}

efeito sobrevoar

Translate

PESQUISAR NO BLOG

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sanduicheira suja? Nunca mais!
















Olá Pessoal!

Hoje trago a vocês como havia dito, uma dica que vi passeando pela Internet, e que me interessou bastante pelo fato de gostar de fazer lanches quentes.
Sou fã de aparelhos elétricos que nos de bastante opções e praticidade para fazer nossos lanches seja de manhã, a tarde, ou a noite.  
Um deles é a sanduicheira, de quem irei falar hoje, mas este assunto também serve para os aparelhos de grill.
Não tenho dúvidas de que os lanchinhos feitos nesse aparelho sejam rápidos e deliciosos, mas vou te falar...Deus me livre em limpá-lo quando aquela delícia de queijo derrete todinho pela sua superfície super quente, que vez ou outra adora queimar a ponta de um ou mais de um, dos nossos dedos. 
Gente como doooiii!!!
Isso tudo porque temos que retirar as sobras que resolveram sair de dentro dos nossos lanches, muitas vezes os deixando sem a sua presença. Que raiva!... E detalhe...ainda quente!
Quenteee!!! porque depois é horrível retirá-lo. 



Você já deve ter passado por isso. Tenho a certeza que não sou a primeira e nem serei a última. 
Mas não!  O vilão da história não é só o queijo não! Ainda tem aquela carne prensada que você resolveu colocar junto, seja qual for o seu nome as vezes também vem acompanhando o sr. queijo, e mais a gordura derretida dos mesmos. Ai sim! Tá feita a baderna!
Quando da para você limpar na hora porque foi feito somente um ou dois lanches...beleza! Mas e quando são muitas as pessoas de sua família e todos querem um lanchinho desses. Ou quando tem visita, que temos que deixar a limpeza para depois. Ah! E tem ainda um filho que chega de madruga, ou um solteirão que mora sozinho, quer algo rápido para comer, se utiliza dela, e depois como esta cansado e morrendo de sono deixa para o outro dia a sua limpeza, que geralmente sobra pra mamãe, ou para uma Secretária do Lar, raramente para ele mesmo.
Pois é, fica complicado desse jeito, porque o correto é que se possa limpar toda essa sujeira praticamente na hora, mas nem sempre dá. Concorda ?
Por esse motivo resolvi repassar aqui essa experiência nada
agradável, porém já com uma solução melhor do que a de
ficar tentando retirar aquele queijo quente antes que ele endureça, com uma esponja, paninho úmido, papel toalha. Ou ainda o paninho úmido com ou sem desengordurante sobre o Teflon por alguns minutos, com ela fechada porque a parte de cima onde esta o Teflon da tampa também esta totalmente tomado. Que horror! Quando não derramar um pouco de azeite nela aquecida e desligada, até que tudo que esta endurecido amoleça e você possa seguir com a sua limpeza. E o mais comum método adotado pela grande maioria por achar que seja o mais rápido, ficar raspando com a ponta de uma faca o queijo geralmente velho e endurecido que sempre vem com acompanhamento...o Teflon, para que possa ou possam fazer um novo lanche. Que limpeza mais desastrosa, porque com isso poderá ter um prejuízo maior, além de arriscar a se machucar, o Teflon irá desaparecendo e ela com o tempo ficar com um aspecto cada vez pior, e seus lanches irão grudar cada vez mais por falta dessa proteção.
A utilização da faca nunca tentei por medo de estrago maior, mas a utilização de uma espatula daquelas de retirar o ovo frito da frigideira, e detalhe, de plástico, eu sempre utilizei. 



