DIA DA SAUDADE 30/01
Vocês sabiam que existia o Dia da Saudade?
Com certeza muitos não sabiam!
Mas ele existe sim e é comemorado todos os anos no dia 30 de Janeiro.Uma maneira de lembrarmos de alguma coisa que já ficou para traz e que se encontra marcada em nossa memória.
Essa Saudade pode ser de algo, de alguém, de um lugar, de um cheiro, que ficaram marcados de alguma forma dentro da gente e que pode nos trazer junto com ela um outro sentimento, de tristeza ou de alegria, que hora nos faz chorar e minutos depois pode até nos fazer sorrir. Penso nela como uma mulher temperamental.
Saudade além de uma palavra e um sentimento muito complicado, a sua tradução do português para outras línguas (é uma palavra originária da língua portuguesa e da galega), também foi muito difícil e muitos nem a tem em seu vocabulário, sendo apenas o galês e o hebraico que mais se aproximam dando um sentido quase que parecido a essa palavra Saudade, ficando por conta dessa dificuldade toda em sétimo lugar na lista das palavras mais difíceis do Mundo de serem traduzidas, numa pesquisa feita por uma empresa britânica que teve a ajuda de mais de mil tradutores profissionais.
A palavra Saudade veio do latin lá numa época bem distante conhecida como "solitas, solitatis" ou "solitatem" ou ainda, acreditam os estudiosos que provém de "solitude" , e tantas outras que acabaram sofrendo alterações com suas pronuncias desde a língua latinha até a língua portuguesa, como a "salutate" que o L e o T, acabaram por ter a sonorização de D, e todas essas surgiram de acordo com o que demonstrava os sentimentos das pessoas com relação aos fatos diferenciados que ocorrem quando há a mistura desses sentimentos envolvidos pela Saudade, e nada mais querem dizer do que SOLIDÃO, estar só, sentir-se só, solitário, e por isso diz-se que essa palavra surgiu na época dos descobrimentos portugueses, para explicar o que sentiam os lusitanos quando estavam longe de sua Pátria e de seus entes queridos. Pode também ter a conotação de saúde, saudar, saudação e algumas outras.
No inglês a palavra mais próxima à Saudade é "longing" mas que também pode significar desejo, acontecendo a mesma dificuldade com a espanhola "añoranza" que significa "Nostalgia".
Já na língua Cabo-verdiana onde palavras desaparecem e estão sempre novas surgindo, e onde o Português ainda predomina temos a palavra "sodade" .
A palavra Saudade mantem a sua origem somente na língua Portuguesa sendo esse sentimento expressado unicamente por essa palavra, e por isso muitos acham que a palavra Saudade não exista em outro lugar do Mundo, somente no Brasil, e na língua portuguesa. O que é um mito, porque ela também existe na galega onde também teve a sua origem, porém com a diferença que não é única pois já existe também a palavra "morriña" que quer dizer um estado muito profundo de Saudade.
A palavra Saudade é muito marcante e a mais usada pelos poetas em suas poesias de amor, e pelos músicos em suas composições amorosas.
Neste dia muitas pessoas gostam de ouvir música sobre Saudade, ou espalharem frases sobre esse sentimento que se aflora com mais intensidade nesse dia comemorativo por conta da melancolia que ela também transmite com relação às perdas, principalmente, quando se recordam de pessoas queridas que já partiram para sempre desta vida, e uma maneira de se manifestarem é com palavras falando a respeito ou simplesmente escrevendo. A falta de alguém, a distância, o amor, fazem parte dessa mistura que envolve a Saudade. Pessoas que perderam o contato com outras e que por qualquer motivo se encontram afastadas do seu convívio diário, ou pela lembrança da infância, pela falta de algum objeto ou de um animalzinho, pela falta de uma comida, pela distância de um local ou de um lugar, até mesmo pelo estados ou pelas ações.
Por Saudade ser um sentimento relacionado ao passado, ela deu origem a outra, Saudosismo.
A Saudade em excesso numa pessoa pode causar sérios problemas, desde uma angustia até uma depressão profunda.
Em 2009 estudos foram feitos em animais e humanos, e após observarem que pessoas com suas perdas seja por um ente querido ou a ausência do objeto de amor, tinham o aumento do cortisol, que é um hormônio produzido por glândulas dos rins chamadas de suprarrenais, e este em níveis altos podem causar muitos danos ao organismo, principalmente o relacionado a essa Saudade muito grande, e acharam melhor produzirem algum medicamento que pudesse interferir e bloquear com ele o hormônio causador da Saudade para ajudarem a essas pessoas a lidarem melhor com essas perdas e ausências, fazendo com que não adoeçam com alterações desse hormônio (Cortisol) que é tão importante ao nosso organismo que ele esteja em um nível ideal, e que hoje já é mantido por remédios específicos, indicados por um médico competente no tratamento dessas alterações.
(se quiser saber mais a fundo sobre o Cortisol, leia a matéria em http://testosterona.me/cortisol/ )
Podemos amenizar também essa Saudade, e por isso surgiu a expressão portuguesa "Matar a Saudade", onde a "matamos" mesmo por um período curto de tempo, relembrando, vendo fotos ou videos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe, comendo aquela comida que a muito não a degustávamos, etc, etc, no intuito de transformar o sentimento que a Saudade nos deixa muitas vezes de angustia, insatisfação, nostalgia e tristeza, em um momento, minutos ou até algumas horas, de alegria, pela ausência desse sentimento, e que podemos sentir através desses argumentos que temos à mão.
A música é um desses instrumentos que mais marcam recordações e lembranças, dando mais enfase à Saudade, porém aumentando o nosso bem estar, quando as ouvimos, e em cada País são representadas por um gênero musical diferenciado, como exemplo em Portugal o Fado e aqui no Brasil retratado no Samba de fossa e na Bossa nova.
A Saudade nunca irá mudar com relação ao seu sentimento, mas podemos mudar sim, a maneira de senti-la, deixando que ela apenas seja uma Saudade alegre mesmo que algumas vezes nos traga tristeza, de alguém que já se foi, porque sempre estaremos lembrando ou recordando de algo que deveria ter sido muito importante, muito amado e muito bom para nós, porque se fosse diferente não nos traria Saudade.
E aqueles momentos que foram bons devem ser sempre lembrados não com tristeza, mas com muita felicidade , muita alegria por termos podido participar daqueles momentos que foram tão especiais, e termos hoje o privilégio de pode-los recordar.
Só sentimos Saudades do que foi bom em algum momento de nossas vidas e que marcou com especial carinho e assim que deve ser lembrada com ...uma SAUDADE CARINHOSA e ESPECIALÍSSIMA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.