}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL



NOVEMBRO AZUL

                               UM MÊS PARA LEMBRAR A IMPORTÂNCIA DA                                                                     PREVENÇÃO                                             





Assim como tivemos o mês de Outubro todo dedicado ao mês da prevenção do câncer de mamas alertando todas as mulheres, temos agora o mês de Novembro todo dedicado à prevenção do câncer de próstata alertando todos os homens.
Como o Outubro Rosa, o Novembro Azul terá varias palestras que serão apresentadas no decorrer de todo o mês, monumentos e lugares com a cor azul em homenagem a esse alerta tão importante aos homens que é a PREVENÇÃO . Encontramos várias mensagens com o laço azul que representa todo este mês de conscientização.
Temos como exemplo todo em azul o Cristo Redentor.


o Congresso 


o Palácio do Planalto


etc., e tantos outros 


Aos 50 anos cerca de 80%, 90% dos homens começam a ter dificuldades para urinar e a necessidade de ir várias vezes ao banheiro, prejudicando sua qualidade de vida nesse momento.
Sabemos que muitos homens ficam constrangidos só em pensar de ir ao urologista e ter que fazer o exame que causa tantas piadinhas sem nem pensar que esse exame é essencial para a prevenção do câncer de próstata evitando principalmente que chegue ao óbito. 
Sim! Isso é tão sério quanto o câncer de mama e útero nas mulheres. 
Você homem que esta tão preocupado com seu constrangimento, com sua vergonha, com as piadinhas que seus companheiros, amigos, colegas, ou seja lá o que for, fazem a respeito do toque (exame retal), saiba que sua vida deveria ser muito mais importante do que tudo isso. Aliás isso é muito, mas muito pouco mesmo, perto do que você poderá sofrer caso seja diagnosticado com câncer na próstata e ainda com sua futura morte, porque é isso mesmo que acontece com quem não faz a prevenção por causa de coisinhas tão ridículas quanto as citadas acima.
Saiba que muitos podem estar brincando com você, mas que por trás ele próprio faz a sua prevenção indo ao médico e fazendo esse exame do toque e não conta também por ignorância e para não ser motivo de chacota. Se achando esperto por um lado, mas sendo o pior dos ignorantes por outro. 
Muitos acham que se tornarão menos homem se fizerem esse exame. Santa burrice! Santa ignorância! 
E ainda dizem que somente o exame de sangue conhecido com PSA já basta que não precisa do outro. Aff! 
Como pode alguém nos dias de hoje, com tantas informações através de tantos meios de comunicação e principalmente a de boca a boca, ainda pensar dessa forma e colocar em risco sua vida por tanta bobagem. 
Seja um homem de verdade! 
Mostre aos outros com sua inteligência, que se acham tão homens, o quanto você é mais homem do que eles principalmente não escondendo que vai ao médico regularmente para fazer essa prevenção, e a sua importância. E que hoje eles riem e fazem chacotinhas a respeito, mas que amanhã esse riso todo poderá virar um choro de muito arrependimento ao receberem a triste noticia de um problema bem maior e que já não tem mais solução.
Previna-se! 
Seja um homem, e assuma suas atitudes, ainda mais nesse caso onde você também poderá ajudar a muitos outros a tomarem a decisão correta que é se prevenindo. 
Saiba você que se considera um homem, que mulher gosta de homem, mas de homem inteligente.
Seja qual for a sua opção sexual, você que tem seus órgãos genitais masculinos deve com certeza também procurar o médico e fazer a prevenção. 
A grande maioria dos homens escuta falar da próstata, escuta muitas piadinhas, mas mal sabe o que é , onde ela se localiza, o que pode causar caso venha a ter problemas e muito menos sabe como se prevenir para ter sua saúde sempre em dia com respeito a ela. 
A próstata nada mais é que uma glândula reprodutiva masculina, do tamanho de uma noz, onde é produzido o esperma, e é localizada bem pertinho da bexiga. A bexiga por sua vez é um órgão muscular de onde sai um canal longo chamado de uretra, por onde passa o esperma que atravessa a próstata e o pênis atingindo seu exterior.

Quando se esta com muita vontade de urinar, e não é novidade pra ninguém, percebesse que a bexiga aumenta não é mesmo? Esse aumento aproxima esses órgãos e se houver algum problema na próstata, acabará repercutindo na bexiga e na uretra e o que mais acontece no homem na vida adulta e tem maior proporção com o aumento da idade, é a hiperplasia e o câncer de próstata.