Facilitava recolher tudo isso logo após a retirada de cada lanche, caso o tivesse sujado, e a seguir o papel toalha. Funcionava muito bem e poderia dessa forma fazer outros lanches sem acúmulos de queijo derretido, endurecido e torrado, que depois ainda viessem a grudar nos próximos lanches. Nada legal, principalmente quando se oferece a uma visita.
No final tudo ficava mais fácil, porque depois do ultimo lanche feito, era só fazer o mesmo processo da espatula e terminar por passar um papel toalha para deixar a sanduicheira mais ou menos limpa. Porque depois havia de qualquer forma a necessidade de limpá-la por completo porque esse cuidado não evitava que toda essa sujeira fosse para as laterais ou se embrenhassem por toda junção de peças que a compõe e as suas dobradiças. 
E aqueles mais criativos que resolvem fazer aqueles lanches doidos e estes depois de prontos, dependendo dos produtos utilizados, deixam impregnados em sua sanduicheira aquele cheiro forte e incomodativo. E da-lhe pano úmido ou esponja com vinagre e papel toalha.
Limpeza completa sempre!
Mais tarde ou no outro dia tudo começa novamente e com o mesmo processo de retirar a bagunça e fazer a limpeza da mesma. Eita trabalhão!
Dá todo esse trabalhão, mas não deixamos de fazer os tais lanchinhos não é mesmo? 
São deliciosos, mas muito mais deliciosos são para quem os fazem e não a limpa.
Essa dica é para que você possa ter mais prazer em fazer e comer o seu lanchinho quente, sem se preocupar com o depois, porque o seu depois, depois dessa dica, apenas será o de seu lanche estar muito mais delicioso, porque o trauma de toda a limpeza de sua sanduicheira que ficava em sua mente enquanto comia seu lanche não mais existirá.
Sua limpeza será muito mais fácil . Posso dizer...quase nada para ser limpo, a não ser os devidos cuidados normais e indispensáveis para sua higienização.
Vamos lá então para a dica que evitará tanto transtorno e muitas vezes até o de jogar a sanduicheira fora, como já vi e já soube de que algumas pessoas já cometeram essa terrível atitude por conta de ficarem completamente malucos e sem paciência para a limpar, devido à demora de sua higienização após vários lanches. 

Super fácil e só precisa evitar a falta de um papel alumínio.



Veja o que será necessário para colocar em prática essa dica.




Você poderá utilizar uma faca ou uma tesoura. Eu particularmente neste caso prefiro a faca porque fica mais fácil cortar esse tipo de papel sem danificá-lo muito. Como estará dobrado a faca se tornará mais prática e deslizará muito mais facilmente. Mas fica a seu critério.




Antes de qualquer coisa verifique o lado correto do papel alumínio. Veja que um lado é fosco e o outro brilhante, e exatamente esse que deverá ficar em contato com o seu lanche. 



Procure já dobrar o papel alumínio deixando esse lado para dentro, para evitar muito o contato com essa parte que irá acomodar os seus lanches. Assim também evitará aquela aparência feia do papel quando mexemos demais com ele, que por ser muito delicado amassa demais. Procure que fique com o mínimo de rugas. 
A seguir meça o tamanho de sua sanduicheira ou de seu grill. 



Deslize delicadamente num vai e vem a faca para apenas cortá-lo, evitando dessa maneira aqueles rasguinhos costumeiros que muitas vezes nos deixam com raiva rsrs. Quem se utiliza do papel alumínio sabe como é quando não queremos que rasgue...e lá vai ele rsrs. 



 Com ele ainda dobrado acomode-o dentro de sua sanduicheira.



A parte que esta dobrada do papel deverá ficar voltada para a parte de traz da sanduicheira ou do grill.
Não esqueça que a parte fosca fica em contato com o Teflon e a brilhante com os lanches.



Procure sempre cortar um pouco maior que a sua sanduicheira ou o seu grill, porque se escorrer toda a gordura ou o queijo derretido evitará sujar suas laterais.
Neste caso também não poderá estar rasgado principalmente a parte que envolverá o Teflon , até as laterais, porque essa sujeira todo irá passar por ele e de nada irá adiantar esse cuidado todo.



Faça seu lanche e coloque-o entre o papel alumínio.
Feche-a e deixe até que esteja no ponto certo que você gosta ou que o aparelho indicar na luz que se acende quando no ponto.



