REFOGADO RÁPIDO DE BETERRABA
Tudo bem com vocês?
Pois é! Olha eu aqui de novo.
Novamente trazendo um rápido refogadinho, daqueles vapt vupt.
Não é que seja um refogadinho muito apreciado porque nem todos gostam de beterraba, mas esse é tubérculo considerado por uns, e raiz tuberosa por outros, que com certeza são unanimes a respeito de seus benefícios para nossa saúde. Tubérculo nome feio né? Mas não se assuste é apenas o nome que se dá aos produtos que têm uma parte grossa em seu caule e que cresce debaixo da terra. (post no Dicionário Culinário).
Não leva óleo como em quase todas as preparações que faço, e nem sal, porque só os tabletinhos de caldo, os tão famosos cubinhos de caldo já são suficientes para a gordura e o sal. Mas como eu digo coloque sempre um saleiro na mesa para as pessoas que desejarem, acrescentarem a seu gosto. O que não é ideal, porém, quem não esta acostumado a pouco sal, não será nesse momento que irá aprender a usar a quantidade certa e necessária ao organismo.
Bom... vamos lá então à preparação do nosso refogado de beterraba, após as devidas Dicas e Procedimentos
Compre as beterrabas menores, de consistência firme, com a cor vermelha escuro e brilhante.
Tome cuidado com roupa, panos de prato, toalhas, tecidos, que estejam ao seu alcance porque depois de cortá-la, seu pigmento vermelho vivo, solta e mancha. Não se assuste, é assim mesmo. Se achar necessário utilize luvas e avental.
Outra dica muito legal e que muita gente ainda não sabe é que a beterraba pode ser apenas cozida com a casca, pouquíssima água pois ela solta muito líquido, e pouco de açúcar. Isso mesmo nunca cozinhe as beterrabas com sal porque ficarão com sabor de terra, ao contrário do açúcar que as deixarão ainda muito mais saborosas. Depois é deixar que amorne ou esfrie e tire a casca.
Poderá fazer o que desejar como preparação, inclusive uma bela e deliciosa salada, caso não queira fazer como eu um refogadinho.
Para este refogado eu apenas lavei-as bem, tirei a casca e ai comecei a preparação do refogado.
Outras dicas sobre a beterraba e seus benefícios você pode encontrar aqui mesmo no Blog, no post Curiosidades sobre os legumes. Assim você ficará sabendo como é importante que acrescente a beterraba à sua alimentação.
Observação Importante: Lave sempre muito bem a beterraba com água, sabão e uma esponjinha, antes de cada preparação, mas não se esqueça nunca que essa esponja é a que você deverá ter sempre reservada para os legumes que necessitam desse processo. Não utilize a que você usa para lavar louça, etc, mesmo que você faça o processo de limpeza dela e toma todos os cuidados necessários para mantê-la higienizada.
A esponjinha dos alimentos é somente para os alimentos assim como a escovinha dos alimentos também são separadas igualmente das escovinhas de limpeza das unhas, que também são utilizadas e podem ser, para esse mesmo processo de limpeza dos legumes. Depois de feita essa limpeza da casca lave-a bem somente em água corrente.
O ponto da beterraba numa preparação é mais para macia em refogados, sopas, ou quando cozidas simplesmente, ao contrário da consistência que deverá ter quando feita para uma salada por exemplo, que deve ser mais para al'dente onde se deva comer sentindo-a melhor o que não acontece quando muito cozida. Mas não é uma regra porque a quem não goste da beterraba, assim como outros legumes nessa consistência porque seu paladar prefere não sentir essa rigidez dos legumes, e por isso fica a seu gosto e de sua família a consistência. Por aqui eu faço ao gosto do Cliente rsrs, que no caso é o maridão, ou de acordo com as visitas. Eu particularmente tanto faz porque o importante é a importância que ela tem em nosso cardápio alimentar, mas para a nossa cultura, as pessoas realmente estão mais acostumadas com um maior cozimento dos alimentos e por isso sou a favor do reaproveitamento da agua do cozimento dos legumes em outras preparações quando não podem ser aproveitadas em algumas que os leve no momento, porque é nessa água que ficam todos os nutrientes desses alimentos principalmente quando muito cozidos em água e não em vapor (o vapor preserva todos seus nutrientes. Saiba mais lá nas Dicas de Culinária aqui mesmo no Blog)
As beterrabas são descascadas e depois picadas em cubos médios ou grandes (eu piquei em cubos médios, e por isso o cozimento foi mais rápido)
As cebolas descascadas e picadas em cubos grandes para que apareçam um pouco na finalização do prato. (caso você ou alguém que irá comer essa preparação não goste, pique-as em cubinhos menores ).
