os dedos. O meu foi necessário o alicate por causa da espessura do cabo, porém existem outros mais finos e com maior flexibilidade.




Assim que retirar aparecerão os cabos que foram cortados no tamanho desejado, e ainda envolvidos por um material tipo plastico, onde o meu corresponde a um azul e o outro branco.



Agora passamos para o processo de desencapa-los separadamente.
Dá mesma forma com o alicate apropriado ou estilete, devemos pressionar (no caso do alicate), ou cortar (no caso o estilete) em toda volta delicadamente para não atingir o cabo e quebra-lo.
Puxe com os dedos pois é bem fácil sua retirada por ser um material fino que os envolve.
Veja a diferença, em que um está ainda encapado (azul) e o outro já desencapado (era o branco)


Agora como eu escolhi a caixinha de terminal com o posicionamento de contato dentro dela, vamos abri-la, com a ajuda de uma chave de fenda pequena desparafusando seus dois parafusos que se encontram geralmente nas laterais opostas.


Guarde-os num cantinho perto de você que possa acha-los facilmente, porque costumam sumir de nossa frente quando formos utilizá-los. Parecem que quase sempre criam asas rs



Com essa mesma chave de fenda, force um pouco uma das laterais da caixinha, onde parece uma emenda, para que ela possa se abrir



Faça o mesmo com a lateral oposta para facilitar 




Com a mesma chave de fenda pequena desparafuse um pouco os dois parafusos de contato, internos




Não os retire pois não há necessidade. Apenas solte-os um pouco, que de para os cabos passarem por baixo deles.



Voltando ao cabo, verifique se estão do mesmo tamanho e se alcançarão da borda da caixinha até os pontos onde deverão ser colocado. Obs: Deverão passar um pouco dessa medida.



Aqui você deverá dobrar as pontas de cada um com o bico de um alicate, não fechando totalmente.
Você deverá estar aqui com os dois descascados. Apenas deixei o azul para poder aparecer melhor na foto para que possam verificar como ficou.






Veja como deverão ficarão as duas pontas 


Teste antes de coloca-las nos devidos lugares verificando se alcançam esses pontos. Se ficaram curtos demais, faça o processo de cortar e retirar mais um pouco a proteção externa (no meu caso o plastico preto)


Estando certo basta então encaixar cada um no seu devido ponto. Neste caso não importa a ordem.


Deverão ficar bem embaixo dos parafusos, e entre eles e o metal que se encontra também embaixo deles, porque é isso que fará com que entrem em contato correto. Depois é só apertá-los com a chave de fenda, fazendo com que esses cabos não saiam dessa posição e nem fiquem meio soltos. Deverão ficar bem firmes porque caso contrário terá interferências em sua linha e consequentemente no sinal de sua Internet.


Mostrarei agora como realmente deverá ficar todo esse processo antes de fechar e finalizar a caixinha de terminal.

Lembra quando eu disse, não deixe um fio desencapado e outro encapado?


Pois então... retirei e desencapei o outro com ajuda de um estilete 


Deixei que os dois ficassem exatamente iguais


Dobrei suas pontas como foi explicado anteriormente


E só então coloquei-os em seus devidos pontos, apertando os parafusos para que os cabos ficassem bem firme. Não coloque força ao apertá-los pois poderão quebrar os cabos ou mesmo a parte da caixinha onde os parafusos são posicionados porque é um plastico rijo porém fino e quebra com facilidade.



Assim ficaram corretamente, descascados e posicionados nos seus devidos lugares


Outro passo que tive que dar foi preparar a parte superior da caixinha, porque o cabo atual tem a espessura muito grossa, e esta fazia par com um cabo bem mais fino e maleável, e a parte que se encontrava com a abertura para a passagem dele estava muito pequena para a sua espessura , impossibilitando assim que a caixinha se fechasse totalmente.
Foi então que com a ponta de meu alicate de bico fiz com que a abertura ficasse maior, apenas quebrando um pouco mais.



Testei-a verificando se o encaixe ficara bom,


e como se encaixou corretamente, ai sim fechei a caixa com os parafusos que havia deixado ali do meu ladinho, sem problemas de correr atras deles. Coloquei-os de volta ao lugar de origem.  Sempre coloque-os em lados opostos, mesmo porque a maioria dessas caixas já vêm com dois e nas outras não costuma ter furação.


Veja como ficou perfeito e sem ter folga entre o cabo e a caixa de terminal, porque assim não haverá nenhum tipo de interferência na linha.
Essa é a parte de traz 


 

E esta a parte da frente


Agora você deverá se tiver o filtro (é o ideal te-los pois impede qualquer ruido ou interferência) recoloca-lo na sua entrada


Neles já estão conectados os outros dois 


Não se esqueça de pressionar a alavanquinha até o momento do encaixe. 



Pronto! Finalizando todo o processo.
Agora o momento de colocar o plug na tomada caso o tenha retirado e ligar o seu aparelho de Internet 
Aguarde como sempre alguns segundos 


até que todas as luzes se acendam, principalmente a que representa o seu sinal de Internet e Wifi



PARABÉNS!!!
VOCÊ CONSEGUIU


Voltando ao mundo vírutal...


Se por um acaso você não conseguiu, o que acredito que não acontece quando se segue todos os passos e o problema é interno, tente observar onde você poderá ter errado ou não conectado muito bem os cabos e fios, ou deixou de ligar qualquer um deles.
Mas se você tem certeza que esta tudo correto, então realmente não há nada a fazer, a não ser entrar em contato com sua operadora e passar por todo aquele nervoso que a gente já conhece.





Graças a Deus, mais uma vez eu não precisei passar por isso novamente. Deu tudo certo.




Internet funcionando, afazeres completos, agora é só tomar um banho, se arrumar e curtir seu final de semana.
Espero que eu tenha explicado minuciosamente cada detalhe para o seu entendimento, porque ao menos tentei.
Ficou um pouco longo, mas eu gosto assim de explicar tudo, e preferi colocar as fotos uma a uma e em tamanho maior para poder mostrar com mais detalhe cada passo.

Boa Sorte!  


Boa sorte tanto neste percurso para reparar o problema, como quando precisar ligar para a sua operadora caso seja necessário.

OBS: Não sou técnica, não sou engenheira, não trabalho para  nenhuma operadora, apenas sou uma observadora metida a besta a tentar ao menos fazer pequenos reparos ou concertos, sem precisar me estressar com esperas, ou incomodar alguém todas as vezes que surgir um pequeno problema que pode ser resolvido sem muitas dificuldades, e sendo um resultado positivo, repassá-lo.























Assinado


.

.