BOA NOITE
A NOITE VEM CAINDO E COM ELA ESSE FRIOZINHO COM CHEIRINHO DE CARINHO POIS ENTRE AFAGOS E BEIJINHOS EXISTE O CALOR DE UM GRANDE AMOR.
QUE SUA NOITE SEJA REPLETA DESSES BELOS SENTIMENTOS.

Olá Pessoal!
Época de Festa Junina e de muitas comidas típicas dessas festas como a que irei passar para vocês hoje.
Quente ou fria ela é deliciosa e muito procurada pelas pessoas quando vão às festinhas típicas que rodeiam a cidades neste mês de Junho.
Aqui conhecemos como Canjica, nome que se dá na verdade ao tipo de milho que é branco. Em outros lugares como no Nordeste é chamada de Munguzá ou Canjica Amarela, no Rio de Janeiro como Canjiquinha, e em outras regiões como Corá, Jimbelê e Chá de Burro.
Teve seu inicio no continente africano e asiático, mas ficou muito popular entre os escravos que faziam com ela diferentes pratos de acordo com suas possibilidades.
É uma receita típica da culinária brasileira, e nós a conhecemos muito mais como uma sobremesa doce.
É surpreendente a quantidade de vitaminas que tem, além de proteínas, ferro, etc, e principalmente muita quantidade de fibras sendo ideal para pessoas com prisão de ventre e para quem deseja que seu intestino funcione melhor.
Melhor ainda é a gordura que contém que é ótima para o colesterol e para diminuir os riscos de problemas cardiovasculares.
Tudo isso é excelente não é mesmo? Mas não se esqueça e tome tento com o que você acrescenta a ela, principalmente com o açúcar. Ai ? Não exagere na comilança. Como menos do que deveria comer caso tenha alguma restrição médica, e para quem não tem é também aconselhável que não exagere no caso de ela ser mais calórica por causa dos ingredientes acrescidos, como nesta Canjica Cremosa que irei passar a receita, porque de tão deliciosa a gente acaba mesmo exagerando. Eu que o diga! rs. Basta olhar para esta receita e verificar o panelão que faço todas as vezes para nós dois.
Vocês poderão fazer metade desta receita e ainda ficarão com uma boa quantidade, lógico dependendo do tanto de pessoas que gostam mesmo de Canjica em seu Lar.
Eu particularmente prefiro fazer bastante e caso sobre posso congelar e tirar assim que sentirmos vontade novamente, apenas esquentando-a.
Vamos agora à receita e ao modo de fazer, mas antes algumas dicas.
DICAS
Veja que esta receita é um pouco diferente porque eu coloco 500 gr de milho para canjica e 2 litros de leite, 2 vidros de leite de coco, 2 leite condensado e 2 cremes de leite, além da agua que sobra do cozimento que não é muita. Não esta errado é proposital porque aqui em casa gostamos com bastante caldinho porém cremosa e não grossa. Estar cremosa é diferente de estar grossa.
Se desejar poderá deixar o milho da Canjica de molho de um dia para o outro como muitas pessoas fazem, ou até por algumas horas. Eu como resolvo sempre fazer assim que me der na telha, nunca deixei. O resultado será o mesmo, a unica diferença é que se deixado de molho deverá cozinhar um pouco mais rápido. Faça como preferir.
O ideal quanto a panela, é que seja uma panela grande e principalmente alta, porque num determinado tempo começa a subir com sua fervura e a derramar parte do líquido que se encontra dentro dela.
Eu gosto de fazer na panela comum apesar da demora, mas se preferir faça na panela de pressão que levará mais ou menos de 30' a 40' após pegar pressão. Cuidado também para não deixar que grude no fundo da panela. Procure estar verificando e mexendo no caso da panela comum.
Eu prefiro utilizar o leite integral todo vez que faço doces, acho que encorpa melhor a preparação, mas se preferir ou tiver restrições utilize o desnatado, assim como os outros produtos também poderão ser menos gordurosos, pois já existem no mercados produtos ligth
Utilizo o Leite Ninho nesta preparação porque fica muito mais saborosa a Canjica com ele.
