}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dia da Saudade 30/01

     
                DIA DA SAUDADE  30/01




Vocês sabiam que existia o Dia da Saudade? 
Com certeza muitos não sabiam!
Mas ele existe sim e é comemorado todos os anos no dia 30 de Janeiro.Uma maneira de lembrarmos de alguma coisa que já ficou para traz e que se encontra marcada em nossa memória.
Essa Saudade pode ser de algo, de alguém, de um lugar, de um cheiro, que ficaram marcados de alguma forma dentro da gente e que pode nos trazer junto com ela um outro sentimento, de tristeza ou de alegria, que hora nos faz chorar e minutos depois pode até nos fazer sorrir. Penso nela como uma mulher temperamental.
Saudade além de uma palavra e um sentimento muito complicado, a sua tradução do português para outras línguas (é uma palavra originária da língua portuguesa e da galega), também foi muito difícil e muitos nem a tem em seu vocabulário, sendo apenas o galês e o hebraico que mais se aproximam dando um sentido quase que parecido a essa palavra Saudade, ficando por conta dessa dificuldade toda em sétimo lugar na lista das palavras mais difíceis do Mundo de serem traduzidas, numa pesquisa feita por uma empresa britânica que teve a ajuda de mais de mil tradutores profissionais.
A palavra Saudade veio do latin lá numa época bem distante conhecida como "solitas, solitatis" ou "solitatem"  ou ainda, acreditam os estudiosos que provém de "solitude" , e tantas outras que acabaram sofrendo alterações com suas pronuncias desde a língua latinha até a língua portuguesa, como a "salutate" que o L e o T, acabaram por ter a sonorização de D, e todas essas surgiram de acordo com o que demonstrava os sentimentos das pessoas com relação aos fatos diferenciados que ocorrem quando há a mistura desses sentimentos envolvidos pela Saudade, e nada mais querem dizer do que SOLIDÃO, estar só, sentir-se só, solitário, e por isso diz-se que essa palavra surgiu na época dos descobrimentos portugueses, para explicar o que sentiam os lusitanos quando estavam longe de sua Pátria e de seus entes queridos. Pode também ter a conotação de saúde, saudar, saudação e algumas outras.
No inglês a palavra mais próxima à Saudade é "longing" mas que também pode significar desejo, acontecendo a mesma dificuldade com a espanhola "añoranza" que significa "Nostalgia".
Já na língua Cabo-verdiana onde palavras desaparecem e estão sempre novas surgindo, e onde o Português ainda predomina temos a palavra "sodade" . 
A palavra Saudade mantem a sua origem somente na língua Portuguesa sendo esse sentimento expressado unicamente por essa palavra, e por isso muitos acham que a palavra Saudade não exista em outro lugar do Mundo, somente no Brasil, e na língua portuguesa. O que é um mito, porque ela também existe na galega onde também teve a sua origem, porém com a diferença que não é única pois já existe também a palavra "morriña" que quer dizer um estado muito profundo de Saudade.
A palavra Saudade é muito marcante e a mais usada pelos poetas em suas poesias de amor, e pelos músicos em suas composições amorosas.
Neste dia muitas pessoas gostam de ouvir música sobre Saudade, ou espalharem frases sobre esse sentimento que se aflora com mais intensidade nesse dia comemorativo por conta da melancolia que ela também transmite com relação às perdas, principalmente, quando se recordam de pessoas queridas que já partiram para sempre desta vida, e uma maneira de se manifestarem é com palavras falando a respeito ou simplesmente escrevendo. A falta de alguém, a distância, o amor, fazem parte dessa mistura que envolve a Saudade. Pessoas que perderam o contato com outras e que por qualquer motivo se encontram afastadas do seu convívio diário, ou pela lembrança da infância, pela falta de algum objeto ou de um animalzinho, pela falta de uma comida, pela distância de um local ou de um lugar, até mesmo pelo estados ou pelas ações. 
Por Saudade ser um sentimento relacionado ao passado, ela deu origem a outra, Saudosismo.
A Saudade em excesso numa pessoa pode causar sérios problemas, desde uma angustia até uma depressão profunda.
Em 2009 estudos foram feitos em animais e humanos, e após observarem que pessoas com suas perdas seja por um ente querido ou a ausência do objeto de amor, tinham o aumento do cortisol, que é um hormônio produzido por glândulas dos rins chamadas de suprarrenais, e este em níveis altos podem causar muitos danos ao organismo, principalmente o relacionado a essa Saudade muito grande, e acharam melhor produzirem algum medicamento que pudesse interferir e bloquear com ele o hormônio causador da Saudade para ajudarem a essas pessoas a lidarem melhor com essas perdas e ausências, fazendo com que não adoeçam com alterações desse hormônio (Cortisol) que é tão importante ao nosso organismo que ele esteja em um nível ideal, e que hoje já é mantido por remédios específicos, indicados por um médico competente no tratamento dessas alterações. 
(se quiser saber mais a fundo sobre o Cortisol, leia a matéria em http://testosterona.me/cortisol/ )
Podemos amenizar também essa Saudade, e por isso surgiu a expressão portuguesa "Matar a Saudade", onde a "matamos" mesmo por um período curto de tempo, relembrando, vendo fotos ou videos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe, comendo aquela comida que a muito não a degustávamos, etc, etc, no intuito de transformar o sentimento que a Saudade nos deixa muitas vezes de angustia, insatisfação, nostalgia e tristeza, em um momento, minutos ou até algumas horas, de alegria, pela ausência desse sentimento, e que podemos sentir através desses argumentos que temos à mão. 
A música é um desses instrumentos que mais marcam recordações e lembranças, dando mais enfase à Saudade, porém aumentando o nosso bem estar, quando as ouvimos, e em cada País são representadas por um gênero musical diferenciado, como exemplo em Portugal o Fado e aqui no Brasil retratado no Samba de fossa e na Bossa nova.



