}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 29 de setembro de 2015

MOUSSE DE LIMÃO ZÁS TRÁS



















                                                              MOUSSE DE LIMÃO ZÁS TRÁS
                                         







Boa tarde pessoal!
Quantas vezes fomos pegos num final de semana alguém ligando e dizendo que estão indo para sua casa te fazer uma visita. As vezes amigos ou familiares, que dizem que resolveram do nada dar uma passadinha por ai. Ou então estava passando ali por perto e resolveram dar um chego rsrs.
Não se aflija com o que vai fazer de sobremesa, porque o almoço sei que fica bem mais fácil bolar alguma coisa, mas a sobremesa a gente fica sempre pensando no que vai fazer que seja rápida, fácil, e gostosa.  
Pronto! Você já tem uma sobremesa dessas.
Em pouco tempo estará prontinha!
Você vai utilizar somente três ingredientes e sujar apenas uma tigela para fazer a preparação.
É só o tempo de você fazer o almoço e estará firme e deliciosa para ser saboreada pelas suas visitas.
Poderá servi-la após o almoço se o pessoal veio para o almoço, ou então no lanche da tarde se você for como eu que adora colocar uma mesa de variedades e uma sobremesa sempre cai bem. Principalmente para as mulheradas ou um formigão como o meu.  
Quando é possível se ter tudo à mesa, é lógico! 
Mas esta sobremesa fica até bem em conta porque não é tão elaborada.
O melhor de tudo mesmo, é saboreá-la no almoço e a tarde rsrs. 
Quer mais?
Faça e prove!



                                                     


               
                                                   








Antes quero dizer que fiz esta receita dobrada e você verá na foto a sua finalização em um marinex de ....cm de diâmetro no inicio desta pagina e no final dela, fazendo assim com que tenha  uma  melhor noção da quantidade que dará quando dobrada, e já imaginando também a quantidade dessa sobremesa com os ingredientes dados, sem dobra-la. Com isso ficando mais fácil a sua decisão da porção que deverá fazer de acordo com sua vontade e pessoas que estarão no momento de saboreá-la.
Ela é uma sobremesa leve e sabor suave, então com certeza irão repetir mais que uma porção. 
Não deixe alguma pessoa chupando o dedo! rsrs








DICAS


Separe os ingredientes antes de mais nada
Depois separe também os utensílios que serão usados na preparação dessa sobremesa porque dessa forma tudo organizado a preparação será muito mais rápida.
Antes de mais nada após lavar bem os limões e  estarem bem secos, rale a casca de 1 a 2 limões dependendo da receita e da quantidade que goste, e reserve-a para a decoração. Rale a casca somente até chegar na parte branca, onde esta você não deve chegar a ralar pois amargará a sua mousse, ou qualquer outra preparação que leve raspas de limão. 
A gelatina é opcional, e para esta receita apenas 1 pacotinho (12 gr) de  gelatina em pó, incolor e sem sabor, hidratada em 5 colheres de sopa de água fria (60 gr), se preferir que a sua mousse fique mais firme, ou  que encorpe mais rapidamente porque esta com pressa. Neste caso você deverá acrescentar essa gelatina já hidratada, derretida e ainda quente na preparação anterior, quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, vá despejando-a em fio (devagarinho) e sem  parar de mistura-la até o seu final. Esta mousse encorpará rapidamente na geladeira e muito mais rápido no freezer, sobre sua supervisão para que não vire um sorvetão caso fique no esquecimento e passar dos minutos necessários rsrs.
O ideal quando a mousse levar a gelatina incolor é bater com um batedor de batedeira ligado, ou um triturador de alimentos que conhecemos como Mixer , porque dessa forma evitará quando colocada formar grumos de gelatina, os quais geralmente se formam quando misturada simplesmente com uma colher de pau, ou garfo, ou outro batedor, caso não seja devidamente misturada à preparação. É muito chato e nada agradável encontrar com eles quando estamos saboreando uma sobremesa. Essa gelatina também deverá sempre entrar na preparação hidratada, depois derretida por alguns minutos no micro ondas ou no banho-maria e ainda quente em fio.
O ponto da hidratação é quando seu pó esta submerso em água e fica completamente duro, e o ponto ideal de seu derretimento é quando esse ponto de endurecimento começa a derreter e a gelatina começa a mudar da cor opaca para uma cor transparente. Assim que faltar pouco para ficar totalmente transparente poderá retira-la do micro ondas ou do banho-maria e apenas misturá-la com uma colherinha, porque dessa forma derreterá sem ferver e dessa forma não passará do ponto ideal para a preparação pois caso ultrapasse esse ponto ela perderá as suas propriedades e não mais atingirá o objetivo que é encorpar essa preparação para que fique bem mais firme a sua textura. Nessa mistura do derretimento não deixe vestígios de pontos opacos, ela deve ficar toda transparente.
Outra dica sobre a gelatina é nunca coloca-la de uma vez só no final da preparação, mas sim, coloque-a quente, em fio e sempre batendo.Não se esqueça. 
Caso não vá utilizar a gelatina na preparação final da mousse, o ideal é utilizar o Creme de Leite de caixinha porque é mais concentrado por conta de não ter o soro, e se você utilizar o de latinha por qualquer motivo, tire o soro antes de utiliza-lo, deixando-a um pouco na geladeira e depois quando for abri-la, abrir pela parte debaixo primeiramente fazendo um furo com o abridor onde poderá escorrer todo o soro, ou abrir de uma vez e depois cuidadosamente escorrer o soro sem que a parte mais compacta do creme caia com ele. Utilize essa parte compacta de textura mais espessa do Creme de Leite, e o soro você poderá guarda-lo para outras várias preparações como uma mistura para bolos, pães, biscoitos, etc, e dessa forma não o desperdiçará tendo que jogar fora. Nada de desperdícios!!!
O Creme de Leite de lata pode ser utilizado dessa forma sem o soro para que não deixe a mistura da mousse aguada e molengona, ficando muito mais líquida do que deva ser, mas se preferir e não for utilizar o soro no momento para nada, misture-o bem ainda dentro da latinha à parte mais compacta, para depois acrescentá-lo aos demais ingredientes e acrescente a gelatina incolor como mencionada no começo para que esta mousse não fique como dito, líquida demais. 
O soro se não for utilizá-lo na hora, deixe-o guardado na geladeira. 
Eu utilizo mais o creme de leite de caixinha porque assim excluo a gelatina, mas isso quando tenho mais tempo para que gele e fique pouquinho mais firme a mousse. (o firme que digo é o ponto de um mingau grosso)
Eu com pressa, e muitas das vezes estou, é freezer mesmo. rsrs. Este seria o último recurso.
Agora quem gosta mais da mousse bem encorpada, bem mais firme mesmo, como as que costumamos encontrar em restaurantes, ou até mesmo em casa quando formatadas em porções que não são individuais, tipo sobremesas em travessas grandes e únicas, não deixe de usar a gelatina incolor, pois ela  é essencial para essa firmeza e finalização. 
Para você ter uma ideia melhor, um exemplo bom é o da gelatina que costumeiramente encontramos em festinhas infantis até servidas em copinhos descartáveis de plástico onde a textura neste caso é bem, bem molinha mesmo, diferente da textura de uma gelatina servida em restaurantes e mesmo em nossas casas quando servidas em travessas grandes onde as pessoas se servem, que são bem mais firmes. 
Então fique ciente de que esta sobremesa é uma daquelas que... vai de gosto
Há quem goste de uma ou de outra , e aqueles que gostam das duas texturas. 
O ideal que você faça caso ainda não conheça as duas texturas, a receita toda somente com os três ingredientes, dobrada, e depois divida essa mistura em duas partes, sendo uma dessas partes já colocada em uma travessa ou potinhos individuais, e a outra parte restante que sobrará na tigela (ou bool) acrescente a gelatina incolor (12 gr. hidratada em 5 colheres de sopa de água fria, depois derretida e quente). Ou se achar melhor faça uma mousse numa semana sem a gelatina e na semana seguinte a mesma mousse com a gelatina incolor, e assim escolher qual será a sua predileta. 
Aqui dei a opção de dobrar a receita e dividi-la pois a quantidade não será tão grande se estiverem em 3 ou mais pessoas, por ser uma sobremesa leve e gostosa com certeza acabará logo. Se optar por fazer somente uma receita e dividi-la, não se esqueça que na parte que levará a gelatina, ela deverá também ser dividida, utilizando somente 6 gr e hidrata-la em apenas 2 1/2 colheres de sopa de água fria (30ml). 




