BOA NOITE
Que esta chuva traga a seu Lar muitas bençãos e uma imensa paz até o seu amanhecer.
CULINÁRIA Emy PEIXES
Olá pessoal!
Hoje trago esta receitinha saborosa e muito leve.
Todos sabemos que o ideal é comer peixe pelo menos duas vezes por semana, ou até três, mas se por algum motivo isso não seja possível, ao menos coloque-o em sua alimentação, uma vez por semana, pois apesar de ser pouco esse consumo, você se beneficiará da mesma forma a um prazo um pouquinho maior, de todos os benefícios oferecidos por esse alimento.
É uma alimentação super saudável e dependendo do tipo de peixe e da quantidade certa podemos evitar doenças comprometedoras, aumentando assim também a capacidade de melhorar nosso sistema imunológicos, além de nossa pele, unhas, cabelos, corpo, mente,coração, ossos, até diminuir o mal de alzheimer, como estudos já comprovaram.
Com tantos benefícios assim, não podemos esquecer de colocá-lo em nosso cardápio semanal.
Com certeza nem todos podem, porque peixe não é lá uma das alimentações mais baratas de nosso pais não é mesmo? Se é que ainda tem alguma que podemos dizer que é barata nos dias de hoje. Mas isso agora não vem ao caso, porque o ideal é que pelo menos você consiga quem sabe deixar de comprar uma coisinha mais insignificante, as vezes não tão importante para a sua saúde, e investir nesse alimento tão proteico e tão rico em benefícios.
É certo, de que, daqui a algum tempo, os remédios vão passar longe, e te odiar por você não precisar deles. rs.
Compre aquele que esta ao alcance de seu bolso.
Há uma grande variedade de espécies, marcas e preços.
Nesta nossa receitinha utilizaremos como o nome já diz, o Filé de Merluza, que é um dos peixes mais baratos, mais procurados, consumidos e apreciados, por ter sabor suave principalmente quando em filés, e por ser uma carne magra.
É um peixe de água doce, que irá fortalecer os ossos, normalizar os batimentos cardíacos e ainda diminuir os efeitos do sódio em nosso corpo.
Bom, mas melhor do que falar é fazer, e depois provar essa saborosa e levíssima comida.
Você poderá servir com arroz branco ou até saboreá-lo como um prato único. Vai de gosto!
O mais importante mesmo é você comer saboreando-o.

VAMOS ÀS DICAS?
Procure utilizar o mínimo possível de sal. O mínimo mesmo, porque ele não faz bem à nossa saúde. Aliás tudo em exagero faz mal.
O ideal seria você utilizar o sal marinho ou mineral, ou ainda o sal light, mas sempre com cuidado e sabendo qual é o sal ideal para você e sua família porque apesar de serem melhores que o sal comum, ele também têm restrições. Procure se informar antes.
Quanto a gordura, não utilize nada de óleo, ou azeite, ou manteiga, seja lá o que for. Não é necessário. Melhor ainda porque você só terá a do peixe que é de 1%.
A água para o cozimento...Esquece!
O peixe soltará o liquido certo para o seu cozimento e por ser muito delicado o seu filé, rapidamente estará no ponto.
O tomate também solta bastante liquido.
Aqui utilizei o hondashi, que é um produto a base de peixe apenas para acentuar o sabor. É como se fosse um cubinho daqueles caldinhos de caldo de legumes, galinha, etc, só que vem em saquinhos tipo um pozinho granulado. Muito bom por sinal e essa dica é ótima. rs
Não é muito fácil de ser encontrado, mas em alguns supermercados com certeza já o tem. Você o encontra nas gôndulas perto dos produtos de temperos prontos, ou até mesmo nas de produtos orientais porque hondashi na verdade é um produto japonês.
Eu faço em camadas esses filés, e com muitas rodelas de tomate e cebola. Se preferir coloque menos ou então faça da mesma forma e quando se servir do peixe para consumi-lo retire-os já que estão em pedaços grandes.
Quanto aos outros temperos que coloco sempre que é o orégano e a salsinha, você pode colocar sem duvida alguma, se gostar manjericão, ou manjerona ou coentro ou cominho. Você deve colocar o tempero que mais lhe agrada, e que agrade também a sua família. Sempre utilizo o orégano por ser de sabor mais leve e melhor aceito entre as pessoas que aqui frequentam.
![]() |
Olha a receitinha ai gente! |
Corte as cebolas em rodelas, os tomates em rodelas e o alho em rodelinhas
Tempere os filés de merluza com pouquíssimo sal espalhando sobre eles delicadamente para não machuca-los pois são muito delicados. Se preferir pode ao invés do sal, passar o hondashi.
O limão você corta em quatro e espreme sobre os files de merluza
Coloque na panela as rodelas de cebola. Isso mesmo sem óleo, sem nada, e sobre elas as rodelas de tomate, e pouco do alho, fazendo assim uma caminha para acomodar os filés de peixes, assim não grudarão no fundo da panela no decorrer da preparação. Após acrescentar o alho tempere tudo com orégano e salsinha, e se preferir pouquíssimo sal.
Logo após acomode os filés de merluza que já deverão estar temperados.
Por cima dos files espalhe mais um pouco de alho
Novamente faça a camada de cebola, tomate, orégano, salsinha e mínimo de sal. A seguir os filés de merluza restante, cobrindo-os com mais uma camada igual as anteriores.


Tampe a panela e assim que ferver, que é bem rapidinho, deixe que cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos.
Eu ainda deixo quase no final sem a tampa pra que possa reduzir o líquido
Pronto! Já pode servir.
Eu ainda fiz para aproveitar cenoura cozida em rodelas finas e beterraba refogadinha.
Pode-se servir dessa forma ou então somente o peixe com uma saladinha de legumes cozidos.
Não se esqueçam de acrescentar à sua alimentação e na de sua família, peixe.
Se quiser saber mais a respeito dos benefícios
do peixe e quais são os mais indicados, acesse aqui mesmo neste Blog
e se desejar se informar a respeito dos tipos de sal e qual o mais indicado, também encontrará aqui mesmo. Basta ir até a pagina indicada.
Beijo no
Finalizando com a frase de Diógenes Laércio
" Qual o melhor momento para o jantar? Se alguém é rico, quando quiser, se é pobre, quando puder"