A Saudade nunca irá mudar com relação ao seu sentimento, mas podemos mudar sim, a maneira de senti-la, deixando que ela apenas seja uma Saudade alegre mesmo que algumas vezes nos traga tristeza, de alguém que já se foi, porque sempre estaremos lembrando ou recordando de algo que deveria ter sido muito importante, muito amado e muito bom para nós, porque se fosse diferente não nos traria Saudade. 
E aqueles momentos que foram bons devem ser sempre lembrados não com tristeza, mas com muita felicidade , muita alegria por termos podido participar daqueles momentos que foram tão especiais, e termos hoje o privilégio de pode-los recordar.
Só sentimos Saudades do que foi bom em algum momento de nossas vidas e que marcou com especial carinho e assim que deve ser lembrada com ...uma SAUDADE CARINHOSA e ESPECIALÍSSIMA!
















SAUDADE!


                                      BOA NOITE!


                                       SAUDADE!



Classifico-a como umas das palavras entre as mais bonitas, tanto quanto o Amor, a Paixão, a Sabedoria, a Confraternização, a palavra Mãe, Pai, e tantas outras que nos envolve com sentimentos adversos.
Saudade palavra doce, hora amarga.
Saudade de muitos anos ou poucas horas.
Saudade sem idade, sem cor, sem sexo, do lado quem vem ou do lado que vai
Saudade sentimento que afaga a muitos, enquanto que a outros repulsa.
Saudade de bons momentos vividos e passados, que estão sempre presentes
Assim como a Saudade, que hora nos apresenta a alegria fazendo com que nossos lábios mostrem um belo sorriso ou mesmo passem por eles o som de uma gargalhada de momentos que já fugiram de nosso alcance, em outra , ou talves até naquele segundo de momento que já se passou, a mesma Saudade que nos fez sorrir, nos apresenta a tristeza, muitas vezes fazendo com que esta venha em forma de uma lágrima que seja, a rolar sobre nossa face
Todos nós temos Saudades! Todos nós sentimos Saudades.
Seja de algo muito estimado, ou de alguém que já partiu de uma maneira ou de outra de nossas vidas. Seja da infância, de um ente querido, dos amigos, de um bem material ou até mesmo, de como erámos.
Alguns inclusive são acometidos por esse sentimento de uma maneira mais brusca, como um punhal fincado pelas costas.
Seja como for, esse sentimento faz parte do caminho que percorremos em nossa vida, e mesmo que tentássemos excluí-lo de nosso interior, seria praticamente impossível porque uma hora ou outra ela novamente numa curva de nossa estrada, na distração da correria, nos pegaria de surpresa se fundindo com o nosso Ser tão rapidamente quanto um fleche de Luz, e exalaria através de nossos poros, e em nosso pensamento como se assistissemos o desenrolar de um filme, o filme de nossa vida onde o ator principal somos nós, toda a sensação e o envolvimento de uma velha ou nova Saudade.
Saudade anda sempre de mãos dadas com a Recordação numa complicidade sem fim, onde sua parceria as vezes são acomodadas dentro de uma caixinha de papelão simples, quando não sofisticada, ou num baú velho desgastado pelo tempo.
Saudade é sempre um sentimento bom, mesmo quando nos tras tristeza, porque é algo que que já nos deu, e nos dá ainda muita satisfação, e renovação, pelo fato de ainda, com certeza, nos dar prazer de lembrarmos de algo ou alguem com carinho, amor e até mesmo com alegria, porque se não, que importância teria o que já se passou.
Saudade faz parte dos nossos momentos de vida vivida, pois sem ela é sinal de que não vivemos momento algum, apenas passamos por eles, ou eles passaram por nós, e esquecemos de vive-los.

DIA DA SAUDADE 30/01
Feliz dia da Saudade, com boas lembranças no pensamento, na alma e no fundo do coração. 
Emy
Emilymily










quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A realidade nua e crua (2ª parte)

                                           
                                                                      BOA NOITE

          A REALIDADE NUA E CRUA        (2ª parte)




Voltando ao tema de ontem com relação a uma postagem que o Homem de Honra se posicionou com relação às exposições de mulheres atualmente nas redes sociais, e que já gerou muita polêmica, inclusive muitos comentários contra em sua página, de mulheres na sua grande maioria jovens, aborrecidas e iradas, onde pouquíssimas concordaram com a sua mensagem. Ao contrário dos homens, de todas as idades, que praticamente numa só resposta, concordaram com ele. Sinal de que os tempos não mudaram com relação a esse assunto. Os homens ainda continuam com seu machismo a flôr da pele.
Como eu disse no post anterior, o comentário que ele postou sobre o nú ou sobre o semi nú , e as poses que vêm sendo postadas nas redes principalmente pelas mais jovens em suas paginas, não deveria essa mensagem só ser restrita ou somente dirigida a elas, mas também aos homens e na maioria aos mais jovens, que também se expõem da mesma maneira.
Eu concordo com o que ele disse como um alerta, mas discordo por não incluí-los também. 
Entendo óbvio que as mulheres são mais vulneráveis e recriminadas por isso e que temos uma sociedade muito machista.
Abrindo aqui um parenteses...Para quem não leu a primeira parte sobre este assunto e pretende entende-lo melhor, inclusive visualizar também a minha opinião a respeito, da uma passadinha no post anterior sobre o mesmo tema, A realidade nua e crua


http://emymily.blogspot.com/2017/01/a-realidade-nua-e-crua.html  imagem postada pelo Homem de Honra em sua pagina.


