BOA NOITE!
ACREDITE NUM AMANHA MELHOR, É UMA FORMA DE ACORDAR MAIS FORTE PARA O RECOMEÇO DE UM NOVO DIA CHEIO DE VITÓRIAS.
Olá Pessoal!
Que tal mais uma receita para encarar estes friozinho e aquecer nesta noite todo o ambiente de seu lar e principalmente seu corpitcho. Bom né ?
Ao invés de uma sopa muito forte, cheia de ingredientes, resolvi fazer uma mais simples porem muiiito gostosa e apreciada pela grande maioria dos bebes e pelos bebezões e nós mulheres também.
Hoje irei fazer uma sopa- creme, e o creminho ficará por conta da mandioquinha que será batida quando bem cozida, e para dar um gostinho especial irei utilizar pedaços de frango
Eu estarei fazendo numa panela comum, e é uma daquelas sopas que você vai curtindo o seu cozimento e o seu preparo com o maior prazer . Ideal mesmo para quando você esta afim de curtir fazer uma comidinha com calma. Mas como eu sempre digo, quem não gosta de cozinha ou esta com pressa por qualquer motivo, poderá faze-la na panela de pressão, seguindo as etapas de acordo, e tomando o cuidado sempre ao abrir a tampa, esperar que saia todo vapor dela e pare de chiar para que não haja perigo de se machucar. Todo o cuidado é pouco. Nunca a abra assim que desligar o fogo, ou antes que o pino ao tocá-lo esteja sem vapor.
Vamos ver como ficará então essa delicia depois de terminada e bem quentinha ?
DICAS
Uma dica para evitar a contaminação cruzada principalmente, o ideal é que você faça todo processo do pré-preparo, picando tudo que é necessário, cortando, etc, antes do frango, deixando o frango para prepará-lo somente para o final pois assim tudo poderá logo após ser lavado e higienizado, evitando que se acabe usando a tabua de carne, ou a faca, ou mesmo o pote ou o prato (utensílios por onde ele passou).
Não se esqueça que não se deve lavar as carnes, muito menos a carne de frango. Temos somente a impressão de estarmos limpando-os em água corrente mas somente estaremos piorando essa provável contaminação.
PRE-PREPARO
Lave muito bem as mandioquinhas descasque-as e reserve-as.
Pique a cebola em pedaços grandes ou apenas em 4 partes, e poderá deixar o alho em pedaços grandes ou inteiro. Depois poderá bater tudo no liquidificador com a mandioquinha.
Agora finalizando esse pré-preparo, vamos às coxas e sobrecoxas de frango. Limpe-as muito bem, retirando toda a pele e as gordurinhas. Reserve
MODO DE PREPARAR:
![]() |
Leve uma panela ao fogo e acrescente pouco de óleo e a cebola.
a seguir o alho
Misturando bem e deixando que murche um pouco.
Logo já acomodo o frango
Vá revirando-o para que fique todo frito por igual
Deixe até que perca aquela cor de carne crua. Levará mais ou menos de 8' a 10'
Passado esse tempo já poderá acrescentar a água.
praticamente
cobrindo todos os pedaços de frango
Junte neste momento os cubos de caldo esfarelados
Misture tudo muito bem
Tampe a panela e deixe que cozinhe um pouco esses pedaços de frango
Deixe passar mais ou menos uns 8' ou 10'
e acrescente as mandioquinhas. Podem ser colocadas inteiras ou corte-as ao meio se grandes para cozinharem mais rápido. Como as minhas eram pequenas, deixei-as inteiras.
Coloque mais um pouco de água cobrindo tudo.
Misture bem
e tampe novamente a panela, deixando que cozinhe por mais ou menos 20', ou quando a mandioquinha já estiver bem macia. Espete com um garfo para verificar se necessário.
Retire os pedaços de frango, e reserve-os.
Eu preferi reservá-los, mas se você desejar poderá retirar toda a carne e bate-la junto com as mandioquinhas se gostar de sentir os pedacinhos bem desfiadinhos do frango dependendo do quanto deixe bater. Também fica bem gostosa. Veja a sua opção desejada. Ou faça uma e depois outro dia faça de outro modo.
Com uma escumadeira retirei os pedaços de mandioquinhas que deverão estar inteiras ainda (não devem cozinhar demais porque irão se desfazer e a sopa não ficará igual),
e junto já vem também os temperos que deixei inteiros.
Todos, tanto a mandioquinha quanto os temperos deverão ser levados ao liquidificador.
Retirei com uma concha pouco do caldo do cozimento, o suficiente que desse para bater toda a mandioquinha e ficar uma mistura grossa porém cremosa ( não pode ser muito grossa porque dificultaria bater no liquidificador, assim fica até mais fácil você saber o ponto.)
Verifique após colocar no liquidificador, mais ou menos quanto é ideal para que possa bater sem dificuldade. O meu caldo cobriu toda a mandioca
Feche o liquidificador e esteja certa de que o copo dele esteja bem encaixado para depois ligar e dessa forma com todo o cuidado não terá surpresas desagradáveis de ir tudo pelos ares rs, o que parece engraçado e até sem lógica mencionar esses detalhes, mas que acontece demais com as pessoas.
Tudo verificado e certo, deixei que batesse muito bem, para ficar um caldo sem grumos, lisinho.
Volte com ele à panela e ligue o novamente neste momento a chama do queimador para tornar a ferver esse caldo.
Despeje todo conteúdo do liquidificador.
Ficará por ser um creme grosso, bastante grudado ainda nas paredes do copo do liquidificador
e vai ai uma dica.
Para aproveitá-lo totalmente, coloque um pouco de água dentro desse copo e leve novamente para bater.
Antes disso verifique sempre a tampa se esta bem tampado
Bata bem. Você estará "limpando" o liquidificador para depois se tornar mais fácil a sua verdadeira limpeza, e ainda aproveitando bem o caldo que se encontrava no seu interior
Enquanto isso ficou a esquentar esse caldo no fogão.
Despejei esse restante que acabará de bater e mexi bem.
A seguir deixei que ele começasse a ferver mexendo de vez em quando.
e quando isso aconteceu, acrescentei o macarrão.
Novamente uma boa mexida em tudo, continuando a cada instante para que esse macarrão não grude no fundo da panela, porque após cozido há uma facilidade que isso aconteça, caso não ficar atenta.
e assim deixei que o macarrão ficasse bem cozido porque aqui é assim que o maridão gosta, Não se esqueça de ir mexendo de pouco em pouco. Você não precisará deixar tão cozido esse macarrão, basta apenas deixa-lo perder a reistência.
Cozinhou por cerca de uns 1o' a 12'
Retornei com os pedaços de frango, logo após o cozimento do macarrão, e os coloquei na sopa para que pudessem ficar bem aquecidos e serem servido juntamente com a sopa e quentes.
Durou mais ou menos esse processo quase uns 10'.
Retire-a bem quentinha para uma sopeira e sirva a seguir, ou faça como aqui em casa, que quando muito frio cada um se serve da própria panela para que demore mais tempo para esfriar por conta da quantidade e da panela estar super quente.
Gente ficou uma delícia!
Eu sou suspeita, mas façam e vejam como ficou bem saborosa.
Logo estarei com mais uma receita de sopa, aproveitando este friozinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.