Que a primavera invada seu Lar e traga somente o colorido, a alegria, e a paz da beleza e do perfume das flores.
CULINÁRIA
E aí pessoal!
Hoje, sexta-feira, o dia prometendo uma chuvinha, e você ainda sem nada programado para a entrada de sua noite? Que tal, então se programar para fazer um delicioso e rápido lanche para que amanhã possa aproveitar mais o seu dia de folga. Ou não, muitos trabalham aos sábados também.
Mas nem por isso devem deixar de fazê-lo porque a qualquer momento que chegar não precisará correr para fazer algo para comer, ainda mais quando bate aquele cansaço e aquela preguicinha. Este já estará prontinho lhe aguardando.
O mais importante é que esse lanche pode se comer a qualquer hora, no almoço, lanche da tarde ou no jantar.
Aqui em casa é saboreado até fora de hora. É só dar vontade e se servir.
Esse delicioso lanche se come geladinho, e por isso o ideal é prepará-lo um dia antes, inclusive para que o pão possa ter tempo de absorver os ingredientes que o deixarão mais úmido.
É um lanche com grande durabilidade na geladeira, mas duvido que dure tanto assim.
É pratico porque pode inclusive ser feito com sobras, como neste caso, de frango, que eu havia preparado dia antes com todos os temperos, mas a sua receita original é de atum.
Como nem todo mundo gosta de atum, sempre prefiro a opção de prepará-lo com pedaços de frango já cozido e temperado ( qualquer hora dessa passo a receita que é bem simples).
E melhor ainda, é que se aparecer alguma visita de uma hora para outra, sem avisar, não se preocupe em sair correndo comprar alguma coisa, porque ele é super gostoso e completo bastando apenas fazer um suco para acompanhá-lo.
Ela rende mais ou menos uns 18 pedaços, depende muito da fatia servida.
Como toda receita minha vem acompanhada de uma historinha, esta com certeza não poderia deixar de ter a sua.
1¹/² Pão de Fôrma
1/2 Caixa de Creme de Leite
2 Latas de Atum
1 Vidro de Maionese (500gr)
1 Cenoura ralada (grande)
1 Cebola ralada
1 Tomate picado
1 Pé de Alface
Salsinha picada
Temperos a gosto (Fondor, sachê de Sazzon para saladas, etc, no caso de frango, se peixe pouco de Hondash)
Batata Palha
Papel filme
Uma fôrma de furo no meio ou de bolo inglês
Vc tem a opção de ler agora, ler no meio da preparação, ler no final , ou ...não ler
Role a barrinha lateral na direita da página ao ponto que lhe interessar.
Esta receita me foi apresentada a muitos anos atrás na casa de uma prima, (estamos em 2015) que precisava fazer alguma coisa diferente do trivial das saladas e outros pratos já prontos que seriam servidos. Queria um prato diferente para o noivado de seu filho, meu primo que naquele dia à noite estaria noivando e várias pessoas haviam sido convidadas.
Encontrou-a num dos livros de receitas que vivia esquecido num canto juntamente com mais alguns, e outras tantas papeladas misturadas a eles, que não me recordo agora se no fundo de um dos armários da cozinha ou dentro de um pequeno freezer horizontal que ficava ao lado também desocupado. Sei que muitos de vocês neste momento devem ter ficado como eu na hora...indignados, rsrs , mas ela não é chegada dentre tantas outras coisas, se quer à culinária, rsrs, porém quase vez ou outra, quando não esta com preguiça e precisa dar um presentinho (palavras dela), faz um bordado em ponto cruz em toalhinha de boca, e por sinal muito bem como eu mesma já disse a ela elogiando-a, e pelo motivo da sua falta de interesse, esta receita nunca havia sido preparada antes nem por mim e principalmente muito menos por ela, mas que em compensação eu desde aquele dia até hoje a preparo e com bastante frequência.
Pelo que pude perceber, ela já havia ao menos visto essa receita anteriormente pela procura específica que demonstrava, mas nunca a preparado e escolheu esse dia para testa-la, pedindo minha opinião no momento do achado, sobre essa receita.