Mas voltando ao nosso assunto, e já pegando o gancho do post anterior para o nosso bate papo de hoje, quero dizer que não só por esse fato as mulheres são julgadas, mas também pelas suas vestimentas que acompanham a evolução dos tempos e com certeza do Clima para a grande maioria porque há quem insista em dias de muiiito frio, de inverno, ainda vestir shortinho e top no caso das mulheres mais jovens e regatas no caso dos rapazes quando não jogada nos ombros ou amarradas no cós da calça. Mas ai eu entendo que é um problema deles seja quais forem os motivos. E bem sabemos quais são. Novamente a mais comum de todas, a tal exposição do corpo, onde dessa forma poderão chamar mais a atenção da gatinha ou do gatinho, mesmo morrendo, tremendo de frio, ficando roxos, arriscando até ficarem doentes. Mas na cabeça deles esta valendo, pouco importa as consequências que virão depois. Essa exposição com certeza não é tão diferente às das redes sociais, apenas são menos visualizadas. As atitudes quanto a nudez ou semi nudez também são vistas em outros cantos que não as redes sociais. A exposição exagerada das jovens existe e vem aumentando sim e não discordo disso. Mas não se deve ao que vestem e sim em que ambiente as usam e como se comportam.
Os mesmos pensamentos desses jovens garotos, são equivalentes aos mesmos pensamentos dos demais homens sobre essas moças, pois já vêm com a influência desse machismo começado dentro de casa quando pequeno e que acaba levando para a sociedade e para o resto de sua vida. 
Só que novamente a mulher é recriminada não só pela sua exposição pela grande massa de homens, pelo que veste, e os homens não. E quando são, porque existe sim mulheres que também julgam os homens, é uma ínfima minoria, que de tão insignificante muitas delas nem saibam que isso existe porque também já se acostumaram com esse machismo desde pequeninas, e crescem acreditando nele, porque realmente ele existe. 
A culpa como sempre grande parte é nossa, porque criamos nossos filhos já com essa mentalidade, não bastando aceitarmos que os nossos maridos o façam.
Os homens pensam realmente, e aqui digo que não importa a idade, que essas mulheres, jovens principalmente, estão demasiadamente muito deprimentes em suas vestimentas, chegando realmente a acharem vulgares e impossíveis de te-las em um lar que pretendem construir, como sua mulher e mãe de seus filhos. Só não entendem que não esta na roupa que vestem, mas sim na forma que conduzem a sua vida, se com atitudes e comportamentos vulgares e inadequados.
Não é porque uma mulher se veste com roupas mais ousadas, tipo decotes sobressalentes, shorts curtos, roupa colada ao corpo mostrando suas curvas, ou não, camisetas cavadas, saias ou vestidos curtos, que ela não tem o seu valor. 
O seu valor e o seu caráter independe de qualquer roupa que ela use, inclusive as suas atitudes, pois poderá estar com um longo de mangas compridas e gola alta e se comportar de maneira vulgar e inadequada, ou vestir-se ao contrário, com uma roupa colada ao corpo, decote ousado, e não deixar de ser uma pessoa virtuosa.
Eu acredito que o caráter de uma mulher não se meça pela sua vestimenta ou pelo seu corpo, mas pelas suas ATITUDES e pelo seu COMPORTAMENTO, assim como o do Homem para algumas mulheres.
Não é o fato de você ousar no que veste, mas o fato de onde ousar principalmente, e aqui cabe o chamado BOM SENSO.
As mulheres de um modo geral, e frisando sempre as mais jovens, deveriam ter o BOM SENSO de usá-las em lugares apropriados. Saber usá-las com BOM SENSO e se mostrando SENSUAL, RESPEITANDO os ambientes que irá frequentar sem se vulgarizar, além de RESPEITAR as pessoas que neles possam se encontrar.
A mulher não precisa deixar de usar o que esta acostumada ou o que ela acha que chama mais a atenção para si, mas precisa sim aprender ONDE USAR. Respeito é bom e tudo mundo gosta!
Você não vai querer usar um shortinho aparecendo metade de seu bumbum juntamente com um top dentro de um ambiente religioso, ou usar uma burca ou um xador numa praia debaixo de um Sol de 40º , sendo que aqui não se trata de um costume obrigatório do país.
Uma dica que sempre dá certo é você saber respeitar para ser respeitada e isso não tem nada haver com o que você usa ou deixa de usar.
A mulher jovem ou madura deve saber se respeitar antes de mais nada, e entender e se conscientizar que ela tem outros valores muito mais importantes para mostrar a uma sociedade seja ela machista ou não, do que simplesmente um pedaço de pano jogado sobre seu corpo para chamar a atenção. E é só se valorizando que conseguira respeito de toda uma sociedade, inclusive de um homem.
Mas o mais importante não é mostrar à sociedade, à um homem, ou à uma pessoa que se quer chamar a atenção, mas sim é mostrar a você mesma primeiramente que é capaz de atitudes e comportamentos dignos à altura de uma MULHER de verdade.
Estas mesmas dicas servem também para você que quer se transformar em um HOMEM de verdade, e conquistar uma grande Mulher. 
E fiquem certos que do ponto de vista do AMOR, quando a gente se apaixona de verdade, não é pela roupa que se esta usando em cima do corpo, mas sim pelo Ser interior que esta dentro dela.


Se quiser participar deste papo deixando sua opinião a respeito também, basta deixa-la no espaço reservado ao comentário logo abaixo. Será com certeza bem vinda.













terça-feira, 24 de janeiro de 2017

A realidade nua e crua

                                                                                                                                   BOA NOITE!

              A REALIDADE NUA E CRUA     (1ª parte)


Sabe! Hoje me deparei com uma postagem em meu face de uma jovem amiga, jovem na idade, de espirito e de amizade,  que comentou sobre  esse respectivo assunto, e eu também acabei fazendo um comentário, mas que na sua importância como tantos outros já postado com certeza,  não me dei por satisfeita em ficar somente restrito a ele.  Ao ficar pensando, resolvi compartilha-lo também aqui no Blog, como um gancho para mais um assunto muito sério que acomete a grande maioria das mulheres, que além da exposição são julgadas muitas vezes por suas vestes, independente da idade porque já se sentem incomodadas bem jovenzinhas ainda, por esse problema que ao meu ver é bem mais social. 
Para que vocês possam entender vou colocar a matéria da forma que foi postada e depois o meu parecer sobre ela, pedindo licença desde já ao HOMEM DE HONRA autor da foto e do comentário, e à Debora  minha mais recente amiga do Face Alquimias de Emilymily que a compartilhou dando também a sua opinião a respeito.


Foi postada pelo HOMEM DE HONRA a 13 de Dezembro de 2016

Há uma coisa que eu quero que você entenda sobre os HOMENS.


