}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

terça-feira, 22 de setembro de 2015

CANTINHO DO MARIDÃO (2ªparte)

                                                                                     
  BOM DIA!!!

Espero que todos tenham uma dia maravilhoso.

Como havia dito, estaria voltando com a segunda parte da nossa dica, do Cantinho do Maridão.As prateleiras.

                                Voltei!
                                        



Mas antes preciso passar algumas dicas para facilitar o desenvolvimento das mesmas, assim não dará tanto trabalho e nem você ficará nervoso ou nervosa, porque sei que algumas mulheres, assim como eu, também gostam e fazem esse tipo de trabalho, não cuidam só da casa e dos filhos, o que já é muiiiita coisa isso sim. rs. Mas quando se quer e gosta de ver tudo organizadinho e o maridão não tem tal habilidade, temos que colocar as mãos na obra e fazermos nós mesmas, ou se não quiser economizar...pagar para fazê-lo.
Você deverá ter todo o material a ser utilizado para a montagem das prateleiras, assim não ficará na correria, tipo parar de fazer o serviço para sair correndo comprar o que esta faltando. O que acontece muito. 
Uma observação importante e que não deve ser esquecida, é , se você não tem conhecimento a respeito de qualquer material a ser usado, principalmente neste caso da broca que acredito ser o mais "complicado", dos parafusos e buchas, pedir uma orientação ao vendedor da loja de materiais que você se prontificou a fazer a compra, explicando-lhe para qual finalidade e peso eles deverão ser utilizados. As maiorias desses estabelecimentos costumam ter pessoas especializadas se não totalmente, ao menos em condições de lhes dar uma orientação sobre o assunto e indicar o melhor produto de acordo com suas necessidades. Isso serve para qualquer tipo de serviço que não estamos acostumados (as) a fazer e como se diz...metemos a cara e a coragem. Devemos agir dessa forma, assim evitamos surpresas desnecessárias, como neste caso, as prateleiras acabarem cedendo, ou virem abaixo totalmente. Nossa! Que perigo.
Tudo devidamente comprado no caso de não ter em casa e já separado ? Então aguardemos o dia seguinte.

Primeiro de tudo levante cedo porque a muito serviço pela frente, assim evitará trabalhar até bem tarde da noite, porque se for como eu e o maridão vai querer parar só quando estiver tudo terminado.
A seguir olhe para o local e pense onde colocar as prateleiras para que sua organização seja ideal aos seus objetivos, e como gostaria que elas fossem tipo madeira natural, envernizada, pintada, ou até mesmo envelopadas com tecido ou papel autocolantes como esses conhecidos no mercado.
O ideal que fiquem como você deseja ou pelo menos parecidas.
Não é porque é um "quartinho da bagunça" ou "cantinho da bagunça" que deve ser desorganizado e sem graça. Em tudo temos que ter prazer em fazer ou estar. Não é mesmo ?
Outra dica é que o ambiente tenha cor clara para dar um ar de leveza ao local e dar a impressão que é maior. Essa dica também serve para qualquer ambiente dentro de sua casa.
No nosso caso, os azulejos foram claros, mas poderiam ser paredes apenas pintadas num tom claro. 
A prateleiras optamos pela cor branca. 
Depois separe tudo que vai precisar e usar para não ficar igual uma barata tonta, andando de um lado para o outro a procura de algo. Isso atrasa demais o serviço e acabaria te irritando, e o que poderia se tornar prazeroso, acaba sendo estressante.
Fique atento (a)!

Então...vamos lá!
                                              



Logo no dia seguinte, depois de arrumar toda a bagunça do material da construção do pequeno comodo, começou a montagem das prateleiras. 
Maridão ajeitou algumas tábuas já usadas, de uma boa espessura que aguentasse bastante peso sem que pudesse mais tarde envergar com o sobrepeso. Deixou tudo ao seu redor, e ao seu alcance,  ferramentas, materiais que fosse utilizar, e colocou em pratica com toda a sua habilidade o seu projeto.

