}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

sábado, 26 de dezembro de 2015

LEGUME ou LEGUMINOSA ? EXISTE DIFERENÇA ?

UM SÁBADO ABENÇOADO REPLETO DE MUITA PAZ










Olá pessoal!
Assim como fazíamos confusão com as frutas que são frutos, fazemos também confusão com os legumes, porque muitos ainda acham que as leguminosas e os legumes são todos um só.
Existe ainda quem confunda, também, legumes com verduras.
Então vamos aprender qual a diferença entre eles para não mais nos enganarmos.

Começaremos por entender que verdura vem de verde e lembramos do que?  De plantas e folhas. E verdura é apenas uma forma de nomear as hortaliças, ou as plantas folhosas. 


Sobre elas me aprofundei mais em outro post que vocês poderão se desejarem saber mais, procurá-lo aqui mesmo no Blog.
Aqui com apenas esta definição de verdura, vocês já podem verificar a diferença, e que não tem nada haver verdura com legumes e leguminosas.







Agora vamos procurar entender a diferença entre legumes e leguminosas, porque existe sim essa diferença.

Leguminosas é um grupo de plantas, e uma das maiores famílias da botânica, com grande distribuição por quase todo planeta, e o que a difere das outras, é o aparecimento de frutos do tipo legume, também conhecido como vagem. São produtos hortículas (relativo à cultura das hortas e jardins) que frutificam em vagem.








Ai novamente vocês me perguntam...Mas o que é vagem? 
Vagem nada mais é do que o próprio fruto do feijoeiro, considerado assim pelos botânicos, e que os agricultores conhecem como sendo um tipo de feijoeiro cujas suas vagens são esverdeadas com sementes muito pequenas; feijão-de-vagem.
Agora ficou mais fácil você entender.





Legumes ou Vagem é um termo utilizado pelos botânicos ao fruto salgado que aparecem nessas plantas do grupo das leguminosas. 
É toda parte comestível dos vegetais, como seus frutosexemplo a vagem que apresenta seu fruto liso e alongado, com polpa espessa e pouco fibrosa,



 as sementes que se desenvolvem em uma vagem

semente de favas 

semente de feijão, fava branca graúda.

e partes que cresçam e se desenvolvem dentro da terracomo cenoura, beterraba, abobora, pepino, cebola, a abobrinha, o tomate, a mandioca, etc.

Temos outros exemplos de legumes como o pimentão, o chuchu e a berinjela.
É comum dar o nome de legume a todos os vegetais que são consumidos após seu cozimento, como exemplo os frutos, como o tomate após cozido ou refogado, a berinjela e a abobrinha dentre outras hortaliças. Em geral todas as hortaliças como a batata ou a cenoura, são chamadas de legume. Ao contrário das hortaliças cruas que são destacadas como verduras.
Os legumes são os maiores responsáveis pela nossa boa saúde. 
Pesquisas foram realizadas e para quem comia 400 gr de frutas, folhas e legumes diversificados e coloridos, reduziu o risco de morte em 36% em comparação com quem não comia. Hoje esse número foi aumentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para 560 gr., e esse pequeno aumento fez uma enorme diferença na saúde das pessoas reduzindo ainda mais o risco de morte para 42% para quem fez esse pequeno aumento em sua alimentação. 
Os maiores responsáveis por essa mudança foram os legumes.
Os pesquisadores verificaram que os legumes foram os que mais influenciaram para essa mudança tão benéfica na vida do ser humano, enriquecendo a nossa alimentação muito mais do que as frutas e saladas. Estas também são importantes, mas foram eles, os legumes os responsáveis pela nossa boa saúde, porque eles têm um efeito protetor maior.








Mas ai vocês me perguntam...
Mas enfim, o que são leguminosas? São legumes? 

Não! Deveriam ser legumes, mas não é o certo.
Leguminosas são classificadas como um grupo alimentar de plantas onde as sementes crescem dentro de uma vagem e podem ser maduras ou secas, sendo neste caso as suas sementes colhidas quando maduras e podendo ser conservadas em lugares secos. 
Para simplificar, é todo o grão produzido dentro de uma vagem, sendo o mais comum de todos, que usamos ou deveríamos usar em nossa alimentação, porque muitas das vezes, nos dias de hoje, nem todas as pessoas podem comprá-lo, nem todas as pessoas o tem em sua mesa todos os dias, ou nunca o tem, que é o nosso amigo feijão. Esse é o grão mais conhecido, mais valioso e que esta em segundo lugar dos alimentos mais plantados. Todos que vêm de uma vagem, é uma leguminosa, portanto não são legumes.
Algumas leguminosas podem ser consumidas ainda verdes, como as ervilhas e as vagens, mas outras somente secas e cozidas, porque absorverão essa água do cozimento e se tornarão macias, com mais sabor característico e de fácil digestão.