Quando você posta fotos seminuas de si mesma no 
Facebook, fazendo uma pose sexy, mostrando os seios, ou deitada sedutoramente em sua cama, a única coisa que você está fazendo é que as pessoas tenham desejo sexual por você.
Eu sei que você vai ficar tão animada com as 500 curtidas, os 120 comentários pra lá de fofos e as inúmeras mensagens privadas, que vai querer postar cada vez mais fotos pra se sentir cada vez mais no topo.
MAS TEM UMA ALGO DE MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ PRECISA SABER.
Na realidade, nenhum desses caras que curtem, comentam, ou enviam mensagens privadas ama você. Tudo o que eles querem é usá-la e depois jogá-la fora. Para ser sincero, eles odeiam você, pois nenhum deles a levaria para casa para ser sua esposa. Acredite em mim, para eles, você não passa de uma menina de programa em busca de popularidade barata no Facebook.
Os homens, ricos ou pobres, admiram mulheres que se vestem com decência e se respeitam. Uma vestimenta decente, que não revela muito o seu corpo, nos leva a amar e respeitar você. Ela nos diz que você é uma mulher virtuosa, alguém que podemos levar para casa para ser nossa esposa e mãe dos nossos filhos. Ela nos diz que você foi criada com princípios morais e nos dá detalhes do seu bom histórico familiar.
Eles não nos preocupam muito com maquiagem excessiva… uma mulher que serve para ser esposa sempre se sobressai, não importa o quê.
Valorize o seu corpo, seja verdadeira, se respeite, e um bom homem que vai respeitá-la vai encontrá-la de um jeito ou de outro.






Na minha modesta opinião é uma pena que seja assim, mas essa é uma realidade!
Ao longo destes meus quase sessenta anos, apesar de já aos quinze ter esse mesmo conhecimento, porém hoje mais aguçado podemos dizer assim,  realmente os homens pensam dessa forma, e não é de hoje, principalmente os mais decentes e que querem constituir uma família com base na segurança e nos princípios, porque os que não o são nem se quer têm essa preocupação, querem mais é que você se exponha ao máximo só para curtir a carne e debochar. É como ir ao açougue, escolher uma carne que esta ali exposta na vitrine sendo apreciada por todos. Escolhe-la, come-la e depois de algum tempo fazer a digestão evacuando-a. Essa é a realidade nua e crua!  
A mulher no caso de exposição que não seja um trabalho, pode sim e deve usar decotes audaciosos, saias curtas, camisetas e vestidos de alças bem finas, shorts curtos, porem tudo com sensualidade e não com vulgaridade. Na verdade ela estará chamando muito mais a atenção dos homens se souber se vestir mesmo usando peças audaciosas, com sensualidade, e principalmente e ai esta o segredo maior, agir, ter atitudes sensuais, com sensualidade e ainda usando tudo isso. A roupa não define o caráter de ninguém como eu sempre digo, mas as atitudes, a maneira de se comportar e se expor dizem e muito, principalmente de uma mulher.  
O ERRO DE MUITAS MULHERES É CONFUNDIR SENSUALIDADE COM VULGARIDADE.  
A culpa não esta nos homens e sim na própria mulher que vulgarizou e vem vulgarizando muito mais com o passar dos anos a sua imagem, achando que competir com os homens para ter o mesmo direito em várias áreas profissionais, e até mesmo com relação aos sentimentos, é agir com pouca inteligencia, menos caráter e mais corpo.  Ela esta equiparada ao homem que vê somente o exterior de uma mulher, como se fosse uma armadura, uma carne exposta, sem apreciar de ante-mão o seu verdadeiro valor interior. Tanto um quanto o outro são pessoas insensíveis sem muito a oferecer a um parceiro, e é uma pena pois ambos ficarão e se sentirão sempre sozinhos, por mais que estejam acompanhados, e sempre estarão de alguma forma estufando os peitos, abrindo o "rabo" como um pavão para desfilarem uma realidade que não existe dentro deles. O homem que dá o alerta a uma mulher principalmente nos dias de hoje, não é um machista, ou um puritano, muito menos um sem vergonha, pelo contrário, ele é apenas zeloso, um CUIDADOR, e esses sim que realmente uma mulher deveria prestar mais atenção, se quer constituir uma família com princípios e com um alicerce mais firme, ou se quer apenas brincar de casinha. 
São raríssimas as vezes que concordo com um homem por achá-los muito imaturos mesmo tendo muitas vezes idades mais avançadas onde já deveriam estar numa posição de maturidade igualada às suas experiências de vida, mas neste caso, concordo com as palavras de alerta e de preocupação que este homem, seja ele  jovem ou mais experiente, tenha dito, porque nelas existem realmente um fundo de VERDADE, e mesmo que não pareça, um ato de CARINHO.  
Infelizmente erradas estão as mulheres, e aqui não tem idade pois a grande maioria já começa pequenina por receber em primeiro lugar o exemplo de suas mães, e depois com uma personalidade mais fraca, os das amiguinhas, por acreditarem que essa grande exposição e principalmente essa enorme vulgaridade em todos os sentidos, as façam mais mulher , mesmo sentindo-se a mais poderosa, a mais livre, a mais bonita, e não percebendo que isso é tão somente uma válvula de escape, uma agressão a ela mesma, para suprir algo que ela se sinta impotente em demonstrar em sua virtualidade. 
Acho que realmente a mulherada tem de acordar e começar a mudar a cabecinha, para ser superior ao homem ou ao menos se equiparar a um verdadeiro HOMEM, na concepção da palavra, quando o encontrar, e se quisermos que eles também comecem a nos respeitar como verdadeiras MULHERES, devemos agir e termos atitudes como tal. Enquanto nós mesmas não nos respeitarmos, não podemos exigir respeito de ninguém, muito menos de um homem.
Mas não só com respeito à exposições da mulherada, serve essa dica. Ao homem que se diz macho e que faz o mesmo tipo de exposição, não sendo esta a sua profissão, podemos pensar da mesma forma.
Já pensaram que uma Mulher de bons princípios, que pretende constituir uma família e dar a seus filhos um pai responsável e ser digno dela, jamais se casaria com esse tipo de homem só por que ele é bombadão, ou bonitão, com um corpo sarado, gominhos de tanquinho, sempre se expondo com pequenos trajes como sunga, ou uma boxer, com pesos de academia, ou belos carrões e motos que muitas das vezes nem sua é ?
Pensem bem, ambos, se pretendem algo realmente verdadeiro com pessoas responsáveis e que te possa fazer feliz mais adiante, te respeitar como MULHER ou te respeitar como HOMEM, antes de ficarem se expondo por nada, ou por apenas bobagens inviáveis, comece desde já a usar mais a sua inteligência e bem menos o seu corpo.
O corpo necessita de cuidados essenciais somente para a sua perfeita saúde, porque a beleza no geral com o passar dos anos se modifica, vindo inclusive muitas vezes a se acabar nos transformando e nos dando um novo visual, muitas vezes nos levando a grandes depressões, tendo casos onde pessoas acabam por se suicidar por esse motivo acompanhado da solidão. Enquanto que a inteligência nos faz sobreviver a tudo, nos dando mais sabedoria para que possamos ter sempre à mão resoluções mais acertadas, tranquilidade em aceitar cada nova etapa e transformação de vida que com certeza surgirá ao longo de seu caminho até que chegue à Melhor Idade. Principalmente, saberá lidar com ela com mais alegria e disposição, não se importando tanto com a juventude e nem com o corpitcho que ficou lá traz, porque ela passa pra todo mundo, homens e mulheres, e com as mesmas transformações e as mesmas dificuldades, mas muito mais pesada para aqueles que se preocuparam somente em cultivar e exibir um seu corpo de uma forma erronia e vulgar, lhes dando como recompensa pelas suas atitudes quase sempre imaturas, solidão e depressão, sem muito o que aproveitar pela frente pois o corpo já se foi, e sem a essência interior que deveria ter sido cultivada e regada lá naqueles tempos de mocidade, hoje da lugar a um vazio, tanto interior quanto exterior, pois como consequência da falta de maturidade, esquecestes de construir um alicerce, uma família talvez com filhos, mas principalmente com uma grande Mulher, ou um grande Homem a teu lado, que poderia ou poderá te amparar, ou ambos se amparando nesse momento mais importante de suas vidas, onde o companheirismo e a cumplicidade é tão importante quanto a sobrevivência. 
Fica a dica a todos os homens, mas principalmente a todas as mulheres de opinião. Muito mais a elas, pois são a grande maioria, e por serem as mais condenadas nas sociedade passada, atual e provavelmente com reflexos para a próxima, por suas atitudes infantis e imaturas. 
Aprendam a se valorizar, a valorizar o seu corpo para ser respeitada, abolindo desde já quaisquer atitudes vulgares, e deixando fluir e florescer somente a beleza singela da sensualidade juntamente com a sua inteligência, tornando realmente reais as suas maiores conquistas profissionais e amorosas ao lado de HOMENS de verdade e que valham a pena dedicarmos algum tempinho ou uma eternidade a eles, assim como ao contrário.  
Desta forma estará contribuindo para o começo de uma nova sociedade, onde o respeito a ambos se tornará um sentimento presente e natural.
Lembre-se sempre que a primeira pessoa a te valorizar e a te respeitar, deve ser VOCÊ MESMA!

