QUE BONS VENTOS VENHAM TRAZER-TE SOMENTE PÉTALAS DE AMOR, ESPERANÇA E VIDA.
Estender ou Pendurar?
Olá pessoal!
Estou voltando para dar continuação ao nosso papo de Harmonia no Varal, e como eu disse, estaríamos aprendendo tudo ou quase tudo sei lá, porque vivendo e aprendendo como dizem, sobre esse assunto.
Já falei com vocês a respeito de como harmonizar o seu varal, dando algumas dicas para tornar esse serviço um pouco mais divertido e relaxante, mas também para que seu tempo seja no final bem maior para um descanso.
Hoje vou tentar explicar os dois termos tão comuns que escutamos por ai. ESTENDER as roupas no varal e PENDURAR as roupas no varal.
Lá traz numa época bem distantes, antes mesmo das de nossas avós, já se tinha a mania de pendurar as roupas para secarem nos galhos de arbustos e cercas. Hoje muito raramente algumas pessoas ainda conseguem ver essa cena, a não ser quando passam ou visitam algumas cidades bem interioranas.
Tenho a certeza que muita, mas muita gente nunca viu essa cena pessoalmente a não ser em filmes ou livros, principalmente os mais jovens.
Mas voltemos à nossa história...
Com o passar dos tempos as lavadeiras como eram chamadas as mulheres que lavavam roupas para fora, as que trabalhavam em fazendas que também lavavam as roupas de seus patrões, até mesmo quando iam lavar suas roupas ou a de sua família, caminhavam com suas trouxas de roupas
até o um rio,
ou mesmo um córrego,
e ali ao redor dele utilizavam-se de suas águas, e tinham por hábito estende-las no chão para as quarar
e pouco depois de bem lavadas deixadas novamente estendidas a secarem.
Nesse período se usava muito estender a roupa, porque era comum a roupa realmente ficar estendida pelo chão,

nas pedras,
ou até mesmo na grama, principal local de secagem dessas peças. Por esse motivo o ESTENDER
Mas voltemos à nossa história...
Com o passar dos tempos as lavadeiras como eram chamadas as mulheres que lavavam roupas para fora, as que trabalhavam em fazendas que também lavavam as roupas de seus patrões, até mesmo quando iam lavar suas roupas ou a de sua família, caminhavam com suas trouxas de roupas
até o um rio,
ou mesmo um córrego,
e ali ao redor dele utilizavam-se de suas águas, e tinham por hábito estende-las no chão para as quarar
e pouco depois de bem lavadas deixadas novamente estendidas a secarem.
Nesse período se usava muito estender a roupa, porque era comum a roupa realmente ficar estendida pelo chão,
fosse ele chão batido, acimentado

nas pedras,
ou até mesmo na grama, principal local de secagem dessas peças. Por esse motivo o ESTENDER
Com o passar dos tempos, além desses trabalhos
domésticos, as mulheres
passaram a ter também uma
ou dentro de sua
própria casa,
a tal jornada dupla, tripla, enfim...tantas quantas consiga executá-las,
fazer supermercado
E esse processo todo de lavar, quarar, secar, já não é mais tão comum por conta dessa correria diária da grande maioria das mulheres que foram praticamente obrigadas a optarem por outros tipos de recursos mais modernos que lhes fizessem ganhar tempo para outras atividades.
Dessa forma anterior, se tratava de um processo onde a mulher além de uma grande paciência deveria ter mais tempo de se dedicar à higiene, lavagem e secagem de suas roupas, o que atualmente esta sendo praticamente impossível fazer todo esse processo com a correria do dia a dia da grande maioria delas, a não ser que tirem um dia da semana,
em sua folga lógico, para se dedicarem um pouco mais à suas peças de roupas.
Ressalvo as que não trabalham fora e óbvio gostem de se dedicar às roupas dessa maneira, à moda antiga e têm espaço para isso.
Com o desenvolvimento e o grande problema econômico das pessoas, também surgiu outro contratempo para a perca dessa tradição. As moradias se tornaram menores e por conta disso o espaço das antigas lavanderias principalmente, acabou por se tornarem minúsculos cômodos muitas vezes acoplados à cozinha desses apartamentos,
e quando casas se tiver um pequeno corredor, desse por feliz, pois muitas casas tanto aqui no Brasil quanto em outros países nem mais os tem.
Seria inviável com certeza todo esse processo com a roupa, e por conta de todas essas dificuldades as peças de roupas passam hoje por um outro processo de higienização mais moderno e mais rápido, e são penduradas para secarem no tão falado e conhecido varal.
Hoje o mais comum é Pendurar a roupa ou as roupas no varal, e não mais estende-las. Apesar que raramente ainda se ouve, talvez pelo costume, uma ou outra mulher dizer que vai Estender a roupa no varal. Mas ai é força do habito com certeza, porque dificilmente, e tão raramente, verão roupas estendidas nas grandes cidades.
Estender é esticar ou deitar algo na horizontal, que neste caso se trata das peças de roupas.
Pendurar quer dizer o ato de suspender a peça de tecido a uma certa altura do chão,
podendo ser sobre
uma cerca,
um muro,
uma janela, etc
como era a prática naquela época bem la traz no tempo, e hoje já com bem menos frequência como havia comentado anteriormente, em alguns lugares como algumas cidades bem pequenas no interior de São Paulo e de outras Capitais, ao contrário das grandes cidades, dos grandes centros urbanos que se utilizam mesmo dos varais, seja ele montado do lado de dentro das moradias, ou do lado de fora delas, utilizando-se das janelas, como em alguns países onde esse ato tão costumeiro já se tornou quase um cartão postal dessas cidades.
Quanto ao modo de falarmos, Estender ou
Pendurar a roupa ou as roupas, como já escutamos muito por ai, tanto faz, porque todo ser humano já sabe do que se trata. Este é um serviço braçal onde só nós humanos podemos faze-lo, por enquanto.
ou mesmo para ajudar a esposa, dividindo o serviços de casa com ela porque geralmente o casal trabalha fora, e sendo este, um ato bem mais comum do que se pensa nestes tempos modernos.
Hoje como eu disse, já não é mais uma exclusividade nossa esse tipo de trabalho, e além do mais temos que realmente estende-las ou pendurá-las porque ainda não inventaram
nenhum robô como a Rosie dos Jetsons que faça esse serviço completo de lavanderia para nós meros mortais.
Nooosssaaa!!! Viajei no tempo rsrs.
Abrindo um parenteses aqui, gostaria de explicar para os mais jovens da atualidade, que
Rosie era um robô, mulher e empregada, da era da robótica, de um desenho animado chamado Jetsons, que fazia todo serviço de casa, e que só nós jovens quarentões, cinquentões, sessentões, e além, conhecemos e que talvez, acredito eu, não pensássemos muito em tê-la naquela época, mas que nos dias de hoje adoraríamos que fizesse parte da família rsrs. Pode até ser que alguns já o tenham visto em canal fechado, caso seja assinante, numa dessas rede de tv, e se não, basta entrar no Youtube por curiosidade e ficarão cientes desse nosso momento infância. Eu ficava encantada e admirada pela tecnologia avançada que fazia parte de seu enredo já em 1962 e quando relançado nos anos 80, pois sumira por alguns anos das telinhas, imaginando toda aquela