Temos como exemplo de Leguminosas, feijão preto, feijão mulatinho, feijão carioca, feijão manteiga, feijão branco, feijão vermelho, feijão roxinho, feijão fradinho, feijão jalo, feijão rosinha, feijão verde ou rajadinho, feijão canário, feijão azuki, grão de bico, ervilha, soja, lentilha, fava, alfafa, amendoim, pinhão, tremoço, sementes de abobora, amaranto, gergelim, nozes, amêndoas, etc. Todas comestíveis, menos o trevo. Algumas mais conhecidas e outras menos.







termoço
Os valores nutricionais das leguminosas maduras são diferentes dos valores nutricionais das leguminosas secas que são as sementes das plantas, e as quais quando formos consumi-las, temos de ter cuidado com pedras e areia que costumam vir junto com elas, escolhendo-as bem, e além disso devem ser demolhadas antes de serem cozidas, tornando assim seu cozimento mais rápido e sempre em fogo brando, tendo seu consumo se não forem congeladas, no prazo de cinco dias sempre guardadas em geladeira. Encontramos nas leguminosas carboidratos, ferro, fibra, gordura pouco saturada e a melhor proteína concentrada do reino vegetal, onde esta para se ter o melhor aproveitamento dela, deve-se consumi-la cozida e acompanhada de um cereal, de preferência integral, em grão, para que compense e absorva melhor essa pouca vitamina que nos fornece, pois não são tão ricas nesse aspecto tendo a falta algumas vitaminas que também precisamos, por isso, dessa maneira, conseguimos completar essa falta, ou acompanhar com suco que contenham vitamina C, como frutas cítricas, laranja, acerola, limão, etc., ou ainda com alimentos que tenham proteínas de origem animal como o leite, pescado, carne e ovo. Ate´ mesmo com hortaliças, haverá um equilíbrio muito maior e nosso organismo absorverá exatamente os nutrientes necessários. Algumas leguminosas podem ser servidas somente como acompanhantes, nunca como prato principal, e entre elas estão as ervilhas, o grão de bico e a soja. 

O consumo regular das leguminosas acaba sendo benéfico para problemas cardiovasculares, alguns cancros, bom funcionamento do intestino, diminui o colesterol ruim (LDL) e aumento o colesterol bom (HDL), etc.

Elas têm valor calórico bem baixo, sendo algumas excelente para dietas, mas tomem cuidado para não consumi-las quando preparar uma receita, como é comum, com bacon, ou linguiça, ou paio, etc, esses alimentos gordurosos que irão influenciar nas suas calorias. Podem ser preparadas com outros a seu gosto porém menos calóricos.

Estes alimentos são recomendadas como dieta na alimentação dos trabalhadores da industria pesada, onde exigem muito esforço físico.
Aconselha-se come-los também em abundancia quando se esta mudando a alimentação para uma alimentação vegetariana. 
Existem pesquisas que mostram que nos dias de hoje o consumo dessas leguminosas pela população se tornou cada vez mais baixo, com o decorrer dos últimos anos, e o prato de arroz
e feijão tão rico para a nosso organismo, e perfeito quando acrescentado a ele algumas leguminosas tornando-o muito mais nutritivo,
foi trocado pela grande maioria por sanduíches, pizzas, etc, preferindo os fast food (comida rápida) pela sua praticidade
ainda mais neste tempo de correrias, que pouco fazem pela nossa saúde.






Agora já deu para vocês notarem a diferença de um e de outro não é mesmo?
Mas não se esqueçam de que o legume é o mais importante sim para a nossa saúde, porém não é o único. Tanto as folhas e frutas também tem sua importância em nossa alimentação. 
A diferença entre as frutas, as folhas e os legumes são as outras substâncias químicas que trazem consigo, a sua pigmentação. (explicação dada pela nutricionista Patrícia Alves Soares numa entrevista à rede Globo). A clorofila tem uma ação relevante no corpo. A antocianina que é o pigmento roxo que vai produzir menores células alteradas no corpo, com isso predispõe ao câncer. O pigmento vermelho, que é o licopeno que melhora canceres importantes como o câncer de próstata.




Uma alimentação balanceada é tudo em nosso organismo. 
Não se esqueça de deixar seu prato super colorido quando for se alimentar. Além de bonito é super saudável. Não se esqueça!
Ah! Não esqueça também dos 560 gr, quantidade recomendada, que você deverá comer por dia, entre frutas, folhas e muito mais legume, isso é muito importante para sua saúde e principalmente sua vida. 
Quem não deseja ter uma vida mais longa?
Com certeza todos desejamos!
Faça por onde, e comece agora se ainda não começou. 
Sempre a tempo para boas mudanças!




Beijos no 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.

Assinado


.

.