A hiperplasia ou hipertrofia é uma lesão benigna, caracterizada pela multiplicação de células benignas prostáticas (HPB) causando o aumento da próstata que comprimirá a bexiga e a uretra, provocando assim dois sintomas, sendo um deles a dificuldade em urinar. Ela não é um câncer e nem aumenta o risco dele na próstata, mas não se sabe ainda o que causa esse aumento, apenas que o fator envelhecimento e os próprios testículos podem contribuir para isso. Alguns médicos acreditam também que o distúrbio hormonal com a idade também possa causar esse aumento. A outra é a incapacidade da bexiga segurar a urina.
Já no câncer de próstata, o câncer é maligno causando vários problemas, e as células crescem e invadem os tecidos vizinhos.
Um terço dos tumores que se originam no organismo do homem, partem da próstata.
Quando a próstata esta aumentada, o homem sente muito mais vontade de urinar, por várias vezes, piorando a noite ( noctúria), as vezes com urgência, precisando fazer força para conseguir, e apenas conseguirá fazê-lo em pequenas quantidades, sendo que muita das vezes ainda se interromper após ter iniciado e outras sentindo a sensação de não ter urinado ainda, parecendo ainda ter urina na bexiga.
O aumento da próstata por maior que seja, não indica necessariamente a piora dos sintomas. A casos em que um homem com próstata ligeiramente aumentada tem sintomas mais significativos que outros que tenham um aumento maior. 
Você com esses sintomas procure um médico, seja ele numa Clinica Médica, ou diretamente com um urologista, para verificar se esta com a próstata aumentada. Além de várias perguntas a respeito de como esta urinando, se tem dor ao urinar, se tem parente ou teve com esse tipo de problema, ainda será realizado o exame físico ( exame retal) onde ele por muitas vezes já é o suficiente para o diagnóstico da próstata aumentada, mas podendo este ser mais completo ainda com o exame de sangue chamado de PSA que pode detectar o câncer de próstata pois aqui encontramos uma proteína produzida somente pela próstata e que se eleva muito quando existe a presença do câncer, e mais o Cistoscopia

, o Cultura de urina para verificar se há infecção, o Exame de urina para verificar se a presença de sangue,


o Exame de fluxo de pressão para medir a pressão na bexiga conforme urina, Exame de resíduo urinário para saber quanta urina resta na bexiga após ter urinado, e a Taxa de fluxo da urina.
A tratamento e a medicação será dada de acordo com o grau da doença diagnosticada, podendo apenas ficar em observação sempre acompanhado pelo seu médico, mudando o estilo de vida, ou através de medicação, e, se necessário a cirurgia.
Antes dos 40 anos raramente a próstata aumentada causam sinais ou sintomas no homem, mas a partir dos 55, um em cada seis tem alguns sinais e sintomas, aumentando muito mais, sendo metade dos homens aos 75 anos registrando alguns sintomas.


O fator hereditário aumenta também as chances do homem ter o mesmo problema, por isso se seu pai ou irmão, ou os dois, tem ou tiveram o mesmo problema de próstata, seu risco é três a cinco vezes maior de ter o desenvolvimento do problema do que aquele que não tem esse fator.
Alguns medicamentos indicados tratam a pressão arterial alta, que relaxam os músculos da próstata e do colo da bexiga facilitando na hora de urinar. Outros diminuem os hormônios ja produzidos pela próstata e o aumento dela, aumentando assim o fluxo de urina constatado depois de alguns meses de uso, diminuindo os sintomas, mas por outro lado causando efeitos colaterais como a falta de apetite sexual e a impotência.
Ainda podem ser indicados antibióticos para inflamação da próstata, que pode ou não acompanhar a próstata aumentada.
A cirurgia só é indicada caso nada disso resolva e caso você tenha incontinência urinaria, sangue frequente na urina, dificuldade em esvaziar a bexiga, infecções frequentes no trato urinário, insuficiência renal e cálculos vesicais. Através dela se tem a melhora do fluxo de urina e dos sintomas.