Lave bem os limões com uma escovinha e seque-os. A seguir rale a casca e reserve.
Se usar a gelatina já hidrate em água fria e reserve.
Esprema os limões e reserve o sumo.
Se for usar o Creme de Leite com soro, misture-o bem com a parte compacta e cremosa e reserve.






Antes de tudo não esqueça de ralar a casca do ou dos limões 

e reserva-la como mencionado na Dica até o momento da decoração da sobremesa


Para a mousse numa vasilha você vai misturar com uma colher de pau ou fuet (ou fuê) o Leite Condensado com o sumo de limão coado.  

Ele irá encorpar por causa da acidez do sumo de limão. 
É assim mesmo, não estragou nada, apenas talhou o Leite Condensado.

A seguir junte o Creme de Leite. 

Misture bem até tudo ficar bem homogêneo. 




Pronto! 
Fácil e rápida.

Se desejar despeje em tacinhas

ou numa travessa grande. 


Leve à geladeira até firmar ou freezer se estiver com pressa. 
Quando for servir decore por cima com raspas de casca de limão ( a que ficou reservada no começo da preparação da receita)

Dará um toque especial na sua sobremesa.

Obs: se for colocar a gelatina incolor em pó para uma mousse mais firme, comece hidratando o pó da gelatina incolor (12 gr ou 24 gr se dobrada a receita) na água fria (5 colheres de sopa ou 10 colheres de sopa se dobrada a receita. Você também  pode seguir os ingredientes e o modo de preparo no pacotinho dessa gelatina. Deixe hidratar (endurecer) e reserve enquanto faz a mistura dos três ingredientes da mousse rápida como descrita acima. Reserve essa mistura e coloque a gelatina hidratada para derreter no micro ondas ou no banho-maria. Dado o ponto vá misturando-a em fio nessa mousse muito bem e sem parar de mexer até o seu final.   (ideal misturar com mixer ou o batedor da batedeira ligado)
Coloque em tacinhas individuais ou num refratário grande. 
Leve para a geladeira e em pouco tempo estará bem firme. 
Decore também por cima com raspas de casca de limão. 




Finalizando com a frase de Hugo Schlesinger
"O SOFRIMENTO FAZ PARTE DE NOSSA VIDA. É COMO O SAL DA COMIDA. AS QUANTIDADES EXAGERADAS MUDAM O 
SABOR E DEIXAM O DESGOSTO"






                                                 

Beijos no 






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.