QUE SUA TARDE SEJA MUITO ABENÇOADA
Olá Pessoal!
Espero que tenham gostado do post anterior onde mostrei como ficou limpinha a panela que estava num estado horroroso. Toda queimada por dentro e gordurosa por fora. E como foi fácil limpá-la.
E hoje trago também essa mesma dica para limpar as peças de seu fogão.
Oh troço chato de ser limpo!
Aposto que nenhuma mulher gosta de limpar essas peças do fogão. Ô servicinho ingrato não é mesmo?
Porque já não produzem todos com o sistema de cocção ( cozimento) por indução? Vocês já os conhecem com certeza pois são vistos em todos os Programas de Culinária. Aqueles que só aparece um tampão preto ( vitrocerâmico ) com as panelas em cima e elas cozinhando maravilhosamente sem gás, sem essas tralhas todas. São maravilhosos por esse motivo, mas principalmente por não aquecer nem a sua superfície evitando com isso que nos queimemos ou que uma criança corra perigo como os tradicionais a gás. Viva a modernidade! Só fico chateada porque não são tão baratos para que todos possam adquiri-los.
Mas voltando como digo a realidade, para aqueles que ainda não possuam essa modernidade toda e têm que infelizmente limpar toda essa tralha,
resolvi passar essa dica para amenizar ao menos o esfrega esfrega, e toda aquela sujeira preta que ficam nas mãos e unhas quando não usamos
as luvas apropriadas, ou nos paninhos de pia, e sei mais la a onde, porque o negócio é feio gente, e todos sabemos a loucura que é para limpa-los, tampinhas, queimadores, e tudo o mais, causada pela fuligem que fica impregnada neles todos.
Principalmente quando fica tudo acumulado, além da fuligem, gordura dos alimentos, leite que derrama, etc, etc.
Nessa hora é que entra a tal Pastinha Mágica!
Se você ainda não conhece ela é composta apenas por dois produtos.
Coloque a mesma proporção num potinho, Detergente Neutro (eu uso Ypê) e Bicarbonato de Sódio (o comprado por quilo é super barato em comparação com aqueles pacotinhos que encontramos nos Supermercados, compre-os em Mercados Municipais que são bem mais fáceis de serem encontrados e renderão muito mais. Sai em torno de R$ 7,00 o k, talvez menos dependendo de sua localidade. ).
Com uma esponja do tipo Scotch Brite, já umedecida por água, passe sobre a pastinha o lado mais áspero e vá limpando as suas tampinhas dos queimadores. Não é preciso tanto esforço porque sai bem fácil. As vezes nem é preciso usar o lado mais áspero, o macio serve perfeitamente.
A seguir passe-as pela água corrente.
Esta pronta! Limpinha, brilhante e da a sensação de que esta até macia.rsrs por ficar bem lisinha.
Faça a mesma coisa com os queimadores.
Vocês verão a facilidade nessa limpeza.
Caso seja necessário, se as tampinhas de seus queimadores ou eles estão terrivelmente queimados, principalmente a parte que entra em contato direto com a chama, poderá utilizar-se de uma esponja de lã de aço ( que conhecemos com Bombril, Ypê, Assolan, não as palhas de aço que já são para outro tipo de limpeza mais bruta) e também de uma escovinha tipo de unha ou de aço para as partes mais difíceis de serem alcançadas, tipo os cantinhos internos e externos dos queimadores e os cantinhos na parte debaixo das tampinhas.
Todo esse cuidado são com os mais comuns, e mais antigos como estes das fotos.
Os queimadores mais modernos não tem todo esse trabalhão, já são na cor preta e com outro designer, e somente a parte macia da esponja já resolve para a sua limpeza.
De qualquer forma, essa pastinha serve para a limpeza mais rápida e eficiente, tanto em um quanto em outro.
Não se esqueçam das grelhas.
A respeito do Bicarbonato de Sodio você também poderá encontra-lo em embalgens maiores, de 1k , em algum Atacadista (Assaí no meu caso ou Giga) mais perto de seu bairro. Espero que tenham gostado mais uma vez da praticidade dessa Pastinha Magica