Eita saudade!
Mas voltando ao nosso papo, e a nossa realidade, mesmo que o inventassem deveria ser acessível , mas bem acessível mesmo, a todos nós, principalmente para a mulherada que ainda é a grande maioria da pratica desse serviço, pudéssemos adquiri-las e ficarmos rindo à toa com tanta satisfação embutida em nosso Ser.
O modelo dessa máquina pouca importância teria, mas que tivesse a capacidade de higienizar nossas peças de roupas com todo o ciclo necessário para a limpeza dessas peças, e após torce-las já poderia ir pendurando-as no varal.
Ou então já estaria de bom tamanho, após secarem recolhe-las e coloca-las dentro do cesto para serem passadas assim que pudéssemos fazê-lo, ou fazerem por nós. Digo isso, porque já houve tentativas de invenções, como robôs para fazerem esses serviços de lavanderia, que muitas mulheres e alguns homens acham tão chatos, como robôs que colocam as peças de roupas na máquina de lavar, e as tiram dobrando-as a seguir, até de as colocarem dentro de um cesto, mas ficaram por lá mesmo nos espaços em que foram criados, com seus inventores. Nenhuma tentativa do meu conhecimento de robôs que tentassem pendurar as roupas.

Mas acredito que daqui a algum tempo teremos o serviço completo de lavanderia, inclusive uma máquina que pendure nossas roupas no varal, para secarem de maneira natural.
Espero que tanto essa quanto as demais sejam bem acessíveis para que todos possamos usufruir dessa modernidade,
nos dando menos trabalho e mais lazer, para termos com isso um tempo maior para fazermos o que gostamos ou necessitamos,

e para curtirmos muito mais a
nossa família.Temos que dar graças a Deus e aos inventores e criadores dessas máquinas tecnológicas, que já fazem parte do mercado atual, por eles se preocuparem em inventá-las para facilitar cada vez mais a vida da mulher dona de casa, e quando não a nossa, as das Secretárias do Lar que além de cuidar de sua própria casa ainda cuidam dos afazeres domésticos da casa dos outros.
E cá entre nós... Todas sabemos que são serviços bem chatinhos muitas vezes por terem que ser feitos, alguns deles, várias vezes por dia, todos os dias, a mesma coisa.
Para quem gosta, faz com carinho e dedicação.
O bom mesmo, é como eu digo sempre...
Já que temos que fazê-los procuremos um modo de fazê-los sem torturas, e que acabe por nos dar prazer ao invés de raiva, todas as vezes que tivermos que executá-los.
Tudo com harmonia e prazer, gera satisfação e muito bem estar.
Agora vocês já sabem a diferença de Estender e Pendurar. E poderão dizer a frase correta de acordo com o local que você se encontra, e com a maneira que irá secar as suas peças de roupas.
Não fique na dúvida! Não se engane mais!!!
Tenham todos um ótimo final de semana e vamos pendurar todas as nossas alegrias no varal da vida para que possamos ter muito mais, momentos felizes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço pela sua visita e pelo seu carinho. Que Deus abençoe seu caminho.