Ao ler e ver os ingredientes tão simples, a sua praticidade tendo em vista pelo momento que estávamos passando, assim como a rapidez no seu modo de preparo, não tive dúvidas que seria um prato muito bom para se fazer e servir nesse dia por vários motivos e um deles que mesmo que eu procurasse alguma outra no meu humilde acervo de revistas, livros, pastas, e fitas, onde algumas inclusive eu já havia preparado em outras ocasiões, eram mais elaboradas e levariam com certeza muito mais tempo do que dispúnhamos para ficarem prontas.
Partimos imediatamente às compras em busca desses ingredientes para fazê-lo o mais rápido possível porque o tempo já estava bem curto até a comemoração.
Preparei-o naquele pique que sempre tenho e apesar dela não ser chegada ajudou na mistura da cenoura ralada com a maionese (rsrs).
Prato pronto no horário exato que prevíamos.
Final da histórinha?
Como eu disse que seria...
Foi um sucesso!
Enfim...
Agora que já conhecem a histórinha de como fui apresentada a essa deliciosa receita e fazendo jus aos créditos de quem a me apresentou, pois continuo ainda sendo justa nas minhas ações, inclusive agradecendo mais uma vez pelas revistas e alguns livros de receitas que estavam ali juntamente com esse que me deu, e que eu considero como um presente, porque gosto do que faço, e quando se ganha o que se gosta, mesmo que seja apenas para a pessoa desocupar lugar ou se desfazer de algo que não usa, lembrar de dar a alguém que goste desse produto, ou objeto em questão, estará a ter ao menos um pouco de bom senso, ao invés de jogar no lixo ou descartar erradamente, e para quem recebe é considerado simplesmente um presente sem se incomodar com o propósito ou a intensão da pessoa que lhe ofertou. Presente esse que guardo até hoje porque sei o quanto são valiosos. Quem ama o que faz de verdade sabe dar valor aos materiais que as idealizam e que principalmente nos realizam.
Como eu digo sempre, tudo tem o seu valor, se não para você, com certeza para alguém. Por isso que não sou fã de se jogar as coisas fora e sim reaproveita-las caso precise ou melhor ainda dar a quem precisa. Sempre terá alguém que saberá dar o seu devido valor, o destino e o aproveitamento certo.
Esse sucesso se repete até hoje porque já o preparei por várias vezes, em casa inclusive para visitas diferentes, em aniversários, nos nossos encontros de finais de ano com a família, nas reuniões com amigas de colégio, (o Encontro das Luluzinhas que se repete todos os anos e que daqui para pouco mais de uma semana estaremos nos reencontrando novamente), e sempre a admiração por ele. Todos que o provam são unanimes nas suas opiniões. Que delicia! Muito saboroso! É fácil de preparar ? Você me passa a receita? rsrs
Pois bem, além de passar a receita que aprendi com esse livro de receitas às pessoas que conheço e a pediram, estou hoje aqui para passá-la a todas vocês que se interessarem por um lanche rápido e gostoso, e que poderá comer toda vez que desejar ou estiver com fome, porque estará lá na geladeira prontinho a sua espera, sem se preocupar com panelas que depois algumas terão preguiça de lavar, ainda mais em finais de semana que você só quer é ter um pouco mais tempo para desfrutar suas horas de folga. E com certeza...merecidas.
Se você gostar de atum ou sardinha em lata, ai sim que não terá mesmo que lavar nenhuma panela, assim como acontecerá se o frango for aproveitamento de sobras já temperado e cozido (este é o recheio que sempre faço para esse lanche). E terá apenas uma panela, se tiver que preparar esse frango no dia.
Isso é muito bom não é mesmo?
Se preferir o recheio com frango como eu fiz nesta substituição, acrescente a coxa, sobrecoxa e um pedaço pequeno de peito de frango. Eu prefiro essa mistura porque acho o peito de frango muito seco para ser feito sozinho e acrescente 1 lata de creme de leite misturado com o soro, para que fique mais úmido.
No caso do atum pode até utilizar a caixinha de creme de leite que é mais prática porque não precisará separar o soro.
A cenoura poderão ser 2 ou 3 grandes.
Na verdade o segredo está em colocar sempre uma farta quantidade de recheio, e eu sou bem exagerada para isso.