Se tiver vontade, deixe aqui abaixo no comentário a sua opinião a respeito, pois ela será bem vinda e respeitada. 


Hoje a nossa conversa foi mais a respeito mesmo da exposição da grande maioria dos jovens, principalmente das mulheres e as mais jovens, e no próximo post será o gancho que havia dito para continuar este nosso papo, só que a respeito das suas vestes, onde essas mesmas mulheres são julgadas muitas vezes de forma erronia pelo simples fato de estarem se vestindo mais à vontade.

  










quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Sopa Ana Paula










BOA NOITE!
QUANDO AQUECIDOS ESTAMOS, SENTIMOS A SENSAÇÃO DE MAIOR SEGURANÇA E CONFORTO. AQUEÇA QUEM ESTA  A SEU LADO, COM O ABRAÇO DO CARINHO VERDADEIRO


















 

Olá Pessoal!
Estamos no verão como todos sabem, porém, há dias em que a chuva, como vem acontecendo, faz cair a temperatura  e nos faz pensar que até estamos naquele friozinho gostoso do inverno, e faz surgir com isso a lembrança principalmente para quem é fã, daquela sopinha que nos ajuda a esquentar, com cheirinho de aconchego.
Que tal então fazer esta receitinha que elaborei com todo carinho para ser saboreada bem quentinha?
Hoje tem comentário enquanto faço a preparação. Um papinho de indignação e respeito, mas se não estiver a fim ou esta sem tempo, faça como sempre digo, pule e vá ao que realmente te interessa, pois aqui tudo fica bem sinalizado.
Vamos então à receita e ao modo de prepará-la?