                                                 


Começou por partes.


O primeiro passo foi pegar uma trena e um pincel atômico (fica mais fácil marcar no azulejo que o lápis) e medir a largura de uma das paredes onde seriam colocadas algumas prateleiras. 
Como gostaria que todas tivessem a extensão da mesma, fez a medição de um lado ao outro. 
Mediu também a altura e já foi marcando onde iria colocar cada uma, para que todas tivessem o mesmo espaço entre elas. 
Todas as medidas foram anotadas em um caderninho para não esquecer e nada dar errado.





Nem bem acabou de fazer o quartinho, e lá está bem no 
  alto uma visitante inesperada rsrsrs             

IMAGINA SE FOSSE EU QUE ESTIVESSE MEDINDO A PAREDE, O SUSTO QUE EU IRIA LEVAR. ?                                                    

                                                                                        


O segundo passo foi a marcação dessas medidas nas madeiras, com dois centímetros a menos, (ficando depois de colocadas, com um centímetro a menos de cada lado). Se preferir faça com menos de um centímetro.
Devem ser serradas exatamente em suas marcações, para não ter nenhum problema na hora de montá-las nos seus devidos lugares. 
Já pensou como seria mais complicado e o trabalho que iria dar se ficassem justas ao colocá-las no lugar ? Melhor nem pensar! 
O ideal é medir sempre a menos, nem que seja o minimo, quando se quer que tenham a mesma extensão da parede.
No caso de serem menores em sua extensão, com certeza não haverá nenhum problema parecido, somente do posicionamento para que não fiquem tortas.                        
                                                   
Agora pegue os suportes, neste caso foram três (todos branquinhos para acompanhar as prateleiras) e escolha um dos lados da tabua e posicione os suportes em cima, sendo um no centro e o restante um para cada lado da mesma. Faça uma marcação nos devidos furos que já vêm perfurados nesses suportes. Apenas marque e reserve-os. Não serão fixados na tabua neste momento e sim nas paredes.
Perfure cada uma dessas marcações. E uma dica, é ir fazendo as perfurações e numerando com etiquetinhas num dos cantos das tabuas que servirão de prateleiras, assim como os suportes que você colocar sobre ela para a marcação, porque cada suporte deverá ter a sua tábua correspondente. Assim você não se perderá quando monta-las, e todas se encaixarão perfeitamente com seus devidos suportes e perfurações facilitando a sua fixação.
Esse processo é necessário porque, se não o fizer agora, será muuito complicado fazê-lo depois com os suportes já colocados na parede.



O terceiro passo foi dedicado à pintura das prateleiras, porque assim já estariam secas quando fossem colocadas no local. 
Neste caso foram todas pintadas de branco como havia mencionado em nossa conversa acima.
E aproveitando esse tempinho, voltemos à parede. 
Nada de ficar parado!
                                               

Onde foram feitas as marcações anteriores, faça agora com a ajuda de uma furadeira e uma broca adequada, perfurações de acordo com o tamanho desejado e que possam aguentar tudo que deseja colocar sobre as prateleiras.
Estas ficaram super reforçadas porque deverão suportar bastante peso.
Neste caso foram feitas com broca de Widea para bucha de seis e parafusos sextavados para fixar os suportes escolhidos.
Feita as furações, colocada todas as buchas dentro de cada uma, (de uma batidinha de leve com o martelinho para que todas fiquem certinhas), nivele-as com a parede.
                                        
A seguir fixe todos os suportes apetando bem cada parafuso com a parafusadeira, que seria o ideal, mas se não tiver e a grande maioria não tem porque é meio alto o investimento para quem usa, ou irá usar muito pouco. Faça da mesma forma usando uma chave de fenda grande, não se esquecendo que para isso deverá estar com luvas adequadas, assim evitará bolhas que costumam aparecer quando não se esta acostumado a esse tipo de serviço, fora a dor ardida que depois sentirá e que não é nada agradável. Eu mesma sei bem do que estou falando porque já passei por isso algumas vezes, e o maridão segue o mesmo caminho, porque infelizmente não nos acostumamos com as luvas, temos a falsa impressão de insegurança. Falta de costume mesmo. Inconsequentes!
Se existem proteções é óbvio que são importantes para a sua segurança. Então use-as! 
Não seja mais um inconsequente, pois os hospitais estão cheios de vítimas com traumas e acidentes caseiros. 
                                   