Outra dica é sempre deixar todos os ingredientes já como se pede na receita, próximos a você, no canto onde irá preparar esse lanche, assim evitará que se desloque de um lado para o outro, todas as vezes que precisar de um ingrediente na preparação, e ter que ir em busca e muita das vezes demorando a encontrá-lo, ou porque faltou ou esqueceu de comprá-lo.
O alface também gosto de maior quantidade. Se o pé for pequeno, acrescente mais um.
O papel filme caso não tenha poderá ser substituído pelo papel alumínio porque na verdade ele só servira para poder depois pronto transportar ou desenformar o lanche para uma travessa bonita e dar o acabamento final a ele.
A batata palha procure uma de boa qualidade porque existem no mercado algumas mais em conta porém quando as comemos sentimos a sensação de que estamos saboreando sabão. Não estrague seu lanche.
Eu ainda acrescentei a esse recheio 1/2 lata de ervilhas e 1/2 lata de milho.
Obs: Só acrescente a ervilha e o milho se for fazer o recheio de frango. Se usar o atum não precisará porque a combinação não ficará tão perfeita.
Eu gosto de fazer esse lanche em recipiente retangular para facilitar o corte na hora de servir, mas poderá ser feita em qualquer tipo de forma, desde que seja alta para poder ter ao menos duas camadas de cada recheio e três de fatias de pão.
O pão de fôrma pode ser encontrado já sem a casca nos supermercados, porque já existe hoje para facilitar a nossa vida ao invés de tirarmos a casca, porém é um pouco mais caro. Para quem não gosta de tirar as suas bordinhas, ou quer evitar o desperdício porque não tem vontade de fazer nada com elas, então, esse é o ideal.
As beiradas escuras do pão de forma são retiradas para deixar um melhor visual ao lanche, mas se for para fazer para sua casa não há a necessidade, a não ser que seu pão de forma (depende da marca) tenha as bordas com um saborzinho meio amargo, porque depois de pronto você e quem irá se servir desse lanche, irá sentir esse amarguinho mesmo com todos os outros ingredientes.
Outra dica legal é que se você precisar fazê-lo para daqui a algumas horas, faça um preparadinho de leite gelado e um pouquinho de sal, misturando bem, e quando colocar a camada de pão, umideça-o com um pouco dessa misturinha. (pode ser até com uma colher) Assim não ficará tão ressecado absorvendo rapidamente toda essa umidade até a hora de ser servido, e além disso pode inclusive coloca-lo no freezer para acelerar ainda todo embrulhado, antes da cobertura final, o seu processo de ficar gelado para servi-lo.
Caso você quer que fique ainda mais saborosa essas fatias ou em ocasiões mais especiais que do dia a dia, ao invés do leite com sal para umidece-los, poderá substituir o leite por Creme de Leite com o soro (misture bem antes o soro)
Cuidado! Não esqueça-o no freezer rsrs .
Mas faço isso só em caso de muita pressa porque o ideal mesmo é você deixá-lo na geladeira de um dia para o outro, pelo menos. Se conseguir deixar por mais dias verá que ficará mais úmido e mais gostoso a cada dia.
Em primeiro lugar escolha a fôrma onde irá montar esse lanche. (eu fiz e faço sempre num recipiente retangular e de plastico e com tampa porque já é a medida exata para o tamanho do lanche que desejo. Você também poderá aumentar o seu lanche, acrescentando mais quantidade aos seus ingredientes, ou no caso de menos pessoas diminuí-los (acredito que não seja necessário porque acabará ficando o gostinho de quero mais)
A seguir forre fundo e lateral com papel alumínio como no meu caso ou com o filme plastico, deixando um parte maior sobrando em todas as bordas para que depois possa cobrir e fechar toda parte de cima do lanche com elas.
A cenoura tire toda a casca com o raspador, e a seguir rale no ralador comum na parte mais fina ou utilize o Master (o aparelho de multi-uso) também com o disco de ralar bem fino. Reserve-a numa travessa como a do frango

O alface, lave bem as folhas e depois de ter deixado de molho na solução para sua higiene correta, coloque algumas folhas umas sobre as outras, enrole e com a faca corte o mais fino que puder. Dessa forma ficarão em tiras bem fininhas. Reserve-a também em outro recipiente.