Esta receita poderá ser feita em menores quantidades, pois esta serve muito bem de 8 a 12 pessoas. (mais ou menos porque depende muito da quantidade de comida que a pessoa gosta de colocar em seu prato para comer, ou se ela irá repetir novamente essa preparação). 
Quando conhecemos as pessoas que estarão à mesa se alimentando conosco, já temos uma pequena noção da quantidade a ser feita. Se as conhecemos mas é a primeira vez que foram convidadas a almoçarem ou jantarem conosco devemos fazer menos quantidade porque na primeira vez geralmente as pessoas comem menos por educação ou até por vergonha, e há também aqueles que comem se utilizando de etiquetas e os que não são muito fãs de sopa mas acabam por nos acompanharem e comendo nem que seja somente um pouquinho. Tudo vai realmente das pessoas que se sentarão à mesa conosco. Ainda existe a possibilidade de ser a primeira vez e você é quem servirá a sopa aos seus convidados e neste caso nunca enchemos o prato (sempre prato fundo (óbvio) se não se utilizar das cumbucas tradicionais para sopas e caldos), somente a colocamos no espaço fundo dele. 
Nunca se esqueça do tamanho da panela para evitar durante a sua fervura que fique derramando tudo fora dela, não só sujando sua panela mas ainda fazendo aquela bagunça em seu fogão.
No meu caso para esta quantidade utilizei uma panela maior e bem alta. 
Se desejar poderá deixar tudo já picado para depois dar inicio a preparação, ou então ir preparando os alimentos de acordo com o decorrer do processo de cozimento da sopa, curtindo tranquilamente cada etapa.
Todos os legumes e verduras deverão estar bem higienizados e lavados.
Substituições que poderão ser feitas (de acordo com seu gosto e principalmente seu bolso):
Você poderá ao invés de utilizar os tabletes (cubos) de caldo como tempero, como faço nesta receita, fazer uso dos caldos líquidos, utilizando o seu próprio caldo feito em casa ( é o ideal e o melhor deles para a saúde) ou o caldo feito com os cubos industrializados dissolvidos em água fervente anteriormente à preparação (como vem na embalagem para dissolve-los), ou ainda, utilizar o caldo líquido industrializado (caso tenha acesso a ele porque é um produto ainda difícil de ser encontrado em nossos Supermercados e também mais caro). Como outra opção, também poderá fazer uso do caldo em pó, ou aqueles cubos já encontrados nos mercados que são menos concentrados, e mais fáceis de serem dissolvidos, não havendo a necessidade de esfarela-los entre os dedos como os mais antigos que são mais  compactos. (tanto o em pó como estes em cubos menos densos seu valor é um pouco superior aos antigos cubos de caldo)
Se puder e o dinheiro der, opte por comprar os que já existem com menos sódio (vem escrito na embalagem).
No lugar da carne desta vez fiz a substituição pelo ovo (tanto um produto quanto o outro são proteínas completas)
Cozinhei tudo na chama do queimador maior do fogão, sendo assim as chamas mais altas e um cozimento mais rápido.










Abobora Menina, Abobrinha, Batata, Beterraba e Cenoura, descascados e picados em cubos médios. Assim como o Alho e a Cebola.
O Tomate cortado ao meio e retirado as suas sementes. Pique-o também em pedaços médios.
A Couve flor corte em pequenos buquezinhos, sem que fique neles talos maiores porque no caso de não gostar da Couve Flor na sopa ela ficará desfeita sem muito senti-la na preparação. Caso goste então corte em pedaços maiores. Fica a seu gosto.
A Couve Manteiga faça como de costume, após higienizadas enrole todas as folhas juntas e fatie fininha, e depois ainda corte essas tiras (estarão ainda enroladas) apenas apertando a faca sobre elas. Ficarão tirinhas menores.
O Repolho corte com a faca também em tirinhas finas. Pode ser como o processo da couve retirando suas folhas e enrolando-as, ou fatiando-o após corta-lo no meio, utilizando-se da parte já cortada  (já sai fatiadinho em tirinhas)
O Macarrão quebre-o pegando uma pequena porção entre a mão e com a outra apenas de um pequeno torção do tamanho desejado. (com os próprios dedos que irão torcer você já tem uma medida do que deseja, tipo 3 ou 4 dedos).
No lugar de carne nesta preparação, coloquei ovo, clara e gema batidinhos com o garfo. Ficará aparecendo apenas pequenas tirinhas cozidas após entrar em contato com o líquido quente da panela.
Cada legume foi sendo colocado de acordo com sua rigidez, sempre os mais firmes primeiro, assim como a Couve flor que foi acrescentada antes do repolho e da couve manteiga.
Os cubos de caldo, eu esfarelei (eram os que eu tinha no momento, mas você pode se utilizar de algum que foi citado na dica acima).
Eu utilizei água comum, ao invés de caldo pronto, deve ser filtrada ou já deverá estar fervida à parte para ir sendo acrescentada. Pode ser utilizada quente (sei que tem gente que gosta) ou em temperatura ambiente (sempre faço dessa forma  minhas sopas ou caldos pois assim ao voltar aquecer automaticamente esta cozinhando meus legumes aos poucos para dar o ponto desejado.)
Nesta preparação vão 2 ¹/² litros de água. (poderá ser ate um pouco mais caso goste da sua sopa mais líquida).
Outra dica é que a sopa sempre estará líquida enquanto consumida quente, e na hora, porque pouco tempo depois ela irá se incorpando mais (engrossando) chegando praticamente a sumir todo seu caldo. (ele é quase que totalmente absorvido). Então temos aqui duas possibilidades:
1ª - Fazer a quantidade necessária de sopa somente para esse dia e momento. (ela ficará exatamente como você a terminou , textura e sabor)
2ª -  Caso faça quantidade a mais e sobre, poderá ao aquece-la acrescentar um pouco mais de água. (bem pouquinha mesmo, somente para se ter um caldinho e não deixá-la aquela papa grossa porque há quem não goste). Não esqueça que você terá que colocar também um pouquinho de sal. (neste caso a sopa já muda sua textura anterior e automaticamente seu sabor, mas não deixa de estar gostosa e consumível)



















