}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

HARMONIA NO VARAL- A Evolução do Pregador de Roupa



DEUS ABENÇOE O VOSSO SABADO E TRAGA COM ELE TODA A GRAÇA DE VIVER AO LADO DE QUEM AMAS




                            HARMONIA NO VARAL
         A Evolução do Pregador de Roupa
                                                  
                                     



Olá Pessoal!
Hoje vamos continuar com Harmonia no Varal.
No nosso papo anterior conversei com vocês um pouco a respeito e também dei algumas dicas básicas e necessárias para que isso acontecesse. 
Hoje falarei de um produto, um utensílio pode-se dizer assim, que eu e tantas outras pessoas que conheço, o chamamos de pregador de roupas, e que pouquíssimos fazem ideia de quanta conversa e informações podemos ter a respeito dele, sem dizer na grande utilidade em várias áreas que ele nos proporciona e que tentarei colocar alguma coisinha referente em outros posts, porque pretendo dividir esta nossa conversa tão extensa para que possam saber algo mais a respeito, além de curiosidades que nem imaginam que possa haver com relação aos pregadores de roupas sem que seja a de tão somente, a sua utilização de segurar as nossas roupas no varal.



Despercebidos e insignificantes por muitas mulheres principalmente por parecerem tão simples, e de um ato aparentemente tão comum ao pendurarmos nossas roupas, sendo muitas vezes de preços bem banais, este é um utensílio doméstico que pode além de proteger nossas roupas, alegrar também os nossos varais com os modelos mais originais já a venda no Mercado, onde a facilidade em encontra-los ainda é no setor de importados.
Além de sua importância fundamental que é a  segurança de nossas roupas, e em mantê-las limpas até a sua secagem, é também importante para a Harmonia, Organização e Beleza dos nossos varais.
Ainda nos dias de hoje, posso dizer que, com certeza, o mais vendido, o mais procurado e comprado pelas donas de casa e ultimamente por artesãos, onde este é o material primordial para a confecção de seus trabalhos, são os fabricados em madeira, mesmo porque ainda conservam o seu preço mais accessível em vista dos demais pregadores que  surgiram após a sua fabricação. 

Substituíram as pedras medievais de tempos longínquos, que foram as primeiras proteções para as roupas lavadas que se encontravam num processo de secagem, não saírem voando numa exploração desorientada ao redor desse ambiente as quais foram estendidas.
Desde a época de nossas tataravós, nossas bisas, nossas avós, e ai encontramos uma extensa geração, já se fazia uso dos pregadores de madeira.
Reparem na foto abaixo, os primeiros do lado esquerdo, são antiquíssimos, foram feitos à mão, artesanalmente, e do lado direito da foto apesar de serem um modelo bem antigo, já foram elaborados num formato diferente tendo a sua evolução gradativa, até chegarem ao mesmo modelo, porém com outro processo de fabricação.

           https://emymily.blogspot.com.br/ montagem foto- foto biografiaecuriosidade.blogspot

Já industrializados mantinham ainda o seu formato de uma peça única com uma fenda central, para dar um pequeno espaçamento entre as hastes, sem a existência dessa ligação com qualquer ferragem (molas), parecendo-se com uma pinça. Conhecido por prendedor de roupas chinês.


Sua procura apesar de escassa, não inibe a continuação de sua fabricação, que se mantem atual. Podemos encontrá-los ainda em madeira e atualmente em material plástico, sofrendo pequenas e insignificantes mudanças apenas em seu visual para deixa-los com aspecto mais moderno, não fugindo muito do seu original. 

Em nada se pareciam, como ainda não se parecem com os pregadores de madeira que surgiram na época de nossas mães, onde até hoje são ainda produzidos com o mesmo tradicionalismo, duas partes de madeira (hastes)interligadas a uma ferragem (mola).


A produção desse produto continua evidente no que diz respeito à sua venda e à sua procura, sempre em destaque aos demais da mesma linha, inclusive o de material plástico produzido exatamente no mesmo modelo,


que já alcança altos índices de venda, pelo fato de muitas empresas utilizarem matéria prima que não agridam a Natureza, apostando ainda em muitos que são produzidos com material reciclado, portanto podem ser encontrados nos mercados por um preço mais barato, mas com certeza não tanto quanto os de madeira.

Os demais que foram inventados posteriormente a esse modelo tradicional de madeira, se parecem com ele somente na aparência e no modelo, sendo trocado apenas o seu material por um material geralmente plástico, colorido, não importando se esse colorido tenha opacidade ou transparência, mas diferenciando-os com relação a 
sua qualidade. Alguns tornam-se muito pouco resistentes por conta do péssimo material utilizado, e por isso até os encontramos em preços mais accessíveis tanto quanto os de madeira que são imbatíveis ainda hoje em seu preço, que já não é tããão barato assim. Acho que deveria ser mais.
Os pregadores de madeira levam vantagem sobre os demais, e no caso os de plástico que em procura e venda vem logo a seguir a eles, por conta não só do preço, mas também por serem produtos de muita durabilidade que aguentam inclusive o sol, a chuva e o vento por até anos sem o problema de secarem e se quebrarem como os demais por causa do material com que é fabricado.