E dessa forma ficarão todos reservados.
O tomate depois de bem lavado, corte-o ao meio, retire toda a semente e pique-o muito bem picadinho. Reserve-o num potinho.
A cebola tire a casca, lave-a bem e poderá ser bem picadinha ou ralada, com preferir. E ficará também reservada num potinho como fez com o tomate.
Reserve-o também. E não se esqueça, de que as cascas também têm utilidade. Não as jogue fora, se não utilizá-las no momento congele-as em saquinhos. Veja as dicas no link de DICAS com SOBRAS de ALIMENTOS aqui mesmo no meu Blog.
Todas as cascas retiradas e todos os demais ingredientes de acordo com a receita, vamos agora as misturas e aos temperos de cada recheio
Na tigela em que ficou o frango desfiado acrescente os ingredientes misturando-os muito bem a cada adição. Junte a ervilha, o milho, um pouco mais de salsinha, cebola, e tomate caso deseje ( porque sendo o frango um aproveitamento de sobras já estará muito bem temperado no seu cozimento anterior), o Fondor para aves, e o que mais desejar de temperos de sua preferencia.
Tudo muito bem misturado, acrescente agora e por ultimo o creme de leite incorporando-o à mistura até que fique completamente envolvida por ele. Prove se esta bom de sal e de tempero de acordo com seu paladar. Tome cuidado com o sal, não se esqueça que se for o aproveitamento do frango ele já foi temperado anteriormente, e se precisar não exagere no sal porque faz mal à saúde. Quanto menos melhor. Ficará como a foto acima.
No caso de fazer com o atum como a receita original é só misturar tudo ao atum que já deverá ter sido desfeito com o garfo. Reserve novamente.
A seguir juntemos 200gr de maionese ou mais se caso tenha aumentado a quantidade de cenoura ralada. Misture bem e veja se ficou bem úmida com essa quantidade de maionese. Caso não fique aumente a quantidade de maionese até dar esse ponto e então acrescente um pouco do tempero de Sazon (um pouco por causa do sal). Prove se esta bom para seu paladar e reserve.
Ficará exatamente como a da foto.
Pronto! Agora vamos a MONTAGEM
Retorne a fôrma ou recipiente que você havia reservado com o filme plástico ou como no meu caso o papel alumínio, e forre todo o fundo com o pão de forma.
Sobre ele espalhe uma boa camada do recheio de frango
Cubra todas as fatias de pão até as laterais.
Sobre o recheio de frango coloque agora o de cenoura também espalhando bem.
E a ultima camada espalhe o alface por cima de todo o recheio de cenoura.
Pronto, esta completa esta parte.
Devemos neste momento repetir novamente, e igualmente da forma anterior, todas as camadas.
Forrar sobre o alface fatias de pão de forma, outra camada generosa de recheio de frango
Outra camada de recheio de cenoura
Termine com as camadas de pão de forma.
Obs: Você deve usar pedacinhos de pão para tampar os buraquinhos formados, porque assim não haverá desperdício de fatia de pão.
Todas as camadas terminadas, cubra essas fatias de pão com o filme plástico ou neste caso com o alumínio sem deixar nada aparecendo para depois não ficarem as fatias todas ressecadas.
Guarde-o na geladeira de um dia para o outro, para que essas fatias fiquem mais umedecidas.
No dia seguinte abra as partes que foram fechadas e com uma travessa do mesmo tamanho de seu lanche, coloque-a sobre ele e vire ao contrario.
Estará desenformado facilmente o seu lanche.
Retire todo filme plástico ou papel alumínio e com a maionese gelada cubra-o, lateral e parte superior.
A seguir polvilhe por cima as batatas palha e na lateral grude-as com o auxilio da mão em forma em formato de concha.
Elas grudarão facilmente por causa da maionese.
E estará terminado seu lanche delicioso que poderá ser servido assim que desejar, seja numa festa de final de ano, festa em família, aniversário, para os membros de seu Lar, ou para você mesma. Afinal, você merece!
