}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

domingo, 6 de dezembro de 2015

Refogado de pimentão verde, o fruto rico em vitamina C

BOA TARDE 
QUE SUA NOITE SEJA DE MUITA PAZ E AMOR













REFOGADO DE PIMENTÃO VERDE , O FRUTO RICO EM VITAMINA C







      






Olá pessoal!

Espero que tenham passado um domingo maravilhoso, apesar dessa chuva aliviando esse calor que tem feito todos estes dias, dando uma pausa e refrescando um pouquinho este nosso dia.
Hoje vou falar um pouco sobre este alimento que é a base principal desta receita, assim como costumo fazer com todas que posto no meu Blog. 
Veja que interessante, mais um alimento de nossa culinária que é considerado FRUTO ao invés de ser como acredito que tudo mundo pense, um legume, ou uma espécie de tempero.
O pimentão é uma hortaliça fruto, assim como o tomate e o chuchu que acredito que você já tenha visto no  post a respeito aqui no Blog. 
Pois é! Ele não é um tempero apesar de serem  utilizados muitas vezes para dar sabor à alguns pratos ou carnes, e não é um legume.
Existem uma variedade enorme de pimentão e são classificados de acordo com sua cor e formato, mas o que mais conhecemos é o verde, o vermelho e o amarelo, sendo estes dois últimos nada mais que o pimentão amadurecido, todos com sabores diferenciados, sendo os grandes de sabor mais adocicado e os menores mais picantes como o chile e o dedo-de-moça.
É um fruto considerado a hortaliça mais rica em vitamina C, quando verde. No vermelho encontramos a vitamina A. 
De acordo com a cor do pimentão encontramos suas vitaminas especificas e suas propriedades benéficas diferenciadas, para o equilíbrio interno de nosso organismo, cuidando desde o nosso crescimento, nossos ossos, dentes, vistas, pele, unhas, cabelo, sistema nervoso, e ainda age contra infeções e contra hemorroidas.
Contém poucas calorias, uma ótima fonte de cálcio, e pode ser consumido cru ou refogado como nesta receita de hoje, onde o servirei como um acompanhamento, mas pode ser também preparado como um complemento por exemplo em saladas, ensopados, etc, ou como um prato principal.
Agora que você já sabe um pouco sobre o benefício deste fruto, vamos fazer esta receitinha rápida?








Procure comprar os pimentões verdes com a tonalidade verde bem vibrante, liso e brilhante. Prefira comprar também os grandes porque os pequenos são colhidos muito novos, e além da cor pálida. ainda duram pouco e estragando com facilidade.
Lavar bem o pimentão. 
Eu utilizei o pimentão cru e com a película que o envolve ( conhecida como pele do pimentão) e que muita gente tira, colocando-o em água fervento por alguns minutos e depois puxando-a. Outros espetando um garfo e girando-o na chama do fogão. Enfim cada um tem uma maneira de tirá-la.
Eu prefiro fazer esta preparação exatamente como esta.
Corte a tampa onde se encontra o cabinho seguindo o arredondado dela. Reserve.
Corte o pimentão ao meio ( sentido do comprimento), tire as sementes e a nervurinha branca que estão do lado de dentro de cada metade do pimentão. E a parte da tampa retire o cabinho com a ajuda da ponta da faca. Despreze-o. A seguir as nervurinhas também dentro dela, e algumas sementinhas que possam estar ai.
Lave novamente essas metades e a parte que retirou o cabinho.
Em seguida corte todo ele em tirinhas mais para finas e reserve-as.
O tomate faça o mesmo processo do pimentão.
A cebola corte-a em quatro partes, ou como se diz em cruz. Essas partes, depois vá cortando uma das laterais e no final separe com os dedos essas camadas cortadas. Ficarão todas em tirinhas separadas. Reserve-as.
O alho corte ao meio (sentido do comprimento) e depois essas metades corte no sentido do comprimento ainda, para que fiquem tipo tirinha. Reserve-as.
O cubinho de caldo de costela se não tiver ou não gostar, poderá ser substituído pelo de carne, ou ainda o de legume para um tempero mais suave.
Nesta preparação eu coloquei um cubo de caldo de costela e meio cubo de caldo de carne.
Esfarele os cubinhos antes de utilizá-lo. 
Você poderá coloca-lo no meio da preparação como eu fiz, ou se preferir assim que colocar logo no começo junto com a cebola porque assim até o final não correrá o risco de ficar pedacinhos que ainda não foram desfeitos.
Tudo reservado e de acordo, vamos preparar o refogado.

SEGUE ABAIXO A RECEITA















MODO DE PREPARAR:

       Na panela coloque a manteiga e o alho. 


         Ela irá derreter e fritar o alho. Vá remexendo e não deixe queimar. 


A seguir acrescente a cebola, o orégano, a salsinha e vá misturando até que ela de uma murchada e perder a sua consistência crocante.


Junte neste momento as tirinhas do pimentão


                                           Misture tudo muito bem.



Por fim agora é a vez do cubo de caldo de costela. Observação: Eu coloquei um de costela e meio de carne. 


Misture novamente muito bem para que esse caldo se desfaça por completo para que não fique sinal algum dele e ter um sabor desagradável quando encontrá-lo na preparação do refogado quando for degustá-lo, tipo um sabor forte demais de sal puro que irá até arrepiar a alma rs. 
Deixe refogando até sentir que as tirinhas de pimentão estão mais molinhas, que perdeu a consistência crocante, e só então acrescente o tomate.


               Novamente tudo bem misturado.




Assim que o tomate murchar um pouco já desligue o fogo. Não deixe que ele se desfaça demais.




Seu refogado esta pronto. Transfira-o para uma travessa que você irá levar à mesa para servi-lo.



Veja como tudo ficou aparecendo sem que nada ficasse desfeito 






Você poderá servir acompanhando um frango, arroz e feijão, ou no lugar do frango um peixe, ou como eu prefiro por achar o faladar mais ideal, uma carne vermelha.



Faça e veja como esse pimentão verde, classificado como fruto tem um sabor especial refogado dessa forma.








Se você desejar ou tiver curiosidade em saber mais sobre essa hortaliça fruto chamada de pimentão, poderá entrar na pagina  do post relacionado a ele. Lá você terá mais informação a respeito de outros menos conhecidos, suas propriedades e benefícios, e saber mais detalhes sobre este verde, sobre o vermelho e o amarelo, os mais conhecidos de nossa culinária, pelo menos aqui no Estado.
Espero que tenham gostado e tenham todos um excelente começo de semana.



Beijos no 






Finalizando com a frase Nathallye Costa
"ENQUANTO BELEZA PUSER A MESA, MUITA GENTE VAI MORRER DE FOME. POR FALTA DE COMIDA DE VERDADE."







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.