Os de madeira apenas perdem rapidamente seu aspecto de novos por causa da porosidade de seu material e suas molas acabam se enferrujando, tudo isso acontecendo por causa das constantes exposições à mudanças climáticas.


Nem com toda Organização que você dedicar ao seu varal de roupas, com esses pregadores nesse estado, conseguirá deixa-lo apresentável e bonito, principalmente aos seus olhos. Não se esqueça de higienizá-los também, além de suas roupas, e guarda-los em um lugar que ele não sofra com as variações climáticas. ( Dicas de higienização e cuidados com os seus pregadores em outro post aqui mesmo no Blog).
A utilidade dos pregadores de madeira é imensa, não só se restringe a segurar nossas roupas. Em todos os lugares podemos nos deparar com eles, e nos surpreender com sua utilidade e praticidade.
Com variações incríveis de tamanho, que vão desde 2,5 a 3 cm até 30,5 cm,


                                      https://emymily.blogspot.com.br foto montagem https://www.etsy.com criados por Shanna Daley

e com muito pouca variação no seu visual, continuando no estilo tradicional, saindo do varal para uma lembrancinha ou servindo de decoração para todos os ambientes de nosso Lar.


foto montagem https://emymily.blogspot.com.br     foto https;//www.elo7.com.bt






foto montagem https://emymily.blogspot.com.br    foto https://catracalivre.com.br












Outros bem maiores homenageados como estatuas, marcando um ponto turístico na cidade em que se encontra.
Podemos encontrar ainda uma gama enorme de pregadores de roupas, com variações de modelos e materiais como aço, alumínio, emborrachados, etc, além dos de plástico e dos de madeira, sem contar com os seus design muitas vezes arrojado, dentre tantos outros bem divertidos e interessantes como um móvel com design inspirado no pregador tradicional de madeira. (vocês verão todas as curiosidades a respeito em outro post aqui no Blog)
Veja abaixo alguns modelos em aço e aluminio

               https://emymily.blogspot.com.br foto montagem  

A evolução dos pregadores no decorrer dos anos foi bem acentuada.
Hoje encontramos no Mercado, pregadores, não só os que embelezam os nossos varais, mas os que nos ajudam a evitar marcas em nossas peças de roupas, que são os pregadores com design diferenciados, molas e modelos anatômicos, feitos de material plástico, onde suas molas acompanham o mesmo tipo de material, quando as têm, pois já existem até os anatômicos sem essas molas que encontramos nos pregadores convencionais ou do tipo deles, seja de madeira ou de material plástico

montagem foto  https://emymily.blogspot.com.br


Modelos diferenciados como os de pontas com terminação emborrachadas e macias, acabam por não marcar nossas peças quando secas.
            
Outros confeccionados com plástico reciclado e com um processo através de injecção, não possuem qualquer componente metálico, mas possuem uma aparência um pouco estranha apesar de ter o mesmo proposito de não marcar nossas roupas, e são chamados de Clip


Como curiosidade para quem não sabe já existe no Mercado um pregador que além de ter marca de validade, é bem colorido e ainda, pasmem! É confeccionado com proteção a ultra violeta, e por isso não sofre nem com a descoloração de suas cores e nem com o problema de secarem e virem a quebrar por causa da exposição e variação do tempo. Ele suporta chuva, sol, vento, e você ainda poderá brincar com suas cores modificando-os ao desmontá-los e tornando a montá-los de acordo com sua criatividade. Pelo menos garante a empresa que os fabricam e que já foi premiada por duas vezes por conta da qualidade de seu produto.
Eu ainda não tive a oportunidade de testá-los para dizer o que achei desse produto, mas quem já os adquiriu, só falou bem do FlexPin, este é o seu nome, e abaixo seu modelito e design

montagem foto     https://emymily.blogspot.com.br     -    http://flexpin.blogspot.com.br

Os pregadores ou prendedores de roupas, como queiram, evoluíram e muito com o passar de alguns anos como vocês estão vendo, não só na aparência como em sua tecnologia, chegando inclusive ao ponto de invenções surpreendentes de pregadores que podem prever a mudança climática, evitando com isso que nossas peças de roupas penduradas e secas, acabem por se encharcarem com uma chuva repentina. Com eles temos a opção de estende-las ou não.
Um desses modelos, criado por uma empresa bem conhecida, ainda nos fornece o horário em que devemos pendurá-las para que sequem mais rapidamente.
Incrível né!




Você quer saber mais a respeito desses pregadores que nos alertam sobre a possibilidade de chuva, fazendo com que fiquemos mais tranquilas a respeito de nossas roupas quando tivermos que pendurá-las em nossos varais externos e não cobertos, para secarem ?
Este é um assunto que estará no próximo post em Harmonia no Varal- Pregadores Inteligentes. 
Aguardem! Pois ele já esta chegando.



              
























Assinado


.

.