Eu prefiro deixar que ela aqueça um pouco antes, fechada, para depois colocar o lanche, porque com isso evitarei que o queijo acabe por derreter demais. O pão não ficará tão escuro. Mas você poderá fazer como normalmente faz o seu lanche deixando-o mais moreninho.
Passado o tempo necessário poderá abrir.


Seu lanche esta pronto, seu queijo derreteu, 




mas a sua sanduicheira permanecerá limpa porque toda a sujeira estará fixada no papel alumínio.




Eu fiz o teste também se daria pra usar mais de uma vezes o papel alumínio, ao invés de ter que trocá-lo todas as vezes que fizesse lanche.



Lógico que sim, porém não poderá estar muito... "sujinho" ...né gente! 
Os restos, principalmente de queijos, irão ficando cada vez mais torradinhos, e não adianta querer tirá-los para economizar o papel, pois ele rasgará.



Assim que for necessário, despreze-o e substitua-o por um limpo.


Poderá guardá-la dessa forma para facilitar quando fizer ou vierem a fazer novos lanches, facilitando para aquele filhão ou filhota que adora esses tipos de lanches mas torcem o nariz quando tem que limpá-la.



Prontinho!


Seu lanche, os dos seus filhos, o do maridão, ou o das visitas, poderão ficar prontos mais tranquilamente, sem ter que ficarem uns a espera dos outros até limpar a sanduicheira para receber novos lanches.



Quando necessário faça a limpeza geral de sua sanduicheira normalmente. Utilize um pano úmido na parte interna e um pano úmido com detergente na parte externa, não esquecendo depois de secar bem com um papel toalha. 
Com certeza não terá mais aquela preocupação toda com a limpeza de sua sanduicheira. 
Esta será sem dúvida uma limpeza mais rápida e sem aquela loucura toda dos processos anteriores já bem conhecidos, e principalmente o de raspar, raspar e raspar.
Sua sanduicheira sempre limpa, e seu lanche...MUITO MAIS SABOROSO!

FICA A DICA! FAÇA O TESTE!
Depois me conte!










quinta-feira, 6 de outubro de 2016

HARMONIA NO VARAL- Estendal ou Varal ?



"Coragem não é a ausência do medo, mas o domínio sobre ele"



                             HARMONIA NO VARAL


                                         ESTENDAL ou VARAL?




Olá pessoal!
Voltando com o nosso papinho a respeito de varal.
Nos posts anteriores falei sobre a harmonização do nosso varal, a diferença entre estender e pendurar, e qual a maneira mais comum atualmente de secarmos as nossas roupas.
Pelo menos aqui no Brasil a grande maioria das pessoas ainda se utiliza dele, mas saibam que em alguns países eles são até proibidos. (assunto para uma outra hora).
Hoje conversarei sobre a diversidade desse nome.
Mas primeiro quero lhes dizer, que no post anterior mencionei muito esse nome Varal, como falarei muitas outras vezes aqui e nos próximos posts, porque sou de São Paulo, e muitas pessoas que estiverem lendo de outras cidades, até mesmo países, provavelmente não saberão do que se trata, achando essa palavra estranha. 




Uma minoria com certeza saberá, e outras apenas por dedução.
Para que todos possam realmente saber ao certo, é uma parafernalha também conhecida em outros lugares, porém mencionado por palavras diferentes. Lógico, de acordo com suas línguas nativas.


Mas falando de Brasil, nem em todos os lugares é conhecido por esse mesmo nome acima, havendo diferença de cidade para cidade ou até num mesmo bairro por causa de pessoas com diferentes nacionalidades que ali residem.


Varal pouquíssimos conhecem por Tendal, ou Estendal , onde este ultimo é muito mencionado por mulheres que vieram da Europa, principalmente de Portugal, 


Rio do Abegão e Estendal    Portugal    valladodosfrades.blogspot-











Para quem nunca ouviu, acaba soando de uma maneira esquisita aos nossos ouvidos, mas na verdade isso ocorre por não estarmos acostumados.
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que vai colocar , estender ou pendurar a roupa no Estendal ?  