Eu não coloco açúcar na Canjica, e ela fica levemente doce, por isso caso goste de uma Canjica mais docinha, prove no final da preparação e acrescente o necessário e de acordo com o seu paladar e o de sua família.
Caso você reduza a receita pela metade mas deseja que ela não fique com tanto caldo, conserve as 500 gr de milho para canjica, e reduza somente os demais ingredientes.
A canela em pau e o cravo da índia são colocados à gosto. Eu coloco bastante, tipo, para esta receita 20 de cravo da índia e se a canela em pau grande de 4 a 6 unidades.
PRÉ-PREPARO
Lave bem o milho para Canjica até sair aquela cor esbranquiçada da água.
MODO DE PREPARAR
Leve uma panela alta ao fogo com esse milho e a água para que cozinhe bem. Levará de uma hora a uma hora e meia mais ou menos porque depende muito da chama de seu fogão. O ideal é que você verifique quando os grãos estão macios. Se for necessário acrescente mais água.
Aqui você tem a opção de colocar na panela de pressão, grande as 500 gr de milho e 1 litro e meio de água, e conte de 30' a 40' assim que o pininho começar a pegar pressão (chiar). Desligue e espere alguns minutos até que ao mexer no pino não saia mais o vapor e só então você pode abrir e verificar se o milho esta macio. Caso esteja, verifique se tem muita água e caso tenha e você não goste da Canjica com muito creme, deixe que evapore um pouco mais deixando a panela aberta sobre a chama, mas se for como eu que gosta da Canjica com bastante creme, então deixe como esta.
Se não estiver macio e houver necessidade de mais água, acrescente, tampe novamente a panela e leve ao fogo mais um pouco. Não esqueça antes de mexer bem pois ela pode grudar no fundo da panela.
Se você verificar que ao abrir a panela pela primeira vez estava quase macia, poderá deixar a tampa apenas sobre a panela e deixar que cozinhe o tempo restante sem a pressão.
Voltando ao meu modo de fazer, eu deixo esse milho cozinhando e vou fazer outra coisa, tipo, fazendo o almoço, ou arrumando a casa, etc. Aproveite esse tempo de cozimento, mas não se esqueça de mexer de vez em quando para que não grude.
Assim que estiver os grãos macios comece a misturar os demais ingredientes.
a canela em pau e os cravos da índia.
Misturo bem ,
e deixe que esse leite levante fervura. Assim também ele absorverá ainda mais o sabor do cravo e da canela
Após ter fervido acrescente o Leite Condensado.
Misture novamente tudo muito bem, e junte o Leite de Coco.
Continue a mexer e tome
cuidado porque com a fervura surgirá uma espuminha que fará com que parte desse líquido comece a derramar caso sua panela seja pequena e baixa.
Neste momento sua Canjica começa a ficar cremosa.
Á parte numa tigela misture o Creme de Leite com o soro e acrescente à mistura da panela, tomando o cuidado de misturar tudo muito bem.
Neste momento você também pode acrescentar uma xícara de coco ralado, mas não o que vem escrito seco (Sococo) na embalagem e sim o outro que vem escrito fresco para hidratar (Flococo) , o que não precisará porque entrará na preparação quente e esta o fará ficar hidratado. Eu coloco para dar um saborzinho à mais. Se gostar poderá colocar até um pouco a mais. As vezes eu coloco e outras vezes não.
Se quiser poderá acrescentar amendoim torrado e moído, pois muitas pessoas gostam de Canjica com amendoim.
Após ter fervido mais um pouco depois de acrescentar o Creme de Leite, desligue o fogo e passe a Canjica para uma travessa.
Obs: Conforme vai esfriando ela vai engrossando mais, por isso que gosto de deixar com bastante líquido, é por gostarmos dela com esse caldinho à mais.
Caso ela engrosse demais quando for come-la mais tarde, basta acrescentar mais leite, e esquenta-la novamente, ou não caso goste fria, então apenas misture bem.
Você tem a opção de servi-la quentinha, ou gelada, ou ainda em temperatura ambiente, vai depender do gosto de cada um.
Eu adoro bem quentinha.
Você também pode congelar em pequenas porções e tirar do freezer quando desejar.
Polvilhe a canela em pó para servir.
Gostou da receita?
Então corra fazer a sua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.