Os tomates apenas tire as sementes e pique-os também em cubos grandes
Os tabletes de caldo de galinha esfarele-os com os dedos para que depois não encontrem pedacinhos dele dando aquele sabor salgado ao seu paladar enquanto saboreia a comida porque fica bem desagradável.
Se tiver condições ou tenha em casa, poderá utilizar o em pó cuja diferença é o preço e a facilidade em mistura-lo aos demais ingredientes dissolvendo-se facilmente e por completo, ou se utilizar dos cubinhos de caldos mais modernos reformulados que algumas empresas que se ligaram já estão colocando à venda nos mercados e que também são um pouco mais caros mas estão muito mais fáceis de se dissolverem que os tabletes de caldos anteriores quando utilizados como tempero, como é nesta nossa receita. Agora se tiver acesso ao caldo líquido industrializado como já existe à algum tempo na Europa e EUA, melhor ainda porque aqui é a praticidade e a agilidade no preparo que conta. Lógico que quem puder e já tiver os cubinhos de caldos feitos em casa será muito melhor que os industrializados, inclusive para a saúde. Quanto ao sabor no final da preparação em alguns casos com certeza fica difícil saber qual a diferença entre um e outro.
Os dentes de alho igualmente descascados e picados como no meu caso acompanhando os demais, em pedaços grandes. As vezes apenas só os corto ao meio se forem dentes maiores e se menores costumo ate coloca-los inteiros.
Neste refogado eu optei em picar tudo maior para que apareça no final porque praticamente tudo se desfaz.
Você poderá usar a manteiga ou margarina e não é necessário que ela esteja em temperatura ambiente porque ela irá aquecer juntamente com os demais ingredientes e derreterá. Aqui a temperatura da manteiga ou margarina não interfere na preparação como acontece principalmente no caso de massas para salgadinhos ou tortas que hora é necessária gelada, hora derretida, para que se tenha uma boa textura.
A quantidade de água caso seja necessário, poderá ser acrescentada um pouco mais, antes de finalizar a preparação se você verificar que ainda os cubos de beterraba não estejam na consistência desejada (espete um garfo e perceba se esta macia), ou caso você prefira um caldinho no final, desse refogadinho. Um refogadinho mais molhadinho como costumamos dizer. O meu deixei mais para um refogado sequinho.
O orégano e a salsinha são colocados a seu gosto, lembrando sempre que quando colocamos pouco sal devemos compensar com as ervas e outros temperos que sejam necessários para dar mais sabor a preparação.
corte em cubos grandes, e os demais ingredientes
como mencionado acima.
Na panela já vá colocando tudo, cebola, alho, tomate, e as beterrabas
Junte a manteiga ou margarina,
a água
e por fim o orégano e a salsinha.
Misture novamente muito bem.
Tampe a panela porque assim a água irá ferver mais rapidamente.
Em torno de cinco a dez minutos já estará fervendo, dependendo da chama da boca (queimador) de seu fogão e também do tamanho do queimador se maior ou menor (eu usei o maior)
De vez em quando abra-a e de uma nova misturada em tudo.
![]() |
É necessário para que a preparação não grude no fundo da panela porque a água vai evaporando e o refogado automaticamente acaba por secar demais.
Verifique neste momento como esta a rigidez da beterraba provando um cubinho de beterraba.
Caso esteja a seu gosto, não coloque mais água e desligue a chama do queimador, mas se para você ainda esta muito firme acrescente um pouco mais, tipo 50 ml à mais de água. Tampe novamente a panela e deixe cozinhar mais um pouco.
No meu caso em vinte e cinco minutos (25min) ficou pronto esse refogadinho. (chamo de refogadinho como um modo carinhoso por ser bem simples mesmo de ser feito, e não por outro motivo)
Transfira-o para uma travessa que você irá servi-lo à mesa
Sirva com arroz, feijão e como no nosso caso umas sobrecoxas de frango assadas.
Tudo muito saudável e saboroso!
O arroz , assim como o feijão sem adição de óleo e sal, somente temperos.
No próximo post estarei postando o arroz, super rápido e fácil como tudo que faço nas preparações do dia a dia.
Espero que tenham gostado e procurem se possível acrescentar a beterraba em seu cardápio semanal
Beijos no
Finalizando com a frase de Guria da Poesia Gaucha
"O MELHOR TEMPERINHO DA COMIDA E TAMBÉM NA VIDA, VEM DO JEITINHO DE PREPARAR TUDO COM MUITO AMOR E CARINHO."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.