Este não deu nem tempo de tirar a foto dele inteiro porque já o atacaram.rsrs
Agora é a minha vez,
Ao colocá-lo de volta à geladeira, cubra-o com papel alumínio, ou como no meu caso com o próprio recipiente, em que o montei, virado ao contrário sobre o lanche, para que permaneça sempre com essa umidade.
E durante os dias em que ele estiver na geladeira...Seja feliz! rs
Essa receita passei com todo carinho na integra para todos vocês.
Pensei muito qual receita abriria a minha Pagina de Receitas, que fosse simples, gostosa e principalmente prática e fácil de ser executada. Esta venceu!
Espero que gostem
![]() |
Para tornar mais fácil e não precisar que você vá para outra pagina, achei melhor acrescentar aqui a receita dos meus pedaços de frango refogados. É bem simples.
![]() |
25/07/2021 |
Olá Pessoal!
Estou de volta para novas atualizações, e uma receitinha super rápida que também fica bem gostosa e que acabei de fazer. Tirei alguns ingredientes apenas e fiz em quantidade menor. Ficou otimo!
Eu já tinha meu frango cozido com todos os temperos.
Você poderá fazer a sua receita favorita também. O importante que esses seus pedaços de frango fiquem com um pouco a mais de tempero no seu cozimento, do que você faria como de costume, porque como depois vai ser misturado após desfiado outros ingredientes, o Creme de Leite reduzirá um pouco esse sabor, deixando mais suave.
Não se esqueça de que os pedaços de frango não podem ser lavados mesmo embaixo de água corrente porque poderão ficar contaminados. Isso é muito importante. Somente tire a pele e as gordurinhas.
O cozimento de meus pedaços de frango já se torna no final um refogado de frango porque faço-os com todos os temperos como faço para um refogado e com pouquíssima água somente para o seu cozimento, nada em excesso, apenas cobrindo-os.
Aqui vai uma receitinha bem rápida se quiser fazer um lanche um pouco menor, e for cozinhar apenas para esse lanche.
Rende mais ou menos 12 pedaços. Como digo sempre depende do pedaço que você irá servir.
Outra dica e muita gente com certeza vai gostar, não precisa colocar a cebola e nem o tomate. Não fará falta pois os seus pedaços de frango cozidos já estarão bem temperados.
Refogado de Pedaços de Frango
Ingredientes
2 pedaços de sobrecoxa (médias)
1/2 cebola (grande)
4 a 6 dentes de Alho
2 cubos e 1/2 de Caldo de Galinha
1 colher de sopa de Molho de Tomate (Pomarola)
1 Tomate sem sementes (grande)
Oregano a gosto
Salsinha a gosto
1 colher de sopa de Óleo
Água para cobri-los (se necessário acrescente aos poucos caso precise de mais)
1 cenoura ralada (grande) no ralo médio ou fino.
3 a 4 colheres de sopa de Milho Verde (de latinha)
1 latinha de Creme de Leite com o soro (se umidecer os pães com Creme de Leite, separe 2)
Algumas colheres de sopa de Maionese
1 Pão de Forma (sem as bordas)
Batata palha (1 pacotinho e meio se for pequenos)
Modo de Preparo
Coloque o óleo e a cebola picada e após ficar com aspecto brilhante e transparente junte o alho. Frite-os e junte a seguir os pedaços de frango. Quando bem fritos dos dois lados acrescente todos os outros ingredientes, sendo a água apenas para cobri-los. Caso perceba que a agua esta secando e os pedaços ainda não estão bem macios, acrescente um pouco mais.
Quando espetar o garfo e verificar que ele esta se desfazendo esse é o ponto. Deixe esfriar.
Retire esses pedaços de frango com um pouco desse molho que se formou, e com a ajuda de um garfo vá desfiando-os (se tiver o Master para desfia-los não é necessário que fiquem tão cozidos)
Junte o Creme de Leite já misturado com o soro. Deixe um recheio bem umedecido mesmo. Reserve
Em outro pote misture a cenoura ralada com algumas colheres de maionese. Deve ficar também um recheio bem umedecido. (as colheres de maionese variam de acordo com o tamanho da cenoura). Reserve
O alface depois das folhas bem lavadas enrole-as como fazemos com a couve e corte em pedaços finos. Reserve.