Pois é! Estendal é o mesmo que Varal, e significa um lugar onde se colocam coisas para secarem. No nosso caso são peças de tecidos, roupas, porque Varal ou Estendal já não são montados somente para se pendurar nossas roupas. 
Existem Varais de todo o tipo para acompanhar o seu objetivo. 
Quando falamos de Varal ou Estendal, vem logo em nossa mente aquele fio esticado no alto, seja ele de que material for. 
Na verdade não podemos esquecer que Varal é o nome que damos um conjunto, que neste caso é de um fio para Varal, com algo que o sustente, seja como habitualmente vemos, em paredes ou pilares, mas dependendo também de onde for montado e em que condições, poderão ser sustentados por galhos de arvores, grandes troncos, suportes paralelos próprios de madeira, ferro, etc. 

pinturas e fotos - David De Lossy-Valueline-Getty Images
www.meiacolher.com
www.ecodesenvolvimento.org
O que não pode de maneira nenhuma, e é impossível, esticar o seu fio sem que tenha algo que o sustente, como na nossa imaginação quando ouvimos ou falamos dele.
Com o decorrer dos tempos, um fio de qualquer material e na extensão necessária, por ser um produto barato, de fácil manuseio, que pode ser transportado e guardado sem nenhuma dificuldade inclusive num mínimo de espaço, 

kit-de-pecas-mor-tp  www.twenga.com.br
Prevent-Slippery-Air-Dry-Clothesline-


 foi aproveitado para a montagem de vários tipos de Varais, desde aqueles que servem para expor peças de roupas ou não, pois além delas são expostos outros tipos de produtos para venda ou consumo.
Abaixo temos como exemplo um varal solidário, quando não roupa a venda.

varal solidario  noticias.adventistas.org

Os varais também são utilizados para exposições de materiais abordando apenas temas, histórias, poesias e tantos outros assuntos, como obras de arte, literatura, etc.

exposição de fotos sobre um tema penduradas em um varal -  pinterest
                                 
Assim como a venda de bijus e tantos outros produtos diferenciados, quantos a sua imaginação e as condições permitirem.

bijuterias-pratas-douradas-e-rose  -  top10mais.org

E para uma minoria a exposição ou secagem de alimentos, etc.( veja logo mais esses tipos de Varais em outro post aqui no Blog)

esporte.uol.com.br

Mas o meu objetivo hoje, aqui, é o de falar sobre os diferentes nomes do nosso famoso Varal caseiro de pendurar roupas. 
Já sabem que os dois nomes mais conhecidos são o Varal e o Estendal, e se enganam se estão a pensar que existem somente esses. 
Se estranharam o Tendal e Estendal, o que diriam de  Estendedoiro ou Estendedouro, Secadoiro ou Secadouro, Enxugadoiro ou Enxugadouro
Muito estranho não é mesmo ? 
Me veio até a lembrança da época do Império...Secadoiro, Enxugadoiro. rsrs
Eu ainda prefiro Varal !... E você ?






Com certeza deve haver outros nomes bem diferentes em outras localidades dentro desse Brasilzão. E se onde você mora não é nenhum destes citado acima, deixe aqui nos comentários como é conhecido em seu local, pra que tanto eu quanto outras pessoas possam ficar sabendo e aprendendo mais um pouco sobre essas diversidades do nome Varal
Vou ficar super feliz com a sua participação. 

Até a próxima postagem de HARMONIA no VARAL que já esta quase chegando, e será sobre o pregador, também conhecido em outras localidades, assim como o varal, por diferentes nomes.
Você poderá ficar sabendo tudo a respeito desse utensílio, como surgiu, como eram os primeiros pregadores, qual o melhor, os cuidados que devemos ter com eles até para conservá-los, e muito mais, na próxima postagem em Harmonia no Varal - Pregadores no Varal.

























                                                     






              



                   
























Assinado


.

.