Esse tipo de sopa com pouco caldo e muitos produtos misturados a ele, o ideal é que seja consumida na hora, porém aqui gostamos dela de qualquer forma, com ou sem o caldo, e como comemos bastante, (repetimos todas as vezes 2 ou 3 vezes rsrs) tenho de fazer sempre um caldeirão de sopa rsrs, e dessa forma a consumimos no almoço e no jantar. 
Graças a Deus meu marido e eu , até meus filhos quando estão por aqui, (foram acostumados desde pequenos) não temos esse tipo de problema se a comida é fresquinha ou não, se foi feito na hora ou não, então posso me dar ao luxo de diminuir meu trabalho nessa parte porque posso fazer algo gostoso no almoço e se sobrar pode ficar para o jantar sem desperdício... 
Comemos e agradecemos!
Afinal não estamos fazendo um pedido e pagando uma refeição num / ou de um, estabelecimento onde essa comida deve ser sempre vendida fresquinha ( até supomos que seja, mas sabemos que tem lugares que nem tudo é bem fresquinho feito no dia, fazendo juz ao dinheiro que gastamos) 
Maleabilidade e bom senso cabe em qualquer lugar. 
As vezes nós também precisamos descansar um pouco mais, ou mais cedo, ou mesmo curtir algo que gostamos ou alguém, mesmo amando como eu de cozinhar e estar sempre de prontidão a atender as vontades dos filhos ou marido, e a servir bem todas as visitas.
Devemos ensinar nossos filhos desde pequeninos o que realmente é mais importante, e deixarem também de serem menos egoístas quando crescerem. 
Ensinar-lhes também que realmente tudo é muito gostoso quando fresquinho, feito na hora, principalmente o alimento, mas ter o que comer é muito mais, e nem sempre a vida nos concede ter pelo momento o que comer, e nem sempre ela nos concede momentos ao lado de quem amamos para curtir. 
Graças a Deus meus filhos nunca me deram trabalho quanto a isso nem de pequenos nem ate hoje já casados e com filhos, nem meus maridos. ( Epa! Pera lá!!!  não sou Dona Flor , sou casada pela segunda vez, somente isso, rsrs ). 
Agradeço aqui meu pai e minha mãe por esse aprendizado, que levei adiante até o momento, e passei adiante para meus filhos, pois com eles aprendi e ensinei o verdadeiro valor do alimento pelo momento que o temos e podemos consumi-los sejam frescos ou não, o importante que estejam bons para o consumo é tê-los para comê-los, e ficarmos alimentados, e que também quem os prepara e entendam isso, ou façam entender, não estão só à mercê da(s) pessoa(s) em questão.
Incrível como me veio a mente quantas pessoas que conheço e conheci que abusam nesse sentido das pessoas que preparam seus alimentos. Com certeza nunca lhes faltou o que comer, ou com certeza tiveram um mal exemplo dentro de casa e geralmente é o comportamento do pai com a  mãe achando que esta ali só para servi-lo, que ela não tem mais nada a fazer dentro de uma casa, portanto é obrigada a lhe fazer comida fresca no almoço e no jantar, muitas vezes inclusive provando somente uma pequena porção do que ela preparou, as vezes com tanto trabalho, outras vezes na correria entre um afazer e outro, ou as vezes até com dores. E o desperdício? Lixo! E falo porque sei que as vezes é só pelo simples prazer em que ela lhe sirva, porque tem tempo pra isso, fica o dia todo em casa, e o mínimo que pode fazer é uma comidinha fresca para lhe servir.
Geralmente quem tem esses pensamentos e essa falta de respeito são os maridos, o tal  companheiro que nesse momento de companheiro não tem nada, e que já não os tem  nem em momentos especiais, o que dirá no dia a dia. Mas não são só eles, eu conheço filhos, filhas que fazem o mesmo com sua mãe porque tiveram e ainda têm como exemplo principalmente as atitudes de seu pai, e como você não se preocupou no começo em mudar os hábitos da pessoa que esta a seu lado, e não se preocupou também em mudar a educação de seus filhos, acaba por estar sempre como digo à mercê de qualquer um deles e sem ser respeitada nesse sentido.
Enfim...
Uma comidinha fesquinha com certeza é sempre bem vinda, assim como o respeito por essas pessoas, assim como o respeito por você. 
O certo seria deixá-los com fome e manda-los preparar eles mesmos o que comer, para ao menos aprenderem a respeitar quem dedica parte de seu tempo a preparar o seu alimento. 
O respeito também esta na cozinha, e a todo momento, com os alimentos e principalmente com quem os prepara, seja feito de graça somente por amor, carinho, seja feito por um profissional que também é feito com amor e carinho, afinal escolheu essa profissão, ou mesmo por alguém que recebe por essa função.
Saiba que você tem o direito sim de as vezes não ficar só no fogão, principalmente à noite. Tem o direito de fazer uma coisa mais rapidinha e de aproveitar o que sobrou do almoço, para ter um tempinho a mais para descansar no final do dia, porque quem trabalha em casa também tem muito serviço e fica cansada, e além disso ainda tem os filhos para cuidar e quem os tem sabe muito bem o trabalhão que dá tudo isso.
Você que esta começando agora em sua nova jornada com alguém do seu lado, que te trata dessa forma, e não quer passar pelo que sua mãe passou, ou o que viu outras mulheres passarem, seja conhecida ou da família, e quer ser respeitada como uma pessoa mais especial, trate de ensinar quem esta do seu lado logo no começo desse relacionamento caso ele também seja um egoísta como a grande maioria e veio de uma educação errônea como essa. E quanto a seus filhos, a idade certa para se ensinar a respeitar os alimentos e quem os prepara para alimentá-los é desde pequenininhos. 
Vez ou outra, ninguém morre por comer uma comida que não foi preparada na horinha, fresquinha.
Bom seria se todos fossem envolvidos e movidos pela empatia. 
Como essa falta de respeito nesse sentido nunca aconteceu comigo, nem de presenciar quando pequena com o convívio com meus pais, ou depois com o primeiro relacionamento e meus filhos, e mais tarde com o segundo relacionamento, sempre tive esse tempinho à mais, à noite principalmente, de curtir algo que gosto , de curtir os momentos e aqueles que estão ao meu lado em momentos especiais, graças a Deus, e nunca os deixei por isso sem alimentá-los ou fazer e oferecer algo que gostassem com amor e carinho. Nunca ofereci algum alimento ou comida pronta a eles como uma obrigação, e sim sempre com muita satisfação. É também uma forma de reconhecimento pelo respeito que sempre tiveram comigo.
Nesse sentido todos sempre tivemos muita troca de respeito, e pelo contrário brigavam e brigam comigo até hoje para fazer apenas um lanche no lugar da janta, ou eles mesmos se viram com as sobras do almoço e criam algo para comer, só para termos mais tempo de passarmos todos juntos, conversando, brincando, vendo tv, ou qualquer outro passa tempo, rindo , chorando quando sempre relembramos uma lembrança. O importante foi sempre de estarmos unidos por mais tempo e não se a comida estava fresca ou não. Não estando estragada mandamos ver, como se costuma dizer rsrs 
E olha, foram muitas as vezes que minha família, de pais, irmãos, filhos e maridos, ficamos sem comer comida fresquinha, feita na hora, e sempre tivemos graças a Deus muita saúde no decorrer de nossas vidas. 
Se você esta insatisfeita, ou cansada por cozinhar praticamente de manhã para ficar prontinha no almoço, e praticamente ainda no decorrer da tarde ou finalzinho dela para ficar pronta à noite, para a janta, por conta de ter que fazer todos os dias comida fresquinha, a essa ou a essas pessoas, mostre sua insatisfação, e converse sobre o assunto, mas faça isso logo no começo de seu ralacionamento, porque quanto mais tempo passar se tornará mais difícil mudar o pensamento, a mania ou o prazer dessa pessoa. Deve encontrar entre vocês uma maneira que os dois fiquem satisfeito e que possam curtir igualmente e principalmente a noite um descanso antecipado, que seja por algumas vezes, talvez, mas que sabemos que é merecido. 
Lembrando aqui também que comentei mais a respeito de um pai com uma mãe, ou seja um homem e uma mulher porque é o fato mais comum e mais presenciado, mas é estendido às pessoas que têm seus companheiros ou companheiras, que também hajam da mesma forma, com essa falta de respeito e consideração.
Não esqueça que os direitos e deveres são iguais para todos nós.