O aumento da próstata é mais comum nos australianos e americanos, e menos comum em homens chineses, japoneses e indianos.
Os homens que correm maior risco de apresentarem o aumento benigno da próstata são os que apresentam como já dissemos parentes que já tiveram ou tem esse problema, os homens de pele negra, e a ingestão das gorduras.
O médico através do toque retal sente se ha áreas endurecidas como se fossem os ossos dos dedos dobrados da mão, na próstata que é um órgão de consistência mole, e poderá detectar assim a presença de próstata aumentada ou câncer de próstata que geralmente é localizada na face posterior da mesma,


e logo a seguir ele pede uma biópsia que nada mais é do que a coleta de material através do reto do paciente mantido sedado por alguns minutos por causa que é meio incomodo esse procedimento, e logo ele é liberado podendo ir para casa ou voltar a trabalhar e seu material enviado para analise. Esse procedimento só é feito se o PSA estiver muito alto, ou quando o toque indicar alteração.



O câncer de próstata não apresenta sintomas em seu começo, ele é silencioso e por isso a importância da prevenção, porque se detectado no começo terá a cura muito mais rápida, e se detectado mais tarde por falta de prevenção, se tornará muito mais difícil de combate-lo. Quanto mais tempo tiver passado menos será sua chance de cura porque ele se espalhará.
Algumas dicas para evitar ou melhorar é mudando de hábitos, como ir ao banheiro urinar com mais frequência, mesmo que não tenha vontade em períodos de quatro a seis horas para que sua bexiga se acostume com esse intervalo , ou ir ao banheiro quando sentir vontade imediatamente não segurando a urina porque isso poderá distender a bexiga causando graves problemas, mantendo-se ativo sempre com exercícios poderá reduzir problemas urinários causado pelo aumento da próstata, mantendo-se aquecido também ajuda, porque temperaturas mais frias faz com que você retenha mais a urina aumentando depois a urgência em urinar, evite descongestionantes e anti-alérgicos porque eles fazem pressão nos músculos ao redor da uretra tornando mais difícil para urinar. Caso tome diuréticos fale com o medico ele saberá se é necessário doses mais baixas ou limitá-lo para somente a parte da manha. Nada de parar de tomar sem antes consultar seu médico. Cafeína e álcool aumentam a vontade de urinar, irritam a bexiga e ainda aumentam os sintomas e só beba algo antes de uma ou duas horas antes de dormir porque evitará com certeza sua ida ao banheiro durante a noite.
Essas dicas são somente para ajudar, porém não deixe de visitar seu medico pelo menos a cada um ano, e dependendo de sua idade ou do seu caso poderá pedir que o visite a cada seis meses.
Evite problemas maiores de saúde com a próstata aumentada como infecção urinária, calculo na bexiga, pouca função renal, retenção acentuada de urina e lesões permanentes à bexiga e aos rins.
Raramente os adultos jovens têm problemas com a próstata, mas quando isso acontece é apenas uma infecção da próstata chamada de Prostatite

causada por bactérias do intestino que a contaminam, e que causam dor na região genital, desconforto e dificuldade em urinar. É tratada com medicamentos específicos, inclusive com o uso de antibióticos, podendo persistir em alguns homens por grande período de tempo mas sem maiores complicações. 
É errado o pensamento de quem teve ou tem Prostatite poderá ficar com sua ereção comprometida, porque a próstata não tem nada haver com o nervo da ereção que passa ao lado da próstata. A próstata tem haver com a reprodução e não com a ereção. Nem mesmo quando uma doença nessa glândula poderá afetá-lo, a não ser em caso de câncer da próstata onde é obrigatório uma intervenção cirúrgica e radioterapia causando assim as vezes uma lesão no nervo onde realmente comprometerá a atividade sexual. 
Deixando claro que nem as prostatites, nem o câncer benigno ou maligno interferem com o mecanismo da ereção.
Bom agora sabendo um pouco sobre o assunto, o que é mais importante, o seu constrangimento, as gracinhas de seus amigos , ou a sua VIDA.
O exame não dói e não denigre a sua imagem. 
Tome a decisão mais correta e mostre a todos esses "homens" levando ao conhecimento deles a importância e a frequência ao médico para esse exame de toque, pois somente ele poderá fazer um diagnóstico correto e preventivo.

SE VOCÊ TEM AMOR A SUA VIDA... VIVA PREVENIDO!



A prevenção é tudo! 
Vale a sua vida!






Beijos no 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.