Para economizar você poderá acrescentar leite ao creme de leite que sobrar da primeira latinha e nao sera necessaria a segunda. Coloque um pouco de sal e reserve. Não deixe salgado.
MONTAGEM
Forre um refratário retangular (pode ser de vidro ou de plastico), com papel aluminio.
Observação: Eu não forrei porque não iria vira-lo para servi-lo, optei em servir e guarda-lo no mesmo refratario (neste caso em um Tapawer com tampa)
Forrei diretamente com as fatias de pão umedecidas com o creme de leite ja com o sal (fui despejando as colheradas por cima de cada fatia). Não umedeça muito, pois os recheios também os deixara umidos.
A seguir faça uma camada de recheio de frango, uma camada de recheio de cenoura. Polvilhe com a mão sobre tudo o alface cortadinho.
Novamente uma camada de pão de forma, regue cada fatia com o creme de leite (ou o creme misturado com leite e sal). A seguir a camada de recheio de frango restante, a camada de recheio de cenoura restante, e as tirinhas de alface sobre tudo.
Termine com camadas de pão de forma e sobre cada fatia um pouco da misturinha do creme de leite (ou a que tiver feito). Leve para gelar um pouco, ou se preferir ja passe por cima uma boa camada de maionese.
Tampe e leve para gelar.
Quando for servir polvilhe batata palha.
Eu já coloco a batata palha pois não me incomodo que fique com menos crocância quando me servir desse lanche. Mas se for servi-lo para uma visita ideal colocar somente na hora.
No meu caso como seria so para nos dois, meu marido e eu, ja deixei o lanche todo pronto e somente cortei as fatias no próprio refratario (por isso somente a maionese foi colocada na parte de cima)
Caso for servi-lo para uma visita que ja saiba que virá a sua casa, e optar por desmonta-lo e servi-lo como um bolo, nao se esqueça ao desmonta-lo de passar maionese sobre a superficie e as laterais, e polvilhe as batatas palha sobre todo ele , superficie e laterais.
Os anos se passaram e este lanche Sanduiche de Verão continua até hoje fazendo parte, e reconheço, de minhas receitas preferidas.
Assim como reconheço e agradecerei sempre pelo conhecimento que tive naquele momento, anos atrás, pois através dele já tive e vivi durante todos esses anos que se passaram, até hoje, tantas outras oportunidades e desfechos felizes, que se tornaram excelentes lembranças, com esse prato pronto oferecido em forma de carinho às pessoas que estiveram ao meu redor em várias comemorações, eventos e encontros, que hoje me fazem superar qualquer lembrança ruim do passado ou do presente, e maior que o conhecimento dessa receita foi o aprendizado com o decorrer dos anos (hoje ano 2021) que absorvi e tirei desse delicioso prato, de que mesmo as pessoas que não têm nada de bom dentro de si a oferecer a alguém, acaba nos dando muito mais do que querem, desejam, esperam ou pensam. Tenha ela uma má índole, seja mal agradecida, sempre nos terá dado queira ou não, um presente... um grande aprendizado
Então deixemos de conversa , mesmo porque esse assunto já se tornou passado, e tudo muda em algumas horas o que dirá em anos.
Essas revistas e livro ofertados permanecem até hoje juntamente com tantos outros que tenho que fazem parte de uma das minhas paixões, a Culinária, num cantinho reservado a eles, e que continuarão com certeza a meu ver lá, intactos e imortais , porque não se corrompem com o tempo e duram para a eternidade.
E vamos que vamos ao que interessa...mais um pedacinho desse lanche que me remete às boas lembranças , até que possamos novamente nos unir e a dividi-lo com mais pessoas em novos encontros assim que essa pandemia que acometeu o mundo seja somente como tantas coisas ruins... somente um passado.
Se tiverem alguma dúvida, ou quiserem comentar , fiquem a vontade para postarem através da caixa de mensagens
Finalizando com a frase de Textos Judaícos
"A SABEDORIA PARA O ESPÍRITO É COMO A COMIDA PARA O CORPO"
Beijos no
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.