Já cortou e picou tudo?
Então chega de papo por hoje e vamos à preparação de nossa saborosa e abençoada comida. 


Leve uma panela ao fogo (chama do queimador de seu fogão. Eu utilizei o queimador maior para todo o processo de preparação) com um fio de óleo (apenas uma quantidade suficiente para fritar um pouco a cebola e o alho), e acrescente a cebola picadona (pedaços maiores a seu gosto), deixando que frite até ficar com uma aparência brilhante.



A seguir o alho também picado a seu gosto.



Misture-os bem e deixe que esse alho frite um pouco juntamente com a cebola.



Agora chegou a vez dos pedacinhos de tomate



Misture-os bem.



Para completar essa mistura de temperinhos acrescente agora os cubos de caldo já meio que esfarelados entre os dedos para se dissolverem mais rápido (se você já esta acostumada a dissolve-los anteriormente na água e utiliza-los como caldo, não há necessidade deste ingrediente aqui pelo momento, ou mesmo se for utilizar o seu caldo preparado em casa. Eles entrarão no momento da água que será a sua substituição somente da água pelo seu caldo)



Agora vamos colocar os legumes de acordo com sua rigidez, para que conforme o decorrer do cozimento estejam macios, de acordo com o seu paladar e o de sua familia pois há quem os goste mais firmes e outras pessoas os gostem mais cozidos. O certo é que eles fiquem ainda inteiros e não se desfaçam com muito cozimento passando do ponto, a não ser que quem vá come-la tenha a necessidade que seja dessa forma, porque a casos mais especiais onde as pessoas precisam tudo muito bem cozido para evitar que se bata tudo no liquidificador como sopinha de bebe, porque também tem quem não goste, e dessa forma tudo muito cozido estará facilitando a deglutição dessa pessoa. Se não em casos especiais os legumes devem permanecer como foram cortados aos pedaços e não desfeitos e permanecerem assim até o final do cozimento e da preparação em si. 



Começamos então pela cenoura e a beterraba picada, 



acrescentando nesta hora apenas 1/2 litro de água para que ferva rápido. Assim que levantar a fervura, deixe por mais ou menos 10' (dez minutos), para que vá se quebrando a rigidez desses ingredientes. A água é somente acrescentada nessa medida para que seja rápido esse processo.



Passando esse tempo é a vez da abobora já em cubos, 




da batata 



e da abobrinha



e mais 1 litro e 1/2 de água, deixando novamente que levante fervura, e marcando a partir daí uns 5' (cinco minutos), até que como os anteriores, esses novos ingredientes estejam começando a perder a sua rigidez.



Passado esse tempinho acrescente os buquezinhos de couve flor, 



e aguarde mais 10' para que estes fiquem macios, 



mas caso não queira senti-los inteiros na sopa, 
deixe por mais tempo porque assim eles irão praticamente se desfazer e sentirá uma minima presença da couve flor.




Novamente acrescente mais 1/2 litro de água, e espere que volte a levantar fervura,



e é neste momento que se deve acrescentar os ovos inteiros já batidos, porém não de uma só vez, e sim derramando esse líquido aos poucos, tipo em fio,



e com a ajuda de uma colher de cabo grande (ideal de silicone se você já tiver em casa) vá sempre mexendo toda a sopa misturando tudo, até que termine de acrescentar esses ovos batidos.


Dessa forma eles se misturarão à todos os outros ingredientes 


e formando pedacinhos cozidos pelo calor do caldo dessa preparação que se encontra super quente.


Terminado, deixe que levante fervura novamente e somente agora acrescente o macarrão já quebrado misturando-o muito bem 


e continuando a mexer, e revirando toda a sopa, por pelo menos 5min (cinco minutos) para que esse macarrão não gurde uns aos outros como costuma acontecer caso não o faça dessa maneira, inclusive grudando no fundo da panela e provavelmente queimando. 
Quando começar a mudar de cor, perder aquele amarelo do estado cru, já poderá deixar de se preocupar e mexer somente quando necessário. 


Espere que cozinhe por uns 10min (dez minutos) (talvez menos dependendo do tamanho do queimador de seu fogão e sua chama. Eu sempre faço no queimador maior e consequentemente as chamas são maiores e tudo cozinha mais rápido) e somente neste momento acrescente o repolho e a couve manteiga



e muito bem misturados.


Deixe que fiquem em fervura por apenas 5' ( cinco minutos), não mais do que isso, para que possam ainda manter parte daquela sensação crocante.


Misture tudo muito bem e prove se é necessário uma correção de sal (não se esqueça que só coloquei os cubos de caldo de legumes, não utilizo o sal). Se ao seu paladar precisa de um pouco mais, então poderá acrescentar uma pitada de sal, ou o ideal, deixar o saleiro na mesa para quem quiser  ou achar que há necessidade de fazer uso dele, e quem puder lógico.


PRONTINHA!!!


Desligue o a chama do queimador e já a transfira para uma travessa a qual será levada à mesa.


e sirva-a bem quentinha!!!




Para fazer um charminho, ofereça-a com algumas torradas na lateral do sousplat.


Além do charme ficam uma delícia ao serem saboreadas sobre o caldinho desta saborosa sopa








E então...que tal fazer esta delícia ainda hoje?












Assinado


.

.