                               
                                                                     
Agora a segunda paradinha para um pequeno descanso, porque a primeira foi para o almoço com um tempinho maior, mais tranquilo. Esta porém mais rápida, apenas para renovar um pouco as energias e matar a sede. 
Um pequeno lanche preparado com todo amor e carinho para o maridão que esta se dedicando e trabalhando tanto. 
Você também poderá fazer esse agrado caso seja o seu maridão que esta colocando em prática esse projeto. 
Caso seja você mesma, não se esqueça desse lanchinho merecido, afinal tem muitas calorias ainda pra queimar, então não se preocupe com elas.

Dê volta ao cantinho, chegou a vez de colocar todas as prateleiras que já estavam com a pintura seca, encaixadas nessa parede em cima de seus suportes já devidamente fixados.
A seguir coloque todos os parafusos nas perfurações que fizera antes nessas tabuas e aperte-os após parafusá-los muito bem. Essa 
fixação das tabuas é muito importante, porque ao puxar alguma coisa de cima delas, evitará que esta se desloque, caia, e possa machucar você ou alguém. 


Ai estão elas. 

Ficaram lindas! E já seriam suficientes para acomodar algumas coisas, mas no caso do maridão e eu concordei, seria melhor dar mais utilidades e usufruir de todas as paredes e assim foram feitas mais prateleiras. 
Todas a seguir destas, passaram pelo mesmo processo, porém acompanhando essa como base e as demais de acordo com cada parede finalizada.  
Não poderia ser diferente todo esse processo, porque as madeiras deverão ser serradas de acordo com a necessidade e todas devem ser encaixadas nas anteriores a elas.
Observe o canto da direita de algumas já colocadas para que possam entender melhor.






                                                             
             
                                        
Assim que terminou esses dois lados o maridão começou a acomodar algumas de suas coisas, e começou pelas caixas que ele havia mandado fazer a alguns anos atras para guardar e deixar organizadas todas as coisas pequenas que poderiam lhe ser uteis a qualquer momento, já usadas ou não, tipo lampadas, interruptores, benjamins, plugues, caixinhas para entrada dos fios de telefone, pequenos fios, etc etc etc. 
Ele pediu que as fizesse de acordo com sua idéia de tamanho e formato, todas em madeira natural e exatamente iguais e com tampa para evitar esses bichinhos inesperados e que nos assustam tanto. Aff!
Antes essas caixas ficavam do lado de fora no quintal, embaixo de uma cobertura e acomodadas sobre uma prateleira grande , também sem pintura.
Hoje estão muito mais organizadas e guardadas. Melhor ainda, com mais facilidade de alcance toda vez que precisarmos delas porque eu também faço a minhas buscas de vez em quando.

Todas foram colocadas por ele uma a uma.

Como é prazeroso você poder  arrumar o seu cantinho, e ter um 
local para todas as suas coisas, todo seu material de trabalho, etc.


Todas ficaram devidamente acomodadas na primeira prateleira.

Bom, por hoje é só.

Se você esta com a intensão de fazer novas prateleiras e aproveitar todo o espaço desse seu cantinho como ele, tome um banho, forre o estomago e...

Tenha um bom descanso, porque amanhã com certeza haverá mais trabalho pela frente. 



Você já finalizou o cantinho do maridão?

Este cantinho ainda não foi finalizado e por isso ainda estarei voltando com mais dicas para este espaço. Aguardem!



Beijos no 




Finalizando com a frase de William Shakespeare

"O trabalho agradável é o remédio da canseira".













OBRIGADA POR SUA VISITA
VOLTE SEMPRE!  <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.